![]() |
|
Dicas para tirar o máximo do motor - Versão para Impressão +- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-6.html) +--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html) +--- Tópico: Dicas para tirar o máximo do motor (/thread-1002.html) |
Dicas para tirar o máximo do motor - jhonf - 07/02/2015 12:01 Pessoal, bom dia Peguei o meu UP ontem. Ele é um move up com câmbio imotion. Gostaria de umas dicas de quem já tem essa versão, para poder tirar o máximo de desempenho do motor (sem danificar o carro, claro). Pois dirigindo no automático eu senti o carro um pouco "mole" nas retomadas e acelerações. Talvez seja impressão minha, mas em alguns momentos eu senti uma leve melhora dependendo da intensidade que eu aplico força no acelerador (principalmente em saídas de farol, etc). Isso faz sentido pra vocês? Alguém ja passou por isso. No meu teste com o cambio no modo manual, senti muito mais vigor do carro, o comportamento é totalmente diferente e é bem mais prazeroso dirigir (fora do transito). Obrigado! RE: Dicas para tirar o máximo do motor - Cadu5000 - 07/02/2015 14:52 Amigo, comigo foi assim também ! Mas não se preocupe que com o passar do tempo você vai achando a melhor maneira de pilotar o carro. A força empregada no pedal eh um dos grandes macetes pra extrair o melhor do conjunto marcha/motor. Eu apanhava muito em ladeira mas hoje é que nem acordar e escovar os dentes. Hoje em dia eu conduzo muito utilizando o giro do motor, isso permite alcançar ótimo desempenho. RE: Dicas para tirar o máximo do motor - Leovza - 07/02/2015 23:22 Mesmo em Automatico de verdade eu sempre busquei trabalhar o acelerador para conseguir o que queria e no I-motion não é diferente, em relação a desempenho não vi diferença nenhuma entre andar no modo automático ou manual, para mim o problema desse câmbio é o tempo de troca de marcha que tanto no automatico como no manual é igual (acho lento demais), já as trocas acho que são no geral sempre certas, elogiavel até, o manual serve mais para se adiantar a rampas e ladeiras para evitar aquela indecisão inicial quando você vem em baixo giro e encara uma rampa íngrime (por exemplo uma rampa de garagem de shopping) ou mesmo na cidade quando você entra em uma ladeira daquelas que você reduz a velocidade para evitar o solavanco no pé da rampa e até o câmbio decidir reduzir e o tempo de redução é um soluço mortal.rsrs fora fazer freio motor que nem se fale que precisa ser no modo manual quando se quer usar isso. Mas comece a brincar com o acelerador e veja a reação, trabalhe o curso do acelerador, a velocidade que pisa e quanto... Se você por exemplo entrar em uma rampa e começar a acelerar lentamente, ele vai reduzir em última instância, já se você der uma pisada mais rápida mesmo sem afundar o pé ele já costuma entender que você quer uma reação, digamos você pisou 60% do curso do acelerador com uma velocidade rápida ele vai reduzir uma marcha logo de cara, já se afundar o pé, ele vai reduzir duas marchas, se for acelerando lentamente ele vai entender que você quer apenas um pouco mais de força é vai tentar manter a marcha. Esse tipo de coisa. O que mais manda na reação do câmbio é o pedal do acelerador, a velocidade em que afunda o pedal e quanto afunda, trabalhe isso e com pouco tempo de prática você faz o que quer do câmbio. RE: Dicas para tirar o máximo do motor - rmalonso - 11/02/2015 23:35 É como o pessoal falou. Tem que acostumar com o acelerador. Se vc pisar muito leve, ele acaba trocando com 2.000 giros. No reto, a 50km/h já está na 5ª marcha. Quanto mais pisa, mais ele segura o giro. Dica: Quando pisa beeeeem fundo, parece que ele aciona um "botão". O pedal dá até uma travadinha, fica mais duro. Quando faz isso, mesmo estando em manual, ele joga marcha pra baixo e vai até o limite máximo de rotação. Bom pra quem curte técnicas de pilotagem avançada. MASSSS. Eu não consigo achar esse cambio i-Motion bom. Pra mim ele é razoável. Dá conta da tarefa principal que é trânsito pesado. Defeitos ao meu ver: 1 - Algumas vezes ele trava numa rotação. Ex: acabou de sair de uma subida ou uma ultrapassagem e você alivia o pé do acelerador, ele demora demais pra entender isso (média de uns 10 segundos). A minha solução é jogar para o lado esquerdo duas vezes rápidamente (está em D, joga em M e em D denovo). Ele já sobe a marcha na hora e volta a se comportar normalmente. 2 - Trancos. Não estou falando das trocas de marcha. Parece que falta progressividade nesse sistema elétrico. Saindo em subida ou em manobras mais delicadas, ele dá uns soluço. Como se apertasse e soltasse da embreagem rápido demais. Tem que tomar muito cuidado. Pode ser que o meu tenha algum problema, mas acredito ser do sistema mesmo. 3 - A lógica dele é muito burra. Se você estiver no limite do mapeamento gráfico dele, ele fica jogando marcha pra cima e marcha pra baixo. Coisa simples de resolver com programação. Enfim, eu gosto de dirigí-lo em manual. Metade do tempo dirigo em manual e metade em automático. Pena não ter borboletas pra facilitar. E fico sonhando todos os dias com o UP GT (TSi) com dupla embreagem #sonhomeu. Mas dependendo do valor do GT (se sair), vou voltar pro manual mesmo. Ah, e podia mudar o título do tópico para "Dicas para tirar o máximo do motor (i-Motion)" RE: Dicas para tirar o máximo do motor - Thyago - 11/02/2015 23:50 Uma dica importante pra tirar o maximo do motor, pisa fundo, rsrs, não vai estragar o motor não, pode ficar tranquilo, e se mesmo pisando tudo sentir vontade de andar mais c pisa mais q tem um botaozinho no fim de curso q vai reduzir uma marcha, carro é feito pra isso msm, pisa sem dó, e terá um carro que anda, carro que anda só na maciota é frouxo. RE: Dicas para tirar o máximo do motor - Admin - 12/02/2015 09:29 (11/02/2015 23:35)rmalonso Escreveu: Ah, e podia mudar o título do tópico para "Dicas para tirar o máximo do motor (i-Motion)" Se o autor do tópico solicitar posso sim. RE: Dicas para tirar o máximo do motor - mqgmaster - 12/02/2015 23:45 Citar:1 - Algumas vezes ele trava numa rotação. Ex: acabou de sair de uma subida ou uma ultrapassagem e você alivia o pé do acelerador, ele demora demais pra entender isso (média de uns 10 segundos). A minha solução é jogar para o lado esquerdo duas vezes rápidamente (está em D, joga em M e em D denovo). Ele já sobe a marcha na hora e volta a se comportar normalmente. Tenho um Up I motion e tenho exatamente as mesmas sensações. O cambio eh bom mas nao eh perfeito. alias os soluços sao inaceitáveis, mas tendo calma da pra diminuir os soluços. Mas o meu eu to com outro problema. De uns dias pra ca to sentindo como se o cambio tivesse dificuldsde ao engatar as marchas. Parece que alho esta fazendo atrito e se ouve um ruido que eu nao ouvia anteriormente. Tenho medo que possa estsr queimando o disco de embreagem que tanto comentam ser o problema dos automatizados. Tem alguma dica? RE: Dicas para tirar o máximo do motor - eduardo.jalaim - 13/02/2015 09:39 (12/02/2015 23:45)mqgmaster Escreveu: Tenho um Up I motion e tenho exatamente as mesmas sensações. O cambio eh bom mas nao eh perfeito.Olá amigo. O meu está com 16.000 kms, até agora está tudo normal, o meu dá para ouvir as marchas sendo engatadas, até lembra vagamente aqueles opalas antigos com o câmbio "clek clek", mas é bem sutil o barulho. Não percebi até agora nenhuma dificuldade no meu em engatar as marchas, caso seja algo bem perceptível no seu caso procure a concessionária, quando ele não engata a marcha é fácil de perceber, pois ele corta a aceleração, liberando após o perfeito engate da marcha e quando ele de forma alguma não consegue engatar ele acende a o aviso no painel. Um exemplo disso é que um dia eu deixei o carro numa descida e não puxei bem o freio de mão, deixando o câmbio conforme o manual pede, engatado em R, mas como o freio de mão não segurou muito o carro acabou ficando com o peso forçando no câmbio engatado, resultado, quando eu fui sair e ré não desengatava, pois tinha ficado presa e como o motor só liga com o câmbio em N, não tinha partida, mas foi só ficar colocando em N e R umas 2 vezes que o câmbio conseguiu fazer o desengate entrar em N e voltar a operar normalmente, mas em quanto ele não conseguia, a luz de anomalia se acendeu no painel. Até mais. |