VW Up Clube do Brasil
Chave canivete - caiu na agua - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Chave canivete - caiu na agua (/thread-987.html)

Páginas: 1 2

Chave canivete - caiu na agua - mateusgodoy - 28/01/2015 22:14

Salve salve galera do UP clube Brasil!

Não sei se está na área correta, mas se não podem mover pra área correta por gentileza.

Sou dono de um High Up! Vermelho 13/14 (isso mesmo, fabricação 2013, pois era teste drive de uma CSS, exatamente hoje faz um ano que a nota foi faturada para a CSS). E estou com uma situação inusitada, hoje na hora do almoço a chave canivete do meu carro caiu em uma jarra de suco!!! Isso mesmo, estava em prateleira em cima da mesa e caiu exatamente na jarra de suco, belo de azar! Já me veio na cabeça uma prejuízo gigantesco, pois certa vez um amigo meu precisou trocar a codificação da chave canivete de um Polo 2004 e saiu bem salgada, na casa de 300 reais, sendo que como o Up está na garantia, provavelmente teria que fazer manutenção em uma autorizada. Mas imediatamente retirei a chave da jarra com suco e coloquei no sol depois de secar com um pano. Cinco minutos depois precisei sair e com um medo enorme desliguei o alarme do carro normalmente. Depois disso acionei e desliguei o alarme umas três vezes.

Minha dúvida é a seguinte, haverá algum problema com ela? Essa chave é aprova d'Água, ou selada/blindada?
Já aconteceu parecido com alguém?

Valeu abraços!

RE: Chave canivete - caiu na agua - Fernando Morais - 28/01/2015 22:52

Desmonta ela para limpar.
Acredito que ela fique "melada" por dentro por causa do suco...
Eu desmontei a do meu Polo com base nesse video: https://www.youtube.com/watch?v=DSWbweQ-ppQ

RE: Chave canivete - caiu na agua - mateusgodoy - 28/01/2015 23:34

Entendi... Amanhã vou tentar abri-la e limpar a parte interna...

Será que existe chance de ela ter se danificado com o suco, apesar de ainda estar funcionando?

Valeu!

RE: Chave canivete - caiu na agua - Leovza - 29/01/2015 08:16

Se precisar trocar não será a decodificação da chave e sim do alarme, o code da chave é uma espécie de ima, não estraga se molhar, o que pode estragar é o controle remoto, a parte eletrônica que abre e fecha o carro no botão, não deixa de custar mas não é uma decodificação de chave.
ate onde já vi essas chaves são vedadas, tem uma borrachinha vedando o encaixa, experimente abrir como se fosse trocar a bateria e veja se tem algo molhado, provavelmente não tem nada.

RE: Chave canivete - caiu na agua - thejackal - 29/01/2015 09:27

Leovza,

Recomendo que desmonte a chave canivete com cuidado, REMOVA A BATERIA, lave com água para remover o açúcar da placa de circuito e depois se tiver acesso use álcool isopropílico direto na placa.

Pode aplicar este álcool sem problemas, pois ele quase não contém água (senão me engano gira em torno de 99,1% de pureza).

Caso o açúcar do suco solidificou e ficou um pouco difícil a remoção com água, pode usar um pouco de detergente neutro. Mas neste caso não deixe de passar o álcool isopropílico, pois ele é quem faz a limpeza mais profunda e ajuda evaporar os resíduos de água restante.

Quanto a tag RFID ("chip imobilizador") fique tranquilo, pois geralmente a bobina fica hermética numa cápsula de resina. Acredito que somente em casos extremos (algo muito ácido) acabe danificando essa estrutura.

A maior preocupação deverá ser com relação a parte do controle de alarme, pois ele contém como itens principais um microcontrolador e a antena impressa na placa de circuito. Estes componentes geralmente são bem sensíveis. Dependendo da quantidade de sódio contido no suco pode ser que ocorra um curto entre a bateria e alguns pinos do microcontrolador ou a corrosão das finas trilhas da antena (que é bem dimensionada para trabalhar na frequência de operação do controle) que pode acabar reduzindo o alcance de acionamento do alarme ou até mesmo tornar inoperante.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estarei a disposição.

Atenciosamente,

RE: Chave canivete - caiu na agua - Leovza - 29/01/2015 10:11

Acabei de abrir a minha aqui da saveiro (que é praticamente idêntica só não tem o botão da mala) e é vedada, tem um o-ring branco onde tem a bateria, com certeza sua chave está perfeita.

RE: Chave canivete - caiu na agua - IVANSM - 30/01/2015 22:48

Ja lavei a chave canivete de um polo na maquina por mais de uma hora....e nada aconteceu!
Sao bem resistentes a agua.

RE: Chave canivete - caiu na agua - Viviancherie - 12/08/2016 17:48

Comigo aconteceu a mesma coisa, a chave do meu carro Fiat uno, modelo 2013, foi lavado junto com minha roupas por engano! Estou esperando a chave secar bem, ainda não tentei ligar o carro. Recomendam mais algo a fazer??

RE: Chave canivete - caiu na agua - The Mole - 15/08/2016 08:55

Coloca num deposito fechado com arroz cru, giz, sílica ou com aqueles produto antimofo pra chupar bem a umidade.

RE: Chave canivete - caiu na agua - maicon - 15/08/2016 10:02

Acho que essa chave é a prova dagua, já deixei cair numa xícara de café uns 4 meses atrás e está ok até agora. Na época fiquei desesperado, fui tentar abrir ela e ví que já onde fica a bateria tem uma vedação de borracha e tava tudo seco ali, aí só deixei um pouco na frente de um ventilador e boa.