VW Up Clube do Brasil
Câmbio apitando na passagem de marcha - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Câmbio apitando na passagem de marcha (/thread-4059.html)

Câmbio apitando na passagem de marcha - Diego Flores - 15/06/2020 15:34

Ola camaradas!
Tenho um UP MPI 16/17, cambio manual.
Ele vem apresentando um barulho na passagem das marchas, especialmente a 3ª e a 4ª. Um apito curto e agudo, nao parece nada mecânico, mas eletronico... Alguém sabe dizer se é um problema ou normal?

RE: Câmbio apitando na passagem de marcha - eduardo.jalaim - 15/06/2020 16:52

(15/06/2020 15:34)Diego Flores Escreveu:  Ola camaradas!
Tenho um UP MPI 16/17, cambio manual.
Ele vem apresentando um barulho na passagem das marchas, especialmente a 3ª e a 4ª. Um apito curto e agudo, nao parece nada mecânico, mas eletronico... Alguém sabe dizer se é um problema ou normal?
Olá amigo.

Consegue de alguma forma gravar isso?

Pois nunca vi ou ouvi nada a respeito.

Até mais.

RE: Câmbio apitando na passagem de marcha - Antonio Fernandes - 16/06/2020 22:02

Provavelmente é o alarme sonoro do cinto de segurança que deve estar com mau contato. Ao pisar e soltar o pedal da embreagem alivia um pouco o peso da perna/nádega no banco, o contato sob o assento abre e o sinal sonoro dispara, coincidindo com a troca das marchas. Precisa observar se não acende a luz-espia do cinto no painel.

RE: Câmbio apitando na passagem de marcha - Vini tsi - 17/06/2020 19:28

Acho que a causa deve ser outra pois no banco do motorista não há sensor de pressão no banco pois na teoria o carro não anda sem motorista por isso o aviso fica permanentemente ligado enquanto o cinto de segurança não for afivelado independente do motorista estar sentado ou não, apenas o do passageiro possui sensor de pressão, pode ser sim uma falha ligada ao fecho do cinto mas acho pouco provável uma vez que apenas se manifesta na troca de marcha e não com o próprio movimento do carro.

RE: Câmbio apitando na passagem de marcha - eduardo.jalaim - 18/06/2020 10:07

(17/06/2020 19:28)Vini tsi Escreveu:  Acho que a causa deve ser outra pois no banco do motorista não há sensor de pressão no banco pois na teoria o carro não anda sem motorista por isso o aviso fica permanentemente ligado enquanto o cinto de segurança não for afivelado independente do motorista estar sentado ou não, apenas o do passageiro possui sensor de pressão, pode ser sim uma falha ligada ao fecho do cinto mas acho pouco provável uma vez que apenas se manifesta na troca de marcha e não com o próprio movimento do carro.

Tem razão amigo Vini tsi, de qualquer forma se estiver relacionado ao aviso do cinto de segurança, junto ao apito acende-se o aviso no painel.

Ao criador do tópico, tal aviso é mostrado no painel?