![]() |
|
Câmbio iMotion (Manutenção) - Versão para Impressão +- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-6.html) +--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html) +--- Tópico: Câmbio iMotion (Manutenção) (/thread-2296.html) |
RE: Câmbio iMotion (Manutenção) - edney - 27/06/2016 08:34 Tenho um up! imotion com 26.000, ta bem tranquilo, mas também possuo um CrossFox imotion, "da geração anterior" (atuadores hidraulicos). Nenhum dos dois nunca acendeu luz alguma da manutenção, e esta tudo bem tanquilo, mas sem sombra de duvida alguma, o cambio da "primeira geração" é muito mais macio, preciso, e mais bem acertado ao carro do que o cambio do up!. Mas não se pode esquecer que a proposta do up! é ser um carro mais barato, então acredito que por isso utilizaram o cambio da ZF, sem fluidos hidráulicos. Não adianta querer comparar um up! com HB20 ou Etios, que são categorias diferentes. Agora, quem achar que na concessionaria vai gastar "somente" R$800,00 para fazer a embreagem completa, na minha opinião, esta sonhando. O problema é que hoje o imotion SÓ se faz manutenção em concessionarias, e acho a comparação injusta no custo de manutenção RE: Câmbio iMotion (Manutenção) - guigsnunesrosa - 14/08/2017 19:56 Boa noite! Tenho um UP 14/15 Imotion. Com 45mil km começou a fazer barulho na troca de marcha (2ª para 3ª e 4ª para 3ª). Será que é embreagem? Acho cedo para este tipo de problema. Geralmente para ele no D (dica do vendedor da concessionaria quando compramos, não deixar nunca no N, so pra ligar) Observações: 1- Se eu for acelerando lentamente, não ocorre o barulho. 2- Logo de manha, nos primeiros 10km ele não faz o barulho. 3 - As vezes de manhã a ré fica presa e da um tranco para soltar. Estou com medo do preço desta manutenção. Com alguém já aconteceu isso? RE: Câmbio iMotion (Manutenção) - romolo - 13/10/2017 10:17 (14/08/2017 19:56)guigsnunesrosa Escreveu: Boa noite!Então o meu up estava com o mesmo problema ao engatar a marcha a ré dava um tranco e raspava, fui até a concessionária e o mecanico me disse. Voce para o carro desliga e o deixa em d ou ré para segurar além do freio de mão? A resposta foi sim! Então ele me falou pra sempre desligar em neutro e deixar apenas acionado o freio de estacionamento nnca engatado. Nunca mais o carro raspou a marcha ou deu tranco. Mas barulho faz mesmo nas trocas assim como no manual. RE: Câmbio iMotion (Manutenção) - luciusfox - 11/08/2018 18:19 Para fazer um update. Meu carro com 46K comeceu a aprensentar um barullho estranho em altas rotações com o carro engatado. Era a tal "patinação" da embreagem. Fui na Diauto em SCS, custou R$ 1950,00 a troca do Kit de Embreagem. Um pouco salgado, mas tal serviço fora da concessionária é um pouco arriscado, não? Espero que outra dessa, só depois de mais 45K KM. Abraço. RE: Câmbio iMotion (Manutenção) - luiz.rocha - 20/08/2019 13:21 Amigo, tenho um CrossUp! iMotion com 96000km rodados. Se você está lendo essa mensagem, guarde as minhas palavras: NÃO COMPRE CARRO AUTOMATIZADO. Muito menos da VW. Se você está comprando zero, não fique com o carro até muito depois dos 50000 km, 60 no máximo. Depois começa a aparecer problema em tudo que é canto. O carro vibra com excesso, começa a criar mau-contato em tudo que é conector, o que ocasiona problemas nos sensores, nos atuadores, nos módulos e na bateria... e por fim o VW Up não tem a mais fácil das manutenções, de forma que você vai acabar caindo nas garras das concessionárias, que vão cobrar o preço dos rins para fazer os reparos necessários. Se você quer economia, compre carro manual. Se você quer conforto, espere um pouco mais, junte mais dinheiro e compre um carro automático de verdade. De qualquer forma, evite carro automatizado. Veja que a VW já anunciou que não vai mais lançar carros com o i-Motion em 2020. Não entre nessa. RE: Câmbio iMotion (Manutenção) - NatanRavel - 17/10/2019 22:53 Acabei de trocar o óleo do meu Up I-motion com 90.000km, após pagar R$156,00 o litro de oléo desse cambio, pra quem não sabe a especificação de fabrica é a VW052527R2 A VW possui(pasmem) 20 especificações diferentes de óleo de cambio , sendo que essa especificação é só do UP. A viscosidade desse óleo não é 75W como a VW declara, por isso não coloquem óleo 75w90 nele, a viscosidade desse óleo é de ATF. Então entre usar óleo genérico pra engrenagens e usar um ATF, usem o ATF.Dada a dificuldade de achar esse ouro liquido .Vcs podem usar o Tutela CS Speed ATF sem problema algum, ele até consta em uma especificação da volkwsagen, a VW052512S1 Outro detalhe é que esse cambio leva 2 litros de óleo e não 1.1L como fala os manuais técnicos em alemão. Mais detalhes sobre a troca de óleo do cambio I-motion. https://www.upownersclub.co.uk/forum/18-general-technical/7165-gearbox-oil-change-guide-part-numbers-sticky.html RE: Câmbio iMotion (Manutenção) - NatanRavel - 18/10/2019 00:04 Outra coisa muito importante a ser citada, esse atuador que a vw usa no up foi usado no smart da mercedes, alguns smarts só pararam de funcionar apos 14 anos e outros deram problema no atuador com pouco tempo de uso. existe um procedimento recomendado de lubrificação para o atuador do smart que deve ser adotado no Up I-motion https://youtu.be/1cA5oIWmQQI percebam como o atuador do Smart é identico ao do Up, isso é interessante pois ele pode servir para retirada de peças como o motor eletrico com sensor hall https://youtu.be/RoiBNpv9BOA nesse video dá pra ver o funcionamento desse atuador, como disse anteriormente, ele funciona igual no Sq100 do Up, empurrando para apertar a embreagem e puxando para soltar a embreagem. RE: Câmbio iMotion (Manutenção) - Robertobb - 18/11/2019 19:37 (18/10/2019 00:04)NatanRavel Escreveu: Outra coisa muito importante a ser citada, esse atuador que a vw usa no up foi usado no smart da mercedes, alguns smarts só pararam de funcionar apos 14 anos e outros deram problema no atuador com pouco tempo de uso. Boa noite amigo! Tenho um up i-motion 2018 com 48000km, ele está fazendo um barulho entre 2 e 3 mil giros um chocalho que parece mola da embreagem, o seu faz ou já fez isso?? Essa manutenção do atuador faz com quantos km? Fico desde já agradecido pelos esclarecimentos! RE: Câmbio iMotion (Manutenção) - NatanRavel - 23/11/2019 16:02 o meu up faz esse barulho, é da mola da embreagem sim, esse cambio foi programado pra gastar embreagem, infelizmente. Meu up tá com 97.000km e vai fazer essa manutenção de lubrificação de atuador agora no final do ano, eu recomendaria de 60 em 60 mil km. A graxa a ser utilizada só pode ser graxa de silicone. Como tô estudando a possibilidade de usar a embreagem da saveiro 1.6 , vou mandar fabricar a engrenagem desse atuador em aluminio, mas até o ano que vem faço isso RE: Câmbio iMotion (Manutenção) - Robertobb - 24/11/2019 09:20 Obrigado pela atenção amigo, assim que você fizer essa engrenagem e a mudança da embreagem posta aqui. Gosto muito desse carrinho e pretendo ficar um bom tempo com ele! |