VW Up Clube do Brasil
Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-8.html)
+--- Tópico: Calibragem pneus aro 14 originais do Up! (/thread-602.html)

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - Gustavo Paluszmann - 22/09/2014 10:14

Olá pessoa,

acabei de adquirir um Up!, ele veio com as rodas aro 14 e estou com dúvida quanto à calibragem dos pneus.

Ele veio de fábrica com 36psi e todas, porém conforme o que indica no tanque de gasolina, deveria ser 29/26.

Como vocês estão rodando, para um melhor consumo?

To me surpreendendo com o carro, tinha um Ka 1.0 e agora parece que tenho um 1.6 hehehe

Obrigado.

RE: Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - AugustoJr - 22/09/2014 10:55

Gustavo, já tem um tópico com esse assunto.

RE: Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - thiagolima - 22/09/2014 10:56

Olá Gustavo,

Tem esta informação no manual. Se eu não me engano a regulagem é 36/36 (frente/trás) para carro cheio e 36/34 para vazio, mas posso estar falando besteira porque faz tempo que vi. Precisa confirmar lá.

Em relação à medida em uso, eu entendo que deva ser seguida a recomendação do fabricante para melhoria não só de consumo de gasolina, mas desgaste adequado dos pneus, da suspensão, questões de estabilidade, etc.

Abraços,
Thiago Lima

RE: Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - rafaelbh - 22/09/2014 18:56

(22/09/2014 10:14)Gustavo Paluszmann Escreveu:  Olá pessoa,

acabei de adquirir um Up!, ele veio com as rodas aro 14 e estou com dúvida quanto à calibragem dos pneus.

Ele veio de fábrica com 36psi e todas, porém conforme o que indica no tanque de gasolina, deveria ser 29/26.

Como vocês estão rodando, para um melhor consumo?

To me surpreendendo com o carro, tinha um Ka 1.0 e agora parece que tenho um 1.6 hehehe

Obrigado.

Gustavo você usando a calibragem mais alta, tende a melhorar o consumo, mas é bom seguir a orientação do manual.

RE: Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - Man On The Edge - 24/09/2014 17:57

Gente, é 29 na frente e 26 atrás... Com o carro vazio é isso.

Calibragens maiores, só com o carro carregado, porque do contrário, estará desgastando mais rapidamente os pneus e deixando o carro mais desconfortável de bobeira.

E fora que, numa calibragem excessiva, o pneu não apoia a banda de rodagem corretamente, o que reduz a estabilidade.

Não inventem. Sigam o manual e ponto final.

RE: Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - Pedro Josino - 29/09/2014 06:12

A informação que consta na tampa de combustível do meu Red diz que aro 14 é 36lbs em qualquer configuração. Há distinção apenas no aro 15.

[Imagem: imagejpg3.jpg]

RE: Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - douglasedu - 29/09/2014 10:51

Eu estou usando rodas de liga leve aro 14 Amsterdan e na tampa informa que na frente é 29 e atrás é 26 com o carro vazio.

RE: Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - Thyago - 29/09/2014 11:43

Seu carro está correto, sabia que a informação 29/26 era errada, não logica, devem ter mudado o adesivo da tampa, pegou tem quanto tempo o carro ?

RE: Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - mangelini - 29/09/2014 14:53

(29/09/2014 10:51)douglasedu Escreveu:  Eu estou usando rodas de liga leve aro 14 Amsterdan e na tampa informa que na frente é 29 e atrás é 26 com o carro vazio.

Na minha tampa também está isso 29 na frente e 26 atrás com motorista e passageiro e uma bagagem?
Agora 36 em rodas 14, está correto isso?

RE: Calibragem pneus aro 14 originais do Up! - Leovza - 29/09/2014 15:01

Pessoal, existem 2 fatores distintos:
Primeiro é dar uma medida para todas as rodas independente da carga, normalmente isso quer dizer que foi tirado uma média entre carro "vazio" e carregado porém vendo que no aro 15 existe uma diferença clara entre eixo dianteiro e traseiro em qualquer condição de carga, Já no up! Ato 14" que são os modelos mais pelados, podem ter considerada a versão mais simples, sem ar, direção e etc o que reduz o peso da dianteira do carro e pode chegar aos 50/50% de distribuição de peso porém com o carro carregado era para a traseira carregar ainda mais peso que a dianteira.

Segundo, esse medida varia de acordo com o pneu, se mudar a marca/modelo do pneu pode (ou não) ser necessário uma adequação na pressão porém sempre teria uma diferença entre os eixos.
A distribuição de peso do read up! Em carga normal é 52,7% dianteira e 47,3% traseira e carregado vira 47% dianteira e 53% traseira. E está ai a prova de um dos atributos do up! Que é a boa estabilidade, o peso é bem distribuído entre os eixos, coisa que normalmente os carros são na casa dos 60/40% o up! É quase 50/50% que é considerado uma distribuição de peso perfeita.
Resta saber se os carros que vem com a recomendação 29/26psi soa os mesmos modelos e usa exatamente o mesmo pneu (com a mesma especificação de carga e pressão) da recomendação 36psi.