VW Up Clube do Brasil
Controle de tração me fez rodopiar na pista - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Controle de tração me fez rodopiar na pista (/thread-1660.html)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

Controle de tração me fez rodopiar na pista - J.C.Schroeder - 05/01/2016 16:09

E aí galera, sou novo aqui no fórum mas queria uma opinião. Sábado dia 02/01 estava vindo de Florianópolis sentido para o oeste catarinense e quando fui fazer uma curva com meu Up! TSI e a pista estava molhada, no meio da curva o controle de tração ativou "travando" o carro e me fazendo rodopiar , bater em outro e capotar logo em seguida. Queria saber o que vcs acham de eu entrar com uma ação contra a VW? Pois no dia 22/12 estive em uma concessionária pedindo para desativar o mesmo e eles disseram que a VW não permitia. Pois se não fosse o carro "travar" não teria ocorrido o acidente.

RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista - Jduarte - 05/01/2016 16:25

menos mal que você está aqui e bem, então!...

Não conheço o sistema dos TSI... como foi esse "travou o carro"?

Acredito que caiba ação, sim, mas com certeza vão querer esclarecimentos deste tipo...

RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista - Vitor LSR - 05/01/2016 16:40

Cara e complicado pro controle ter sido ativado vc deve ter entrado acelerando forte na curva dai destracionou e travou acho que se vc entrar com uma ação será perda de tempo tendo em vista tanta recomendação pra quando andar em pista molhada maneirar no pé e lembre se não é controle de estabilidade e de tração

RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista - AndreBotelho - 05/01/2016 17:00

Concordo com o Vitor, o controle de aceleração corta o motor pelo que sei, se o carro rodopiou talvez fosse devido à alta velocidade. A que velocidade você estava no momento e porque entrou na curva molhada acelerando?

RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista - Leovza - 05/01/2016 18:20

O sistema de controle de tração do Up atua unicamente no motor cortando potência, você deve ter passado por uma poça de óleo que fez o carro perder o rumo, se estava andando civilizadamente é o mais provável.

Alguns controles de tração atuam com o freio, manipulando o diferencial, eles freiam a roda que está derrapando transferindo a tração para roda com mais aderência, você ter atuação em curva sem frenagem seria o controle de estabilidade atuando, coisa que o Up! Não tem e também não tem essa atuação do controle de tração portanto isso é totalmente improvável pensando em um problema nesse sistema é só o fato de você se perder na curva acelerando já basta para o controle de tração cortar potência pois ele está vendo que as rodas estão derrapando portanto isso já provocaria uma reação do carro mas seria uma reação a perda de aderência e não o que causou a perda.

Agora do ponto de vista do freio, se você freiou na curva e perdeu o rumo existe uma remota chance de problema do ABS, porém tudo vai da velocidade que você estava para saber se de fato estava em uma situação segura e perdeu estabilidade pela eletrônica ou você veio a milhão na curva e perdeu o rumo ou você fez a curva em um rastro de diesel.

Já vi muitos rastros de óleo diesel na estrada em curvas a ponto de sentir cheio de diesel, se você pegou um rastro deste em cheio você perde aderência tanto por conta da poça em si como o pneu que fica engordurado de óleo e fica com a aderência prejudicada por alguns metros, normalmente ocorre perto de cidades, o ônibus circular sai com o tanque cheio e nas curvas acabam vazando um pouco de combustível do tanque.

RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista - maicon - 06/01/2016 09:23

(05/01/2016 16:09)J.C.Schroeder Escreveu:  E aí galera, sou novo aqui no fórum mas queria uma opinião. Sábado dia 02/01 estava vindo de Florianópolis sentido para o oeste catarinense e quando fui fazer uma curva com meu Up! TSI e a pista estava molhada, no meio da curva o controle de tração ativou "travando" o carro e me fazendo rodopiar , bater em outro e capotar logo em seguida. Queria saber o que vcs acham de eu entrar com uma ação contra a VW? Pois no dia 22/12 estive em uma concessionária pedindo para desativar o mesmo e eles disseram que a VW não permitia. Pois se não fosse o carro "travar" não teria ocorrido o acidente.

Acho que vc deveria dar mais detalhes, esse "travando" tá muito subjetivo. O que o controle de tração faz é exclusivamente cortar o acelerador do carro.

E vc não se machucou? Pelo que deu a entender o acidente foi grave.

RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista - jonegro - 06/01/2016 09:28

Concordo com os colegas que acima comentaram, você pode ter abusado um pouco da velocidade. Mas eu não descarto a possibilidade de o controle ter te prejudicado um pouco, afinal, quando você perde a traseira do carro, pode-se tentar corrigir o veículo acelerando, mas com a potencia cortada fica complicado. Resumo, se você abusou da velocidade, descarte a possibilidade de entrar com processo, mas se você estava dentro dos limites da via, e do seu automóvel, dirigindo sob as condições adversas da pista e foi negativamente afetado pelo controle, tente a sorte.

RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista - LeoBA - 06/01/2016 21:28

Desculpa, mas controle de tração não provoca essa saída na curva. Excesso de velocidade sim. Pesquise bem antes de entrar com alguma ação em juízo, pra não perder tempo com algo da sua imaginação.
Agora, o cara fala o problema no fórum e depois some. Sei não, viu!?
Seria interessante postar foto do carro batido e trazer alguma explicação para sua suspeita, pq essa estorinha ficou mal contada

RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista - Jduarte - 06/01/2016 21:52

prezado, pega leve... Confuso

se fosse comigo, eu ainda estaria atordoado e perdidão. O camarada deve estar correndo atrás das consequências, isso foi sábado passado.

Mas, imaginando algo, se o controle desacelerou o carro e ele estava esterçado, a dianteira teria a tendência de ir para dentro da curva, e aí a traseira escaparia...

RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista - AndreBotelho - 07/01/2016 12:48

Me interessei no tópico por isso, o TC pode ter dificultado a retomada do controle do carro então seria legal sabermos caso aconteça conosco.