![]() |
|
Diluição líquido arrefecimento - Versão para Impressão +- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-6.html) +--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html) +--- Tópico: Diluição líquido arrefecimento (/thread-1518.html) Páginas: 1 2 |
Diluição líquido arrefecimento - HugoSantos - 28/11/2015 08:08 Pessoal, Não devemos repor a água evaporada de um aquário de água salgada com mais água salgada, mas sim água doce. Isso porque apenas a água evapora, mas os sais ficam. Senão a salinidade vai aumentando e prejudica os peixes. O mesmo deveria ser pensado para o líquido de arrefecimento do carro (no caso de evaporação, e não perda por vazamento!). O manual indica para repor o líquido com água + aditivo. Mas seguindo o pensamento para aquário, não sei se, na mistura evaporada, o etilenoglicol (ou seus componentes) ficam. Se adicionarmos mais água+aditivo, poderíamos ir aumentando a concentração de aditivo no sistema... Não seria o caso de acrescentar apenas água destilada? Aproveitando: apesar de não estar claro no manual, provavelmente o aditivo é o G13? O que acham dessa duvida? Obrigado. RE: Diluição líquido arrefecimento - Massa - 30/11/2015 11:08 Acredito que só fazendo um teste com equipamentos próprios, para comprovar se há perdas nos componentes de arrefecimento com a evaporação. Mas eu penso que se completar na proporção correta de água + aditivo, manterá as propriedades do líquido de arrefecimento adequadamente. Agora se completar com excesso de um e falta de outro, aí sim terá problemas futuros... Completar somente com água vai detonar a parte de arrefecimento inteirinho, pois passará a não refrigerar adequadamente o bom funcionamento do motor. Vai superaquecer o motor, queimar junta, corrosão por todo o sistema de arrefecimento...enfim, não faça isso. Complete na proporção correta de aditivo + água (de preferência não de torneira). O certo é verificar o nível dos fluidos periodicamente. Se tiver que ficar completando frequentemente, tem alguma coisa errada. RE: Diluição líquido arrefecimento - Leovza - 30/11/2015 11:47 O radiador é uma linha fechada, não tem perda de água significativa, se tiver é problema. Se for completar digamos vai colocar 100ml de água destilada em um sistema de vários litros, isso não significa nada importante, só não se recomenda usar água comum, no mínimo filtrada porém isso em casos especiais, emergência. O que é relativamente comum é o nível do reservatório vir acima da indicação (min e Max) e esse excedente acaba sendo expurgado sozinho pelo sistema e parece que está baixando o nível sendo que quando ele chega perto da indicação ele se estabiliza, é algo normal porém a partir do momento que ele está no nível indicado (min-max) aí não pode perder água, vai ter uma variação por questão do carro estar quente ou frio mas medindo frio, o nível tem que ser estável, a partir daí sim deve-se prestar atenção e completar caso se note perda de líquido porém deve ser verificado que é problema da tampa ou algo mais sério. RE: Diluição líquido arrefecimento - Cadu5000 - 30/11/2015 19:32 Amigo, sempre que for fazer alguma reposição faça na proporção indicada no manual. Eu mesmo já fiz algumas, em doses bem pequenas, e fiz exatamente como manda o manual e usando o G13. Ah, só uso água desmineralizada. Possuo um Termodensímetro da Wurth e acompanho de perto às proporções. O G13 comprei na CSS mesmo, contudo achei caro e o termodensímetro no site do fabricante mesmo mas o ADG tava vendendo ele na sua loja virtual. RE: Diluição líquido arrefecimento - HugoSantos - 30/11/2015 20:47 Pessoal, eu realmente agradeço as valiosas respostas sobre a diluição/reposição do aditivo. São muito esclarecedoras. Mas a minha pergunta é mais teórica, mais sobre ponto de evaporação de diferentes compostos químicos que compõem o aditivo G13. Gostaria de saber a opinião do questionamento sobre a evaporação ou não, junto com a água, do aditivo (etilenoglicol). Teríamos as seguintes hipóteses: Hipótese 1: a água e o aditivo evaporam igualmente; Hipótese 2: a água evapora mais que o aditivo; Hipótese 3: o aditivo evapora mais que a água; Possibilidades: Na H1, teríamos que repor igualmente, em suas devidas proporções, água + aditivo; Na H2, o fluido de arrefecimento tende a ficar mais concentrado; por isso teríamos que repor uma mistura mais rica em água; Na H3, o fluido de arrefecimento tende a ficar mais "aguado"; por isso teríamos que repor uma mistura mais rica em aditivo; O que acham? obrigado! RE: Diluição líquido arrefecimento - dedligno - 01/12/2015 15:41 Quando misturamos os dois a temperatura de ebulição aumenta, ficando uma média das temperaturas de ebulição de ambos. Portanto creio que os dois evaporem junto. Com isso, chuataria a Hipotese 1. RE: Diluição líquido arrefecimento - Massa - 01/12/2015 15:50 (30/11/2015 20:47)HugoSantos Escreveu: Pessoal, eu realmente agradeço as valiosas respostas sobre a diluição/reposição do aditivo. São muito esclarecedoras.O Cadu talvez possa ajudar um pouco mais, já que ele tem um termodensímetro... Quando você vê que o nível baixou, já mediu pra saber como estava a proporção antes de completar? Acho que pode não ser tão preciso quanto um teste em laboratório, mas pode indicar uma pista... RE: Diluição líquido arrefecimento - tsilva - 02/12/2015 02:17 O G13 não é vendido diluído? O AC Delco que usava no Celta tinha diluído e concentrado. RE: Diluição líquido arrefecimento - Cadu5000 - 02/12/2015 07:24 (02/12/2015 02:17)tsilva Escreveu: O G13 não é vendido diluído? O AC Delco que usava no Celta tinha diluído e concentrado. Bom dia amigo, O G13 não vem diluído. Daí sempre coloco na proporção de 40% G13 / 60% água desmineralizada. (01/12/2015 15:50)Massa Escreveu: O Cadu talvez possa ajudar um pouco mais, já que ele tem um termodensímetro... Tentando responder todas de uma vez. Como falei anteriormente eu já fiz algumas pequenas reposições, coisa do tipo 50ml uma vez, 30ml de outra, 10ml e por aí vai. Sempre procuro deixar no limite máximo permitido. No reservatório tem a marcação. Eu até pensei que tinha vazamento no início e fui na Css argumentar, já que sei que é um sistema selado e que teoricamente não deveria baixar. Daí ouvir a celebre frase do técnico: 'É NORMAL BAIXAR UM POUCO", Olha o tal "normal" alí de novo!!! kkkk Mas veio junto da seguinte explicação: " o up! tem duplo sistema de arrefecimento e isso exige um pouco mais do sistema. " Bem no meu monitoramento visual não identifiquei vazamento algum e depois resolvi fazer um teste de estanqueidade e nada foi detectado. Então relaxei e volta e meia faço uma reposiçãozinha. Ah, desde o recebimento do termodensímentro que eu monitoro tanto antes, durante e depois de qualquer reposição e sempre a marcação teve dentro dos parâmetros exigidos no manual, ou seja, para cada parte ter 40% aditivo e 60% água. Contudo não sei se isso poderia se manter em um caso de uma não reposição prolongada, tipo o cara não repor durante uns 2 3 anos se a proporção percentual se manteria. O meu caso é diferente porque desde a compra do carro que comprei o aditivo e de lá pra cá sempre pingo alguma coisa no reservatório. Minha intenção é de manter o etilenoglicol sempre no % recomendado. É isso amigos, espero ter ajudado em algo. Forte abraço. RE: Diluição líquido arrefecimento - Cadu5000 - 02/12/2015 08:16 Olha o kit "cabeça fresca' aí!!! https://youtu.be/PSWtg7xmVvU |