VW Up Clube do Brasil
Quem precisa de inimigo... - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Geral (/forum-1.html)
+--- Fórum: Bate Papo (/forum-5.html)
+--- Tópico: Quem precisa de inimigo... (/thread-1403.html)

Páginas: 1 2 3

RE: Quem precisa de inimigo... - Lucena - 03/11/2015 22:46

Sou um dos que tem esperança de fazer o up espirrar, sem perder garantia, sem comprometer consumo e desempenho, rsrs.
Sugiro alterar o nome do tópico para facilitar as pesquisas.

RE: Quem precisa de inimigo... - rapharuggiero - 03/11/2015 23:31

Cara do céu, quanta teoria da conspiração.

O Up só não espirra porque o blow off dele fica pra dentro do filtro. Retira a caixa e acelera que "pxiuuu" ele espirra.

Não importa se a existe válvula de prioridade ou sei la o que eletrônico. Quando se solta o acelerador, a pressão que tava lá precisa ir pra algum lugar. Pra não explodir a borboleta, que vai estar fechada, ele é expelido.

Quando montei o SpeedBuster nele foi feito um teste sem a caixa do filtro e o espirro por sinal é bem bonito.

Agora quem exemplifica, sou eu!

https://www.youtube.com/watch?v=OJPOisdhvNU

RE: Quem precisa de inimigo... - gallego - 04/11/2015 08:06

O bixo urge que nem um leao hein haha loko!

RE: Quem precisa de inimigo... - Lucena - 04/11/2015 12:02

Esse espirro já estaria bom para mim, o chato é perder a garantia por brincadeira.

RE: Quem precisa de inimigo... - maraccini - 05/11/2015 13:16

Não trata de questionar e sim de conhecer o sistema utilizado pela VW neste TSI vou tentar explicar:

No sistema normal realmente como disse a válvula de alivio ( Blow by) elimina ou regula o ar pressurizado  vindo da carcaça fria e o eixo do turbo continua a girar !

No TSI uma válvula  wastegate  que neste caso fica na carcaça quente quando abre forma um desvio dos gases de escape ( sai direto para o escapamento ) assim como os gases não atingem o rotor da parte quente e o eixo do turbo não gira ( continua movimento por inércia ) e portanto o rotor da parte fria não pressuriza o ar e não há pressão a ser liberada (alivio).

O barulho que ouviu é desta saida dos gases pelo desvio e o barulho aumenta pois a carcaça quente e o rotor servem de redutor de ruído, os formula 1 de hoje comprovam esta redução de ruído. E outra existe um trocador de calor presa atras da caixa do filtro de ar se retirar fará barulho mesmo !

""a válvula wastegate  tem atuação elétrica via comando da ECU. Isso não só permite um controle amplo e imediato da pressão da turbina, como também possibilita a dispensa da válvula de alívio (blow by) quando em conjunto com a presença do acelerador eletrônico (que permite um mapeamento de fechamento do corpo de borboleta mais suave)."" material da VW

Então o controle eletrônico faz com que a pressão residual formada quando a válvula wastergate abre não pressione a borboleta.

Tem como colocar válvula de alivio é eliminar ou desabilitar a válvula wastergate e incorporar na entrada do corpo de borboleta TBI uma válvula de alivio, não tem beneficio nenhum e ainda perde o controle eletrônico.

Quer barulho mais  prudente e seguro é colocar um turbo eletrônico ! Kkkkkk

Espero ter ajudado

Abraço.

RE: Quem precisa de inimigo... - Lucena - 06/11/2015 12:31

Você comentou em turbo eletrônico, eu vi um "apito" que se coloca na ponteira do escapamento que simula o "espirro", mas sei lá se faz um barulho legal e se corre-se o risco de restringir a saída dos gases.
Vi também que existe uma válvula de alívio da HKS (e imitações) que servem para instalar em carros turbo original, inclusive podendo reaproveitar os gases.

RE: Quem precisa de inimigo... - Massa - 07/11/2015 15:12

(05/11/2015 13:16)maraccini Escreveu:  Não trata de questionar e sim de conhecer o sistema utilizado pela VW neste TSI vou tentar explicar:

No sistema normal realmente como disse a válvula de alivio ( Blow by) elimina ou regula o ar pressurizado  vindo da carcaça fria e o eixo do turbo continua a girar !

No TSI uma válvula  wastegate  que neste caso fica na carcaça quente quando abre forma um desvio dos gases de escape ( sai direto para o escapamento ) assim como os gases não atingem o rotor da parte quente e o eixo do turbo não gira ( continua movimento por inércia ) e portanto o rotor da parte fria não pressuriza o ar e não há pressão a ser liberada (alivio).

O barulho que ouviu é desta saida dos gases pelo desvio e o barulho aumenta pois a carcaça quente e o rotor servem de redutor de ruído, os formula 1 de hoje comprovam esta redução de ruído. E outra existe um trocador de calor presa atras da caixa do filtro de ar se retirar fará barulho mesmo !

""a válvula wastegate  tem atuação elétrica via comando da ECU. Isso não só permite um controle amplo e imediato da pressão da turbina, como também possibilita a dispensa da válvula de alívio (blow by) quando em conjunto com a presença do acelerador eletrônico (que permite um mapeamento de fechamento do corpo de borboleta mais suave)."" material da VW

Então o controle eletrônico faz com que a pressão residual formada quando a válvula wastergate abre não pressione a borboleta.

Tem como colocar válvula de alivio é eliminar ou desabilitar a válvula wastergate e incorporar na entrada do corpo de borboleta TBI uma válvula de alivio, não tem beneficio nenhum e ainda perde o controle eletrônico.

Quer barulho mais  prudente e seguro é colocar um turbo eletrônico ! Kkkkkk

Espero ter ajudado

Abraço.
Aff, tão escroto quanto um turbo eletrônico são aqueles sons artificiais dos motores que as motadores vem fazendo em carros mais esportivos...é uma piada mesmo! Aliás, qual montadora começou com isso???
Ôh mundo cada vez mais artificial, hein...=(

Comentaram sobre esse apito no escapamento, achei umas bizarrices:
https://www.youtube.com/watch?v=I2KM8QLTJcQ
https://www.youtube.com/watch?v=kdW5jDxWe5A

Tem gosto pra tudo...vai entender...

RE: Quem precisa de inimigo... - Sauleba - 07/11/2015 15:44

(03/11/2015 23:31)rapharuggiero Escreveu:  Cara do céu, quanta teoria da conspiração.

O Up só não espirra porque o blow off dele fica pra dentro do filtro. Retira a caixa e acelera que "pxiuuu" ele espirra.

Não importa se a existe válvula de prioridade ou sei la o que eletrônico. Quando se solta o acelerador, a pressão que tava lá precisa ir pra algum lugar. Pra não explodir a borboleta, que vai estar fechada, ele é expelido.

Quando montei o SpeedBuster nele foi feito um teste sem a caixa do filtro e o espirro por sinal é bem bonito.

Agora quem exemplifica, sou eu!

https://www.youtube.com/watch?v=OJPOisdhvNU

intao galera...esse video q o amigo colocou ai em cima foi eu q fiz...coloquei um filtro esportivo e acabou abafando um poco o barulho...ainda quero colocar ele pra espirrar, mas nao sei como ainda!!

RE: Quem precisa de inimigo... - maraccini - 07/11/2015 16:12

O uso de turbo eletrônico foi pura ironia mesmo !!!
O apito no escape restringe a saída dos gases do escape !!
Espirar (eliminar a pressão no meio ambiente) náo tem função benéfica nenhuma já houveram tentativas de se aproveitar o ar eliminado , fazendo ela circular por dentro da carcaça quente para diminuir a temperatura (mas pode haver choque térmico e quebrar), resfriar bicos injetores (pois se trabalharem quentes maior probabilidade de acumulo de sujeira) , desvio para ajudar resfriar o intercooler , reintroducão na caixa de filtro de ar para tentar reduzir turbo Lag.

RE: Quem precisa de inimigo... - Lucena - 07/11/2015 23:59

Na Parati 1.0 turbo (original de fábrica) era fácil e barato fazer espirar, apesar de alguns relatos de instabilidade na marcha lenta.