![]() |
|
Motor do Up! "apagou" - Versão para Impressão +- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-6.html) +--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html) +--- Tópico: Motor do Up! "apagou" (/thread-588.html) Páginas: 1 2 |
Motor do Up! "apagou" - brterra - 17/09/2014 14:12 Meu Move Up! simplesmente “apagou” quando estava dirigindo, em uma chuva, à noite. Tentei dar algumas partidas mas não houve jeito. Felizmente estava próximo à minha casa e, como o carro é leve, consegui empurrá-lo para um lugar seguro. Conferi o combustível e verifiquei que o marcador estava apontando para quase 1/4 do tanque. No dia seguinte, chamei um guincho. Depois de ficar mais de 24h na Concessionária, avisaram-me que quando o carro chegou lá já conseguiram dar partida nele, ainda no guincho, e que estava tudo ok. Falaram que fizeram diversos testes, todos corretos, e nem mesmo constataram umidade em alguns dos sensores. Não souberam explicar qual a razão do veículo ter “morrido”. Após sair da concessionária, abasteci. Para minha surpresa, coube no tanque 49,5 litros (o abastecimento foi interrompido tão logo a bomba “destravou”, sem encher o tanque até a tampa). Daí fiquei intrigado, porque o marcador de combustível ainda estava apontando para um pouco menos de 1/4 e o computador indicava autonomia de 100km (estava com média de 8km/l)... Segundo o manual, o tanque de combustível possui a capacidade aproximada de 50 litros, incluídos 7 litros de reserva. Além disso, a luz de reserva acende quando o tanque está com aproximadamente 4 litros. Ora, se o marcador ainda não estava nem na reserva, isso quer dizer, no mínimo, que se o marcador estiver correto, caberiam ainda 57 litros (um pouco mais)... Aí ficam as perguntas: 1) Qual a capacidade real do tanque de combustível do nosso carro? 2) Será possível que o problema que ocorreu com meu Up! esteja relacionado com a falta de combustível? Há algo relacionado com a movimentação do combustível no tanque (que poderia explicar o fato de o veículo ter ligado na Concessionária após a locomoção com o guincho)? 3) Caso fosse mesmo falta de combustível (daí o marcador, consequentemente, estaria com defeito), seria necessário algum procedimento extra para o veículo pegar ou bastaria acrescentar alguns litros? 4) Se a falha não for relacionada ao combustível, porque não detectaram erros nos testes? RE: Motor do Up! "apagou" - rdgil - 17/09/2014 15:12 pelo que sei, a luz da reserva acende quando de fato o tanque possui ainda 7 litros de combustível, no caso caberia 43 litros de combustível no tanque. (meu golf tem tanque de 55L, e quando acende a luz da reserva cabe 48L até a primeira travada da bomba) pode caber um pouco no cano entre o tanque e o bocal, mas duvido que seja muito mais que 1~1,5 litros. quando tu encheu o tanque, o marcador indicou tanque cheio? pode ser um marcador com defeito ou então pode ser um posto de gasolina que adulterou a bomba para marcar mais combustível do que realmente foi abastecido... RE: Motor do Up! "apagou" - brterra - 17/09/2014 15:27 (17/09/2014 15:12)rdgil Escreveu: pelo que sei, a luz da reserva acende quando de fato o tanque possui ainda 7 litros de combustível, no caso caberia 43 litros de combustível no tanque. (meu golf tem tanque de 55L, e quando acende a luz da reserva cabe 48L até a primeira travada da bomba) Agradeço pelos comentários, colega! Após encherem o tanque, o marcador indicou tanque cheio. O posto parece confiável; abasteço há alguns anos e não acredito que adulterem. Pelo que calculei, de acordo com o marcador, com base na capacidade de 50l, o tanque já possuía 9,3l... com mais os 49,5, totalizou 58,8... Deve haver algo errado mesmo com o marcador (mais precisamente, com a bóia). RE: Motor do Up! "apagou" - Caio Azevedo - 17/09/2014 16:32 Deve ser problema no marcador. Mas não faça essa conta de 9 litros e pouco. O ponteiro, mesmo funcionando bem, não é preciso. Mas o computador de bordo deu autonomia de 100km. Isso é esquisito. Porque ele não se baseia no marcador, mas sim em outros parâmetros completamente diferentes. É necessário que você, ao completar o tanque, zere o hodômetro parcial. Eu, por exemplo, rodo mais de 700km na cidade, sem muito engarrafamento, até que a luz da reserva acende. Abasteço imediatamente e geralmente entra em torno de 45 litros até o primeiro estalo. Gasolina aditivada é a que eu uso. RE: Motor do Up! "apagou" - brterra - 17/09/2014 17:32 (17/09/2014 16:32)Caio Azevedo Escreveu: Deve ser problema no marcador. Mas não faça essa conta de 9 litros e pouco. O ponteiro, mesmo funcionando bem, não é preciso. Interessante, Caio, sua observação sobre o fato de que o computador de bordo se baseia em outros parâmetros... Não sabia. Está mesmo esquisito, como você falou, porque com base na autonomia de 100km, considerando a média atual de consumo, teria uns 10 litros no tanque... Algo está errado. Vou pedir para verificarem novamente na Concessionária. RE: Motor do Up! "apagou" - Caio Azevedo - 17/09/2014 17:47 Calma. Concessionária normalmente só faz merda. Avalie mais um pouco. Encha sempre o tanque. Zere o hodômetro ao abastecer. Se você não pega muito trânsito, não rode mais de 700km antes de abastecer de novo. Avalie o comportamento do ponteiro do combustível no período. Faça isso diversas vezes até o problema aparecer de novo, se é que vai aparecer de novo. Se você pega um transito mais pesado. Abasteça a cada 600km e vá avaliando o comportamento do ponteiro do combustível. Aproveite também pra monitorar o funcionamento da função "autonomia" do computador de bordo. RE: Motor do Up! "apagou" - Admin - 17/09/2014 18:32 (17/09/2014 16:32)Caio Azevedo Escreveu: Deve ser problema no marcador. Mas não faça essa conta de 9 litros e pouco. O ponteiro, mesmo funcionando bem, não é preciso. O computador de bordo se baseia sim na medição da boia do tanque para calcular a autonomia, senão como ele vai saber quantos km o carro vai andar se não sabe a quantidade de combustível que tem no tanque? Não existe outro sensor ou componente que meça a quantidade de combustível que está no tanque, o que existe é única e exclusivamente a boia. RE: Motor do Up! "apagou" - Admin - 17/09/2014 18:33 Outra detalhe: a capacidade do tanque é de 50 litros e ponto final. Não consigo entender como tem gente que ainda acha que existam mais 7 litros sendo que no manual é usado um português bem claro e direto sobre o assunto. RE: Motor do Up! "apagou" - Caio Azevedo - 17/09/2014 18:41 Ninguém disse aqui que o tanque tem 50 + 7 litros. Esse é outro assunto. Quanto ao computador de bordo, eu digo o seguinte: ele pode se basear na leitura da bóia como complemento, mas ele precisa de outras informações como vazão e tempo de injeção dos bicos, leitura do sensor de oxigênio que vai no coletor de escape; para fazer uma leitura precisa do consumo e, consequentemente, da autonomia. RE: Motor do Up! "apagou" - Leovza - 17/09/2014 20:12 A autonomia é baseada sim na bóia, assim que ele sabe quantos litros ainda tem no tanque ja os parâmetros de consumo médio para o calculo de autonomia ele usa a media de consumo de um período mais recente que nem sempre representa o consumo médio do computador de bordo porem é essencial ele saber através da bóia quantos litros ainda tem no tanque, se voce abastece qualquer quantidade, no momento que voce vira a chave ele ja recalcula a autonomia. Brterra, voce estava em um aclive ou declive quando acabou o combustivel? Outro fator, pode ser que na concessionaria tenham esgotado o tanque em busca de algo e só recolocou pouco, questione eles e deixe eles ciente deste abastecimento pois se ocorrer novamente eles não podem enrolar. Porem sempre questione sobre erros no computador do carro, quase tudo gera erro, se ficou sem gasolina pode ter gerado um erro do tipo pressão baixa na linha de combustível, coisa assim. Hoje em dia antes de colocar a mão no carro o concessionário diante de um problema deve ligar o carro no computador e fazer uma busca por erros. Não faz muito tempo viajei no carro de um amigo (tucson) e ficou sem combustivel apesar do marcador marcar que ainda tinha, parou no meio da estrada. Ele não necessariamente precisa marcar errado, ele desce certo mas chega em um ponto e para, ja na próxima vez pode funcionar, tinha acontecido uma vez antes há alguns tanques atras e a concessionária não encontrou o problema e estava funcionando normalmente até aquele caso, dessa vez brigou lá e trocaram a bóia/bomba e resolveu o problema. Recomendo voce monitorar o consumo médio do tanque e deixar passar do ¼ que foi o ponto que deu problema, ande até consumir 45 litros (que estaria na reserva) porem vá monitorando no consumo médio, ou seja, se o consumo médio se manter nos 8km/l, teria rodado 360km e o ponteiro ja deveria estar no vermelho. Se voce ficar abastecendo antes da hora não vai conseguir repetir a hora do problema e pode ocorrer em algum momento que voce esteja distraído e ai fica na mão novamente. |