![]() |
|
Dificuldade de partida - Versão para Impressão +- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-6.html) +--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html) +--- Tópico: Dificuldade de partida (/thread-444.html) Páginas: 1 2 |
Dificuldade de partida - Caio Azevedo - 30/07/2014 06:48 Olá, pessoal. Hoje foi a 4° vez seguida que eu tento dar a partida a frio de manhã às 6 horas, carro abastecido com gasolina, tanque cheio, espero as luzes do painel apagarem, dou a partida. O carro pega, embola, e morre. Tento de novo. Tudo volta ao normal e eu vou embora como se nada tivesse acontecido. O que pode ser? Obrigado. RE: Dificuldade de partida - Admin - 30/07/2014 07:33 Se tiver muito frio acredito que pode ser normal sim, mas não custa nada verificar o combustível. Um dia eu compro uma daquelas provetas para eu mesmo testar o combustível em casa. RE: Dificuldade de partida - Caio Azevedo - 30/07/2014 07:55 Frio de nada. 17°C. Mas o manual manda eu apertar a embreagem e eu não estou fazendo isso. Como esse motor é menor e tudo no sistema de partida deve também ser projetado de acordo, o peso do câmbio deve ter maior relevância. Amanhã eu tento de novo com a embreagem apertada. Eu também suspeitei da gasolina, mas eu não notei diferença no funcionamento do carro. Sempre abasteço em torno de 40 litros de shell v power, quase sempre no mesmo posto em que fiz o último abastecimento. E de vez em quando eu dou umas esticadas até 5000 rpm para sentir um pouco de potência a partir dos 3000. Se o combustível estivesse ruim eu acho que já teria notado. Quanto será que custa uma análise de laboratório? Amanhã posto mais notícias. Espero que eu resolva logo, pois no Rio de Janeiro 17°C é coisa difícil. Grande abraço e obrigado. RE: Dificuldade de partida - Admin - 30/07/2014 10:45 Uma análise de laboratório não seria preciso, como o carro não está perdendo desempenho e nem engasgando o posto pode estar batizando a gasolina colocando álcool, e isso não acusaria defeito algum, a não ser a dificuldade de partida em dias um pouco mais frios. No início do mês em uma revisão no meu carro meu mecânico mostrou a "gasolina" que estava em um Palio 9X (motor apenas gasolina) que não pegava e não andava. Quando ele tirou a "gasolina" quase tudo era álcool, tinha pouca coisa de gasolina... para carro flex essa adulteração não causa problemas maiores. RE: Dificuldade de partida - Fabricio Eiji - 30/07/2014 11:36 O meu caso foi assim...havia abastecido com gasolina aditivada (posto de confiança), não estava nem na reserva e completei com alcool na período da noite. No dia seguinte la por 11h, na terceira partida, fui sair com meu up!...virei a esquina e pra minha surpresa o carro simplesmente não respondia as minha aceleradas...não chegou a morrer, mas eu pisava e nada, não saia do lugar!!! Continuei acelerando e aos poucos o carro respondeu bem de leve... dei umas voltas na quadra antes de pegar o Centro, rsrs...e tudo voltou ao normal! Primeira vez que isso acontece...mas quando esta com alcool realmente, não pega na primeira. RE: Dificuldade de partida - Felipe46 - 30/07/2014 11:44 (30/07/2014 11:36)Fabricio Eiji Escreveu: O meu caso foi assim...havia abastecido com gasolina aditivada (posto de confiança), não estava nem na reserva e completei com alcool na período da noite. No dia seguinte la por 11h, na terceira partida, fui sair com meu up!...virei a esquina e pra minha surpresa o carro simplesmente não respondia as minha aceleradas...não chegou a morrer, mas eu pisava e nada, não saia do lugar!!! Continuei acelerando e aos poucos o carro respondeu bem de leve... dei umas voltas na quadra antes de pegar o Centro, rsrs...e tudo voltou ao normal! Primeira vez que isso acontece...mas quando esta com alcool realmente, não pega na primeira. Fabricio, quando fizer a troca de combustível no tanque (antes com gasolina, novo abastecimento com álcool, por exemplo) dê umas voltas, ande por uns 2, 3, 4 km antes de guardar o carro. Assim, o módulo consegue fazer a leitura que houve adição de combustível diferente e quando você ligar o carro pela manhã, não terá problemas. RE: Dificuldade de partida - Fabricio Eiji - 30/07/2014 11:50 (30/07/2014 11:44)Felipe46 Escreveu: Fabricio, quando fizer a troca de combustível no tanque (antes com gasolina, novo abastecimento com álcool, por exemplo) dê umas voltas, ande por uns 2, 3, 4 km antes de guardar o carro. Assim, o módulo consegue fazer a leitura que houve adição de combustível diferente e quando você ligar o carro pela manhã, não terá problemas. Imaginei que o módulo não tivesse reconhecido a troca de combustível mesmo, pois do posto andei 1km ate em casa, e só liguei no dia seguinte! Obrigado Felipe46! RE: Dificuldade de partida - eduardo.jalaim - 30/07/2014 12:18 (30/07/2014 11:36)Fabricio Eiji Escreveu: O meu caso foi assim...havia abastecido com gasolina aditivada (posto de confiança), não estava nem na reserva e completei com alcool na período da noite. No dia seguinte la por 11h, na terceira partida, fui sair com meu up!...virei a esquina e pra minha surpresa o carro simplesmente não respondia as minha aceleradas...não chegou a morrer, mas eu pisava e nada, não saia do lugar!!! Continuei acelerando e aos poucos o carro respondeu bem de leve... dei umas voltas na quadra antes de pegar o Centro, rsrs...e tudo voltou ao normal! Primeira vez que isso acontece...mas quando esta com alcool realmente, não pega na primeira.Olá amigo. Com etanol pega na primeira sim, basta esperar o indicador do aquecimento desligar (parece uma molinha, em amarelo) e virar a chave normalmente, pelo menos aqui onde moro, Sumaré/SP, fez médias de 9° e o carro pegou normalmente, com 100% de etanol. Na gasolina, sem comentários, pega no estalo. Isso nos 2 ups (o antigo branco 4 pt manual, passei para meu irmão e o meu atual vermelho 2 pt i-motion). Vale ressaltar que sigo a risca o procedimento de partida descrito no manual do carro. Até mais. RE: Dificuldade de partida - Caio Azevedo - 30/07/2014 13:52 (30/07/2014 10:45)tekobr Escreveu: Uma análise de laboratório não seria preciso, como o carro não está perdendo desempenho e nem engasgando o posto pode estar batizando a gasolina colocando álcool, e isso não acusaria defeito algum, a não ser a dificuldade de partida em dias um pouco mais frios. No início do mês em uma revisão no meu carro meu mecânico mostrou a "gasolina" que estava em um Palio 9X (motor apenas gasolina) que não pegava e não andava. Quando ele tirou a "gasolina" quase tudo era álcool, tinha pouca coisa de gasolina... para carro flex essa adulteração não causa problemas maiores. Pelo que o Eduardo Jalaim disse, mesmo tendo só álcool não explicaria o problema. Amanhã eu posto o resultado com a embreagem apertada. Quanto à proveta, ela não é absolutamente necessária. Qualquer recipiente graduado dá conta. Se souber algum jeito fácil de colher combustível do tanque, eu faço um tutorial de como medir o teor de álcool na gasolina. Abraço. Obrigado Eduardo Jalaim. RE: Dificuldade de partida - eduardo.jalaim - 30/07/2014 14:18 (30/07/2014 13:52)Caio Azevedo Escreveu: Pelo que o Eduardo Jalaim disse, mesmo tendo só álcool não explicaria o problema. Amanhã eu posto o resultado com a embreagem apertada.Imagine, Caio. Só citei o meu cotidiano, kkkkk Vendo sua colocação, vale ressaltar que também não pisava na embreagem (no up manual) e se não me engano com o i-motion no N (é obrigatório para partida, juntamente com o pressionamento do freio), a embreagem está livre (como se estivesse sem ser pressionada) e em ponto morto. Até mais. Até mais. |