VW Up Clube do Brasil
Projeto de Som UP TSI - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Som Automotivo (/forum-9.html)
+--- Tópico: Projeto de Som UP TSI (/thread-2323.html)

Páginas: 1 2

Projeto de Som UP TSI - insanohero - 01/07/2016 13:19

Fala, galera

Pegarei meu move up tsi na terça feira (dia 05), e já estou no planejamento do som. Ele virá com o original de fábrica, e minha vontade é botar:

kit 2 dias na frente (pioneer)
kit de quadriaxial (hurricane)

Não queria um som muito forte, e sim com mais qualidade, mas pelo meu carro antigo ter 2 subs de 12'', não queria ficar sem grave no carro, porém não queria perder o porta-mala rsrsrs.

O que vocês acham de uma caixa Selada e slim, como a da corzus, ou bomber, e ainda embaixo do banco do motorista?

Agradeço desde já!

RE: Projeto de Som UP TSI - rafaelmatsuda - 01/07/2016 19:34

Opa amigo, primeiramente parabéns pelo Upzinho!

Vou te adiantar uma coisa, você irá se surpreender com o som original do UP, ele é muito além da categoria de carro em que ele se enquadra e até superior! Não sei qual o seu gosto musical, mas no meu eu pretendo deixar todo o sistema original (inclusive os falantes) e acrescentar uma caixa amplificada no porta-malas.

Estou namorando uma da JBL e outra da Kicker, respectivamente de 125w e 150w.

Acho que serve de sugestão, como você não quer perder o grave do carro.

Um grande abraço e que o UP! te traga muitas alegrias!

RE: Projeto de Som UP TSI - Leovza - 01/07/2016 23:21

Vou contra sua ideia de falante, sinceramente colocar um Pioneer nacional (fabricado pela bomber) e um quadriaxial Hurricane na traseira vai estragar o som se não pretende amplificar, o meu usei um kit e um coaxial kicker (americano 1ª linha, uma baba no Brasil) que já tinha e coloquei nele só em substituição do original com moldura adaptando profundidade, qualidade melhorou porém o grave ficou bem fraco (a porta não ajuda muito, já tive ele em caminhonete e batia forte), se tivesse gasto dinheiro ficaria bem decepcionado, fora que tirar o falante original é um sac_ são rebitados, dá um trabalhão soltar, se meu projeto acabasse aí o conjunto original no fim das contas ficaria melhor porém eu já tinha a intenção de colocar um sub e aí ficou tudo beleza.

Ou seja coloquei falantes infinitamente superiores ao que você pretende e o som não ficou grande coisa melhor que o original, até perdeu em grave, certeza que será bola fora se você não irá amplificar o som (amplificando é outra conversa, falante original não aguenta potencia).

Mesmo visualmente os falantes são bem "bonitos" passam sensação de qualidade, não são aqueles que parecem um papelão.

Em relação à qualidade e potencia o original é muito bom, muito acima da média, o som original de um FIAT ou hb20 por exemplo é um lixo se comparado a ele.

Agora sub concordo plenamente em usar, simplesmente pode baixar o grave na regulagem e deixar o sub compensando. Embaixo do banco não dá nada, no máximo um amplificador pequeno, do contrário você interdita o pé de quem vai atrás e na frente tem uns 15cm livres.

Um sub slim pre amplificado vai te dar mais vida ao som, agora se pode abrir mão de perder mais espaço um sub de 10" comum que seja em uma caixa pequena ocupando +/- metade da parte baixa do save (estamos falando em uns 25litros que é tranquilo para sub de 10" em selada) já vai ficar muito bom e terá um resultado muito superior a um sub slim pre amplificado e gastando +/- o mesmo, no meu coloquei um sub 12" (que já tinha também) ocupando ⅔ da parte baixa do save, ficou um som excelente porém comprometeu um pouco o espaço, ele está ligado com uma tomada, quando quiser espaço só me planejar e deixar a caixa em casa que é facilmente removível, penso até em usar um Pioneer slim para usar uma caixa menor mas é um investimento alto para pouco retorno (já tenho tudo funcionando bem...) e na prática vou ganhar um pouco mais de mala, ainda crio coragem.rsrs (vai ser uns +600k de sub e caixa).

RE: Projeto de Som UP TSI - insanohero - 01/07/2016 23:56

(01/07/2016 23:21)Leovza Escreveu:  Vou contra sua ideia de falante, sinceramente colocar um Pioneer nacional (fabricado pela bomber) e um quadriaxial Hurricane na traseira vai estragar o som se não pretende amplificar, o meu usei um kit e um coaxial kicker (americano 1ª linha, uma baba no Brasil) que já tinha e coloquei nele só em substituição do original com moldura adaptando profundidade, qualidade melhorou porém o grave ficou bem fraco (a porta não ajuda muito, já tive ele em caminhonete e batia forte), se tivesse gasto dinheiro ficaria bem decepcionado, fora que tirar o falante original é um sac_ são rebitados, dá um trabalhão soltar, se meu projeto acabasse aí o conjunto original no fim das contas ficaria melhor porém eu já tinha a intenção de colocar um sub e aí ficou tudo beleza.

Ou seja coloquei falantes infinitamente superiores ao que você pretende e o som não ficou grande coisa melhor que o original, até perdeu em grave, certeza que será bola fora se você não irá amplificar o som (amplificando é outra conversa, falante original não aguenta potencia).

Mesmo visualmente os falantes são bem "bonitos" passam sensação de qualidade, não são aqueles que parecem um papelão.

Em relação à qualidade e potencia o original é muito bom, muito acima da média, o som original de um FIAT ou hb20 por exemplo é um lixo se comparado a ele.

Agora sub concordo plenamente em usar, simplesmente pode baixar o grave na regulagem e deixar o sub compensando. Embaixo do banco não dá nada, no máximo um amplificador pequeno, do contrário você interdita o pé de quem vai atrás e na frente tem uns 15cm livres.

Um sub slim pre amplificado vai te dar mais vida ao som, agora se pode abrir mão de perder mais espaço um sub de 10" comum que seja em uma caixa pequena ocupando +/- metade da parte baixa do save (estamos falando em uns 25litros que é tranquilo para sub de 10" em selada) já vai ficar muito bom e terá um resultado muito superior a um sub slim pre amplificado e gastando +/- o mesmo, no meu coloquei um sub 12" (que já tinha também) ocupando ⅔ da parte baixa do save, ficou um som excelente porém comprometeu um pouco o espaço, ele está ligado com uma tomada, quando quiser espaço só me planejar e deixar a caixa em casa que é facilmente removível, penso até em usar um Pioneer slim para usar uma caixa menor mas é um investimento alto para pouco retorno (já tenho tudo funcionando bem...) e na prática vou ganhar um pouco mais de mala, ainda crio coragem.rsrs (vai ser uns +600k de sub e caixa).

Fala, amigo Leovza. Eu sei que os falantes que escolhi não são dos melhores, e estava na duvida do amplificador pra eles ou não. Então você me aconselha a amplificar esses falantes que escolhi, ai sim terei uma experiencia melhor?

Com certeza, cara, no porta-malas, por mais pequeno que seja, fará uma diferença enorme, mas como tinha dois sub 12'' no carro passado, fiquei traumatizado em não ter nenhum porta-malas kkkkkkkk.

RE: Projeto de Som UP TSI - Renato Santos - 02/07/2016 00:10

No meu usei um sub JL de 10 pol em uma caixinha selada de 20l... Um amp JBL de 5 canais e dois kits JBL americanos de falantes. O set q usava no Jetta mas pelo carro ser melhor a qualidade e potencia estao bem melhores...
O que deu trabalho foi a parte eletrica pq no carro com som nao tem sinal de pos chave nem de iluminaçao pela tomada do radio... Elas vem pelo sinal CAN do carro. Mas levei na css e fizeram o chicote pra mim...
Ta funcionando bem amanha vou abrir o painel de novo pros últimos ajustes, arrumar os cabos, e passar o cabo da camera q esqueci hahahaha... Mas no geral ficou mto bom.

Abs

RE: Projeto de Som UP TSI - Leovza - 02/07/2016 01:33

Insanohero, pela experiência que tenho no meu não recomendo amplificar, o som da conta de ouvir bem alto (para dentro do carro) com qualidade (é difícil notar mas o som original vai atenuando o grave e assim você não tem distorção do som em altos volumes), coloco o sub e sinta se te agrada, quase certeza que irá, como uma opção posterior, pode até colocar um capacitor em cada canal cortando o grave na frequência do sub.

Sou meio exigente com som e não gosto de amplificar voz com as saídas originais, o resultado não é um som muito puro.

Colocando aparelho aftermaker é outra coisa, RCA para sub e falantes é outra conversa, você amplifica um som puro, só não fiz pois não dispenso o visual original e o aparelho em si acho excelente, é o mesmo que tinha na saveiro e só tenho elogios, única critica é que atualmente o streaming de áudio Bluetooth às vezes precisa pegar no tranco, preciso dar play no iPhone para ele começar a tocar, depois troca de música normal com o nome da música no painel, mas isso vai muito das infinitas atualizações que estes telefones tem, fora que som original ninguém rouba, coloca um DVD pioneer lá no painel, parou na rua vai ter que tirar a frente.. Enche o sac_.

RE: Projeto de Som UP TSI - The Mole - 02/07/2016 09:54

Tira esse quadriaxial e bota no máximo um coaxial ligado no cd player ou dvd que tu for usar. Esse tipo de falante não combina com o que tu espera de qualidade.

O kit vias liga em um amplificado de 3 ou 4 canais e vai ficar legal.

Dica: pegue um subwoofer e uma caixa para ele e vai ter um som muito bom nos graves.

RE: Projeto de Som UP TSI - insanohero - 02/07/2016 19:24

Interessante, galera. Quando andei no tsi de um amigo, com o som original, senti falta do som que tinha no meu antigo carro ( 2 pares de 6x9 + 2 sub de 12"), e por esse motivo resolvi escolher tanto o quadrixial quanto o kit duas vias. Mas agora depois de ler tudo que falaram, fiquei pensando se realmente vale a pena investir na instalação dos mesmo, ou até na amplificação do 2 vias.

RE: Projeto de Som UP TSI - Leovza - 03/07/2016 00:02

6x9 atras não te dá qualidade nenhuma, 2sub de 12" idem, te dá um som forte isso sim, quando se fala em qualidade quer dizer equilíbrio entre grave, médio e agudo e palco sonoro, ou seja, você deve sentir o som vindo da frente do carro, vai ouvir perfeitamente a voz do músico, o violão, a bateria, todas as frequências, isso é qualidade e normalmente é gostoso ouvir um grave mais forte, mas já começa a sair da linha qualidade sonora indo para pressão sonora.

É como home theatre, as caixas em volta de você mas o som vem claramente de sua frente, agora 6x9 no tampão é o mesmo que ouvir um show de costas, alto falante 6x9 toca muito forte e abafa o resto do som e usar um Quadriaxial 6" (woofer, midrange, tweeter e super tweeter) fará o mesmo trabalho com menos força de greve, atrás deve usar um fullrange ou um coaxial.

RE: Projeto de Som UP TSI - Renato Santos - 03/07/2016 01:22

Se não abre mao do visual do radio original, pode usar conversor RCA ou comprar um amplificador que possa ser ligado direto, sem RCA...

Meu amplificador tem essa opção, ele vem com uns "plugs" RCA que servem pra vc ligar direto na fiação do rádio e usar nas saidas RCA do amp.. Usei um tempo assim no Jetta, até trocar a CM, funcionava direitinho...

No meu estou terminando os ajustes, acabamento e escondendo a fiação, apesar do tamanho do carro tem bastante espaço atras do painel pra esconder a fiação... Equalizei tudo hj e ficou muito bom, bem equilibrado e com um SPL bem legal...

Abs.