VW Up Clube do Brasil
UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? (/thread-2139.html)

Páginas: 1 2 3

UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - CrisVW56 - 12/05/2016 01:44

Olá !

Estou pegando um UP TSI 0Km e gostaria de saber o que é mais indicado para o melhor funcionamento desta motor super tecnologico.

- Álcool ; Gasolina Aditivada ; Alcool aditivado ?

Melhor andar apenas com um combustível ? Sem misturar no tanque.

Melhor ficar trocando ? Ora tanque com alcool, depois gasolina.

Existe alguma recomendação para os dois primeiros tanques durante 1000Km do amacimento ?

RE: UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - Leovza - 12/05/2016 02:01

Prezado, evite vários postagens sobre o mesmo assunto.

Relaxa, o motor aceita qualquer coisa, ele não é diferente de um motor comum porém o comum aceita ser mais negligenciado, etanol evita carbonização e sempre é uma boa ideia pois costuma ser o problema mais comum de motor de injeção direta (não quer dizer que ele vá ter) e você ajuda o meio ambiente porém muitas vezes é economicamente inviável.

Usando só gasolina ou só etanol o ideal é usar algum aditivo de vez em quando, ou simplesmente a cada digamos 3 tanques completos usar um tanque com outro combustivel pois um limpa o outro de seus resíduos que ocasionalmente pode aparecer.

RE: UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - rlrenz - 12/05/2016 08:30

Eu sou adepto do Etanol. Já que a nossa gasolina comum é suja, aditivada é duvidosa e a gasolina premium é inviável, abasteço com etanol, que ao meu ver confere maior desempenho, o motor roda mais suave, polui menos, tanto o meio ambiente como o motor do carro.

Se trocar o óleo e andar somente com gasolina, vai ver que a cor do óleo escurece mais rápido que se estivesse abastecendo com etanol.

Minha média na cidade com etanol, em trechos curtos e com motor frio e algumas vezes dando umas arrancadas: 8,5 km/L.
Na gasolina comum e mesmas condições: 10,3 km/L.

Mas como o Leovza falou, é importante que a cada 3 tanques de um tipo de combustível, alterne com o outro para que haja uma limpeza. A gasolina carboniza e o etanol forma um tipo de "gosma".

Espero ter ajudado!

RE: UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - tsilva - 12/05/2016 11:10

Cara... 4 rodas fez o teste de longa duração com o Golf. 60 mil km rodando com gasolina comum, terminou tudo ok.

http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/2015/03/24/desmonte-do-vw-golf-2/

O mais importante é a qualidade do combustível. Tenta abastecer sempre no posto de confiança.

RE: UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - Massa - 12/05/2016 11:39

De vez em quando, é bom colocar um aditivo (STP, Bardahl ou qualquer outro de marca conceituada no mercado), que vai proporcionar maior limpeza interna.
Eu costumo colocar um frasco a cada 3 ou 5 mil km rodados da STP para motor flex.

RE: UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - ergti - 12/05/2016 11:42

(12/05/2016 11:39)Massa Escreveu:  De vez em quando, é bom colocar um aditivo (STP, Bardahl ou qualquer outro de marca conceituada no mercado), que vai proporcionar maior limpeza interna.
Eu costumo colocar um frasco a cada 3 ou 5 mil km rodados da STP para motor flex.

Sem nenhuma observação quando à injeção direta?

RE: UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - Massa - 12/05/2016 12:54

(12/05/2016 11:42)ergti Escreveu:  Sem nenhuma observação quando à injeção direta?

Ops, falha minha. Agora que percebi o tópico se tratar do TSI. No meu caso é o MPI.
Como nunca tive carro com injeção direta, deixo pros membros mais experientes fazerem a observação.

RE: UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - Leovza - 12/05/2016 13:21

TSI não muda nada, só que esta limpeza é menos eficiente pois não limpa as válvulas de admissão que costumam ser as que mais carbonizam devido à só passar ar e vapor de óleo, quando não é injeção direta o combustível "lava" essa valvula pois injeta combustível e ar ao mesmo tempo e ajuda na limpeza.

RE: UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - Massa - 12/05/2016 13:38

(12/05/2016 13:21)Leovza Escreveu:  TSI não muda nada, só que esta limpeza é menos eficiente pois não limpa as válvulas de admissão que costumam ser as que mais carbonizam devido à só passar ar e vapor de óleo, quando não é injeção direta o combustível "lava" essa valvula pois injeta combustível e ar ao mesmo tempo e ajuda na limpeza.

Então em caso de injeção direta vale mais daqueles aditivos de limpeza completa do sistema de injeção?

RE: UP TSI, Alcool ou Gas Aditivada ? - tsilva - 12/05/2016 15:35

(12/05/2016 13:38)Massa Escreveu:  Então em caso de injeção direta vale mais daqueles aditivos de limpeza completa do sistema de injeção?

Eu coloquei o AG2000. Ele é o STP Complete Fuel System com embalagem da VW... na concessionária custa 115 reais, mas paguei 24 reais no mercado livre.

Coloquei 1 frasco no tanque cheio, antes da revisão (6 meses, com 5 mil km... foi muito mais preventivo, não tinha sintoma nenhum de carbonização e nem poderia ter).

http://www.petroplus.com.br/2014/portal/produtos/vw-ag2000-uso-profissional

"Produto indicado para motores a gasolina. Se o produto for usado mais de uma vez com o mesmo óleo lubrificante no motor, recomenda- se a troca de óleo."

Vi o pessoal falando que concessionárias BMW tem usado esse STP. Mas é preciosismo... usar combustível de boa qualidade já deve ser suficiente (basta ver os últimos carros do longa duração da 4rodas com injeção direta).

Gasolina melhorou muito com a redução do enxofre a partir de 2014. Mesma coisa aconteceu com as pickups a diesel... roda 2 tanques de diesel s500 numa Amarok pra ver o que acontece (carboniza tudo, tranca as válvulas de recirculação dos gases, motor entra em modo de emergência, etc).

Hoje a gasolina comum e aditivada tem 50ppm de enxofre (tinham 800ppm em 2011). Podium tem 30ppm. Diesel teve 2000, 500, 50 e agora tem 10ppm.