VW Up Clube do Brasil
Rodas 17" pesa ou não? - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-8.html)
+--- Tópico: Rodas 17" pesa ou não? (/thread-684.html)

Páginas: 1 2

Rodas 17" pesa ou não? - cassianoabdala - 13/10/2014 15:28

Amigos, to com uma duvida, irei colocar rodas 17" no meu Up! eu sei que vou gastar mais. Mas uns me falaram que o carro vai ficar mais firme, melhor de dirigir, mas outro me falaram que não vai ficar firme o carro, queria saber se o carro realmente vai ficar firme e a direção não vai ficar pesada?

RE: Rodas 17" pesa ou não? - rdgil - 13/10/2014 15:48

Se manter a circunferência do pneu original, a única diferença será que o pneu mais largo vai gerar mais atrito com o asfalto, 'pesando' um pouco mais o carro nas acelerações, e assim gastando um pouco mais de combustível.

Por ser direção com assistência elétrica, no volante não deve fazer diferença, porém o sistema com certeza vai ser um pouco 'abusado' em manobras com o carro parado. Com o carro em movimento não deve fazer diferença.

Agora, se for direção mecânica vai ficar mais pesado no volante, necessitando mais força em qualquer manobra

EDIT:
O pneu 17 tem perfil bem mais baixo que o pneu 14 e 15, portando deve ficar um pouco mais estável nas curvas sim, mas com pneus mais largos, fica mais fácil de ocorrer a aquaplanagem na chuiva

RE: Rodas 17" pesa ou não? - cassianoabdala - 13/10/2014 15:59

Entendi, não precisarei fazer nenhuma adaptação para colocar as rodas? Tipo trocar a suspensão? pois nas rodas de trás vi que tem um negocio preto do lado do pneu, acho que é a suspensão, mas como vou colocar um pneu mais grosso não sei se vai pegar ali, mas provavelmente não pois já vi alguns Ups aqui no brasil que só trocaram as rodas e não a suspensão.

RE: Rodas 17" pesa ou não? - JCecílio - 13/10/2014 23:22

Andei dando umas exageradas em curvas e velocidades no meu move aro de ferro 14" pneus originais goodyear duraplus. Senti o carro meio bobo, talvez por causa da direção com assistência elétrica. De qualquer forma penso em colocar a 15". Gostaria de mais estabilidade, poderiam informar qual a melhor configuração de bandagem para se ter o carro mais na mão com a 15"? Acho que a 17" fica muito mais bonito e creio ficar mais firme nas curvas mas acredito forçar um pouco mais a suspensão e gasto superior de combustível do que o aro 15" , utilizando a 17" o perfil do pneu terá que ser mais baixo e em buracos o prejuízo é certo, por isto a preferência pelo aro 15". Grato

RE: Rodas 17" pesa ou não? - rdgil - 14/10/2014 14:10

(13/10/2014 23:22)JCecílio Escreveu:   poderiam informar qual a melhor configuração de bandagem para se ter o carro mais na mão com a 15"?

achei uma calculadora de pneus na internet, nestas medidas o diametro do pneu está entre 23" e 23,9" sendo que o original é 23,6" (175/70R14)..

segue abaixo o resultado

ARO 13
165/80R13 = 23.4X6.5R13
185/70R13 = 23.2x7.3R13

ARO 14
175/65R14 = 23x6.9R14
175/70R14 = 23.6x6.9R14
185/65R14 = 23.5x7.3R14
195/60R14 = 23.2x7.7R14
205/60R14 = 23.7x8.1R14

ARO 15
135/80R15 = 23.5X5.3R15
175/60R15 = 23.3x6.9R15
185/55R15 = 23x7.3R15
185/60R15 = 23.7x7.3R15
195/55R15 = 23.4x7.7R15
205/50R15 = 23.1x8.1R15
205/55R15 = 23.9x8.1R15
225/45R15 = 23x8.9R15
225/50R15 = 23.9x8.9R15

ARO 16
125/80R16 = 23.9X4.9R16
135/70R16 = 23.4X5.3R16
175/55R16 = 23.6x6.9R16
185/50R16 = 23.3X7.3R16
195/50R16 = 23.7x7.7R16
205/45R16 = 23.3x8.1R16
215/45R16 = 23.6x8.5R16

ARO 17
125/70R17 = 23.9X4.9R17
195/40R17 = 23.1x7.7R17
195/45R17 = 23.9x7.7R17
205/40R17 = 23.5x8.1R17
215/35R17 = 23x8.5R17
215/40R17 = 23.8x8.5R17
225/35R17 = 23.2x8.9R17
245/35R17 = 23.8x9.7R17

ARO 18
215/35R18 = 23.9x8.5R18

RE: Rodas 17" pesa ou não? - Leovza - 19/10/2014 01:44

Não tenha nenhuma duvida que a dirigibilidade melhora. Quanto menor é a altura, menor é a parede do pneu.

Entre a banda de rodagem (que encosta no chão) e a roda, o carro literalmente "samba" ali em cima, isso se traduz em um carro "passarinhando" na estrada, aquele ato de ficar corrigindo a trajetória em uma reta com pista plana, um caminhão passa ao lado por exemplo e você sente aquela "puxada", boa parte disso vem do pneu, alto é menos estável em curvas (pneus altos deformam mais, baixos tem cotovelos (beiradas) mais firmes, conseguem melhor contato com o solo em curvas e até a relação entre o que você vira a direção e o carro vira de fato muda, quanto mais alta a banda mais ela deforma, ou seja, quando você vira a direção, vira a roda porém entre a roda no asfalto o pneu se deforma querendo andar em linha reta (menor esforço).

Minha ultima troca de pneu foi em uma saveiro, tirei o 175/70R14 e coloquei outro conjunto com 195/55R15 (mais largo e baixo e pneu mais esportivo) o carro melhorou absurdamente, mudou da água para o vinho. quando coloca-se rodas muito grandes você tem perda significativa de conforto e desempenho (aceleração e consumo) mas o carro fica muito mais preciso de qualquer forma.

Pegue um pneu de perfil baixo fora do roda e tente mexer a lateral dele, ele é praticamente duro, pega um pneu alto, você consegue mexer bastante, é exatamente isso que ocorre, pneu cheio fica mais duro porém a força que você faz com a mão o carro faz 50x mais.

Teste em seu carro, segure em cima da janela entre o teto e a lateral e empurre o carro para o lado, Sacudindo ele, olhe o pneu/roda e veja como a borda da roda faz um movimento para dentro e para fora, quanto menor o perfil menos isso ocorre, mudar do aro 14" para 16, 17" ja terá uma diferença bem grande.

Porém tudo tem o outro lado, nossas ruas não são perfeitas, bem longe disso, muito baixo perde-se muito conforto, ser um pouco macio ate ajuda na estabilidade, veja qualquer carro (comum) de corrida ele usa perfil bem baixo mas também não é nada absurdamente baixo porque o pneu também precisa trabalhar, a suspensão do carro não faz 100% do trabalho, precisa resistir às zebras, porém veja que sempre o pneu é baixo, só monopostos como fórmula 1 usam pneus (especiais) de perfil relativamente bem alto porem são carros de concepções completamente diferentes de um carro comum, o curso da suspensão é mínima, são extremamente leves, possui uma estrutura aerodinamica muito diferente de qualquer carro "normal" e etc.

Porém limitando ao up! Mudar do 14/15" para 17" vai mudar o que? Carro mais estável, mais firme, tanto na reta como em curvas por outro lado terá uma perda de conforto significativa, arrancada, veloxidade final e consumo também serão prejudicados. Pneus mais largos possuem maior deslocamento aerodinamico e atrito com o chão, certamente não serão pneus "verdes, de baixo resistência" (pode aumentar até 7% o consumo só nisso) e o conjunto roda/pneu é consideravelmente mais pesado e isso provoca diretamente a perda em consumo e desempenho, o peso na roda é bem diferente do peso na carroceria, carro é a lei do menor esforço, se o motor faz menos força gasta menos e anda mais.. Pense no compressor do ar condicionado, ele é algo leve, tira poucos cavalos no motor porém o botão "A/C" do painel é quase um turbo.rs você desliga e o carro anda mais.

(13/10/2014 23:22)JCecílio Escreveu:  Andei dando umas exageradas em curvas e velocidades no meu move aro de ferro 14" pneus originais goodyear duraplus. Senti o carro meio bobo, talvez por causa da direção com assistência elétrica. De qualquer forma penso em colocar a 15". Gostaria de mais estabilidade, poderiam informar qual a melhor configuração de bandagem para se ter o carro mais na mão com a 15"? Acho que a 17" fica muito mais bonito e creio ficar mais firme nas curvas mas acredito forçar um pouco mais a suspensão e gasto superior de combustível do que o aro 15" , utilizando a 17" o perfil do pneu terá que ser mais baixo e em buracos o prejuízo é certo, por isto a preferência pelo aro 15". Grato
Para desempenho seria o 195/55R15 já tive carro com esse perfil e é ótimo aguenta bem buraco e é bem estável (e é compatível com a medida original), porém o mais próximo do diametro original seria o original 185/60R15. O 195/55 fica um pouquinho menor, ja o 185/60 fica quase a mesma coisa (um pouco menos) só que maior, que em teoria melhora no consumo, relação mais longa.

Porém opinião pessoal, goodyear é uma caca de pneu (para não dizer a palavra..) esse duraplus então tem tudo para potencializar essa "palavra", qualquer pneu Bom fará o trabalho muito melhor, mudar para 15 seja no 185 ou 195 voce ja terá um ganho, mudando de pneu o ganho será muito maior.

Recomendo que continue usando um pneu "Green" ele tem um ganho de consumo/desempenho/durabilidade nada desprezível e nesse sentido recomendo fortemente o Michelin XM2, um pneu estável e Green de verdade (classe B) e por isso o preço não se pode comparar com outros comuns e mesmo assim ele não é tão mais caro.

Usar medidas "originais" 185/60 voce usará uma medida homologada, e se por exemplo o pneu tem garantia contra acidentes, você terá direito, ja usar 195/55 você não terá esse tipo de garantia porem terá mais aderência.

Se eu tivesse um up! 14" e não quisesse mexer com roda, eu trocaria os goodyear (tirando a instabilidade no seco sao pneus ate perigosos na chuva) e colocaria Michelin xm2 185/65r14" em busca de só mexer no pneu e ter um pneu mais estavel e largo e comprovadamente ele é o melhor do segmento segundo testes da Michelin porém auditados, ele é mais estável, freia melhor, mais resistente a buracos e pelo que já tive de experiência com Michelin e experiência de amigos e conhecidos com esse pneu, acredito nisso, ele seria superior no geral ate frente a pneus comuns, sendo "Green" ainda...

RE: Rodas 17" pesa ou não? - Leovza - 19/10/2014 02:17

(19/10/2014 01:44)Leovza Escreveu:  Não tenha nenhuma duvida que a dirigibilidade melhora. Quanto menor é a altura, menor é a parede do pneu.

Entre a banda de rodagem (que encosta no chão) e a roda, o carro literalmente "samba" ali em cima, isso se traduz em um carro "passarinhando" na estrada, aquele ato de ficar corrigindo a trajetória em uma reta com pista plana, um caminhão passa ao lado por exemplo e você sente aquela "puxada", boa parte disso vem do pneu, alto é menos estável em curvas (pneus altos deformam mais, baixos tem cotovelos (beiradas) mais firmes, conseguem melhor contato com o solo em curvas e até a relação entre o que você vira a direção e o carro vira de fato muda, quanto mais alta a banda mais ela deforma, ou seja, quando você vira a direção, vira a roda porém entre a roda no asfalto o pneu se deforma querendo andar em linha reta (menor esforço).

Minha ultima troca de pneu foi em uma saveiro, tirei o 175/70R14 e coloquei outro conjunto com 195/55R15 (mais largo e baixo e pneu mais esportivo) o carro melhorou absurdamente, mudou da água para o vinho. quando coloca-se rodas muito grandes você tem perda significativa de conforto e desempenho (aceleração e consumo) mas o carro fica muito mais preciso de qualquer forma.

Pegue um pneu de perfil baixo fora do roda e tente mexer a lateral dele, ele é praticamente duro, pega um pneu alto, você consegue mexer bastante, é exatamente isso que ocorre, pneu cheio fica mais duro porém a força que você faz com a mão o carro faz 50x mais.

Teste em seu carro, segure em cima da janela entre o teto e a lateral e empurre o carro para o lado, Sacudindo ele, olhe o pneu/roda e veja como a borda da roda faz um movimento para dentro e para fora, quanto menor o perfil menos isso ocorre, mudar do aro 14" para 16, 17" ja terá uma diferença bem grande.

Porém tudo tem o outro lado, nossas ruas não são perfeitas, bem longe disso, muito baixo perde-se muito conforto, ser um pouco macio ate ajuda na estabilidade, veja qualquer carro (comum) de corrida ele usa perfil bem baixo mas também não é nada absurdamente baixo porque o pneu também precisa trabalhar, a suspensão do carro não faz 100% do trabalho, precisa resistir às zebras, porém veja que sempre o pneu é baixo, só monopostos como fórmula 1 usam pneus (especiais) de perfil relativamente bem alto porem são carros de concepções completamente diferentes de um carro comum, o curso da suspensão é mínima, são extremamente leves, possui uma estrutura aerodinamica muito diferente de qualquer carro "normal" e etc.

Porém limitando ao up! Mudar do 14/15" para 17" vai mudar o que? Carro mais estável, mais firme, tanto na reta como em curvas por outro lado terá uma perda de conforto significativa, arrancada, veloxidade final e consumo também serão prejudicados. Pneus mais largos possuem maior deslocamento aerodinamico e atrito com o chão, certamente não serão pneus "verdes, de baixo resistência" (pode aumentar até 7% o consumo só nisso) e o conjunto roda/pneu é consideravelmente mais pesado e isso provoca diretamente a perda em consumo e desempenho, o peso na roda é bem diferente do peso na carroceria, carro é a lei do menor esforço, se o motor faz menos força gasta menos e anda mais.. Pense no compressor do ar condicionado, ele é algo leve, tira poucos cavalos no motor porém o botão "A/C" do painel é quase um turbo.rs você desliga e o carro anda mais.

Para desempenho seria o 195/55R15 já tive carro com esse perfil e é ótimo aguenta bem buraco e é bem estável (e é compatível com a medida original), porém o mais próximo do diametro original seria o original 185/60R15. O 195/55 fica um pouquinho menor, ja o 185/60 fica quase a mesma coisa (um pouco menos) só que maior, que em teoria melhora no consumo, relação mais longa.

Porém opinião pessoal, goodyear é uma caca de pneu (para não dizer a palavra..) esse duraplus então tem tudo para potencializar essa "palavra", qualquer pneu Bom fará o trabalho muito melhor, mudar para 15 seja no 185 ou 195 voce ja terá um ganho, mudando de pneu o ganho será muito maior.

Recomendo que continue usando um pneu "Green" ele tem um ganho de consumo/desempenho/durabilidade nada desprezível e nesse sentido recomendo fortemente o Michelin XM2, um pneu estável e Green de verdade (classe B) e por isso o preço não se pode comparar com outros comuns e mesmo assim ele não é tão mais caro.

Usar medidas "originais" 185/60 voce usará uma medida homologada, e se por exemplo o pneu tem garantia contra acidentes, você terá direito, ja usar 195/55 você não terá esse tipo de garantia porem terá mais aderência.

Se eu tivesse um up! 14" e não quisesse mexer com roda, eu trocaria os goodyear (tirando a instabilidade no seco sao pneus ate perigosos na chuva) e colocaria Michelin xm2 185/65r14" em busca de só mexer no pneu e ter um pneu mais estavel e largo e comprovadamente (no teste incluía o gps duraplus e todos na medida 175/65r14, bem próxima do up! 14") ele é o melhor do segmento segundo testes da Michelin porém auditados, ele é mais estável, freia melhor, mais resistente a buracos e pelo que já tive de experiência com Michelin e experiência de amigos e conhecidos com esse pneu, acredito nisso, ele seria superior no geral ate frente a pneus comuns, sendo "Green" ainda...

RE: Rodas 17" pesa ou não? - JCecílio - 19/10/2014 15:16

Muito grato rdgil e Leovza, fiz um orçamento para troca de minhas rodas 14 de ferro com os pneus duraplus, por 04 rodas de liga 15" com os pneus pirelli 185/60 linha p1 tbm são pneus green por um preço bem interessante, andei dando uma olhadinha e estes pneus parecem ser ainda melhores que os goodyear duraplus, não são um michelin xm2 mas como achei as rodas lindas e o perfil 15" é o que me interessa, estou bem inclinado a fazer a troca, vou analisar ainda se cabe no orçamento os michelin xm2.

RE: Rodas 17" pesa ou não? - vickovisky - 20/10/2014 06:45

Lembra de postar as fotos pra gente ver depois! Também to querendo colocar rodas 15' no meu Take Up!.

RE: Rodas 17" pesa ou não? - Cleber Antunes - 23/10/2014 21:10

Pessoal estão achando rodas 15 tala 7 ou 8? Ou vcs irão colocar roda 15 tala 6? Acho a roda muito estreita, fica feio...