![]() |
|
Erro de consumo no computador de bordo. - Versão para Impressão +- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-6.html) +--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html) +--- Tópico: Erro de consumo no computador de bordo. (/thread-1420.html) |
Erro de consumo no computador de bordo. - Ludtke - 04/11/2015 13:51 Recentemente a VW foi acusada de fraudar os softwares dos seus carros a diesel e agora também surge notícia de fraudes sobre o consumo de combustível. Diante disso, venho aqui relatar, que tanto no meu antigo mpi quanto no Tsi, percebo uma discrepância de até 2km/l no consumo marcado do CB (computador de bordo) em relação ao consumo medido na bomba. Isso acontece mais na gasolina do que no etanol. Nesse, a discrepância é menor, em torno de 1km/l. Antes do Up, eu tinha um Corolla que também marcava com alguma diferença, porém, havia um jeito de configurar o CB, com certos procedimentos via painel mesmo, e assim chegar a um nível melhor de aferição do consumo medido. Consegui aferi-lo com a ajuda do pessoal do clube do corolla. Minha pergunta é: algum entusiasta VW já viu ou sabe se existe alguma maneira de fazer essa mesma configuração para acertar essa diferença de consumo do CB no nosso carrinho? RE: Erro de consumo no computador de bordo. - ArthurLM1 - 04/11/2015 14:13 Consegue-se corrigir a marcação de consumo pelo VCDS. Porém, tem que ter a diferença do que se marca no CB e do que se marca na bomba para assim inserir a porcentagem a ser corrigida no sistema. RE: Erro de consumo no computador de bordo. - RSNunes - 04/11/2015 14:18 Opa! Aí interessa! Pq o meu está sempre com erro entre 0,5 e 0,7. Se conseguir diminuir 0,5 vai ficar bem preciso. RE: Erro de consumo no computador de bordo. - Ronaldo Vianna - 04/11/2015 14:49 Notei isso no meu to usando um app no android para controlar o consumo na revisão de 10.000km eu vou pedir o ajuste. RE: Erro de consumo no computador de bordo. - Leovza - 04/11/2015 18:28 esse tipo de configuração existe porém difícil achar uma concessionária que mexa nisso, normalmente o Mecanico tem que "fuçar" e nem sempre tem tempo para isso porém de qualquer forma vale reclamar do erro do computador que pelo que vejo é geral, o up! Sempre é muito positivo na marcação. Até onde já mexi via vcds em outros carros porém não lembro decor, nunca conectei no up! Não é algo simples assim, existe sim uma aferição porém não é simplesmente , colocar um "-10%" ou -0,1 e sim números que você tem que colocar do tipo, "8,5" e você passa para "8,2", coisa desse tipo. Os CB da VW marcam em cima, da saveiro verifico com frequência com medo de ser roubado na bomba, dificilmente dá diferença maior que 0,1km/h quando se para no primeiro desarme da bomba, é preciso mesmo! RE: Erro de consumo no computador de bordo. - FiveStar - 04/11/2015 19:55 O up! não gosta de trânsito pesado, quanto pior o fluxo mais fora fica a média... Aqui já chegou a incríveis 2km/l de diferença entre CPU Bordo e Bomba, isso deve ser uma falha grosseira do software. Meu antigo Clio a maior diferença ficava em 0,3km/l, a VW precisa atualizar o software porque não engana mais ninguém. RE: Erro de consumo no computador de bordo. - Carlos Ipatinga - 04/11/2015 20:21 Na próxima vez que eu encher o tanque, vou conferir isso, depois eu posto o resultado. Uma dúvida, no computador de bordo notei que existe duas marcações de combustíveis (media), estou errado? Ou existe mesmo? Qual é a diferença entre uma e outra? Em qual confiar? Notei que um valor é diferente do outro. RE: Erro de consumo no computador de bordo. - Leovza - 04/11/2015 20:22 Se não me engano essa média é calculado com base nos pulsos dos bicos injetores, é algo bem preciso, se fosse impreciso ele daria variações para cima e para baixo porém ele é apenas otimista demais. Creio que corrigindo o trabalho mal feito de configuração da Vw tenha um relóginho como costuma ser, inclusive ajuda a corrigir a autonomia que se baseia no consumo médio e quantidade de combustível no tanque, Mas tirando os erros normais cuidado quando dá muita diferença, tem vários postos roubando na quantidade. (04/11/2015 20:21)Carlos Ipatinga Escreveu: Na próxima vez que eu encher o tanque, vou conferir isso, depois eu posto o resultado.Sim, ao "trip 2" é o consumo médio desde que você zerou o computador, já o "trip 1" é o consumo médio do uso recente, não li o manual do up! (Para ver se é diferente do padrão da Vw) Porém o padrão é ser zerado se o carro ficar mais de 3h desligado, ou seja, saiu de viagem, você tem o consumo da viagem mesmo que pare para um lanche, para abastecer e o consumo médio do tanque (caso tenha zerado o computador no último abastecimento) esse consumo "recente" pode ser zerado independente do outro, só estar com o computador em alguma informação que apareça o "1" ou "2" (tempo de viagem, distância percorrida, tempo, velocidade média e consumo médio), ao clicar o botão ok, você troca entre 1 e 2 e se segurar o botão ok que ele zera o trip desejado. RE: Erro de consumo no computador de bordo. - flaviocc - 04/11/2015 21:42 Alguém tem algum aplicativo (Android) para indicar? Aproveitando o tópico vai uma pergunta off : o rádio liga / desliga sozinho ao ligar o carro ou tem que ser manualmente? Abs. RE: Erro de consumo no computador de bordo. - ArthurLM1 - 04/11/2015 23:54 (04/11/2015 18:28)Leovza Escreveu: esse tipo de configuração existe porém difícil achar uma concessionária que mexa nisso, normalmente o Mecanico tem que "fuçar" e nem sempre tem tempo para isso porém de qualquer forma vale reclamar do erro do computador que pelo que vejo é geral, o up! Sempre é muito positivo na marcação. Os valores do VCDS para o ajuste do consumo variam entre 109 e 115. |