![]() |
|
TUTORIAL - Troca de Óleo do Motor - Versão para Impressão +- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br) +-- Fórum: Geral (/forum-1.html) +--- Fórum: Tutoriais (/forum-4.html) +--- Tópico: TUTORIAL - Troca de Óleo do Motor (/thread-3114.html) |
TUTORIAL - Troca de Óleo do Motor - diegorji - 13/06/2017 17:45 Material necessário: Macaco ( opcional )
Chave p/filtro de óleo Chave Catraca ou Torquímetro Soquete nº 19 Bacia coletora de pelo menos 4 Litros Luvas Óculos de proteção 4 Litros de Óleo 5w40 API SN ( 17,90 por Litro Lubrax 5w40 API SN) Filtro de Óleo ( 15,90 Wega ) Arruela do Bujão do Cárter 1 - Procure um Local Plano. 2 - Erga o carro com o macaco em um dos apoios que fica abaixo das portas dianteiras. 3 - Abra a tampa do reservatório do óleo e suspenda a vareta para facilitar a drenagem. ![]() 3.1 - Coloque Luvas e Óculos 4 - Com o auxílio da chave catraca e o Soquete 19 desaperte o Bujão do Cárter: ![]() 5 - Deixe Drenar o óleo ( Aqui que reside a grande vantagem em trocar o óleo em casa, deixando por um bom tempo haverá uma menor contaminação com o óleo que ainda se encontra no motor.) - No meu caso eu deixei por 2 horas: ![]() 5.1 - Com auxílio do "saca Filtro" retire o filtro de óleo, coloque a bacia por baixo, pois irá vazar fluido. ![]() 6- Antes de recolocar o Bujão do Cárter troque a arruela de vedação: ![]() 7- Recoloque o bujão do cárter e o Filtro de óleo ( Não aperte em demasia, pois poderá comprometer a rosca do Cárter ) ![]() 8 - Coloque 3,3 Litros de óleo ( sempre utilizo o óleo da Petrobrás e recomendo ) ![]() 9- Feche a tampa, ligue o carro e verifique se a luz do óleo apagará, após isto com o motor ligado inspecione por baixo para verificar se não ficou vazando. 10- Serviço concluído OBS: Este tutorial tem o intuito de ajudar, faça por sua conta e risco. RE: TUTORIAL - Troca de Óleo do Motor - diegorji - 13/06/2017 20:02 Não poderia esquecer: 10.1 - Descarte o Óleo e Filtro no posto de gasolina mais próximo da sua residência, a maioria aceita o óleo, pois o mesmo é vendido a terceiros. RE: TUTORIAL - Troca de Óleo do Motor - WCR CALDAS - 19/06/2017 21:06 Muito bem feito essa troca. Parabéns pela dica. RE: TUTORIAL - Troca de Óleo do Motor - The Mole - 20/06/2017 10:30 Muito legal. Sabe quanto de torque deve ser dado no bujão? RE: TUTORIAL - Troca de Óleo do Motor - diegorji - 05/07/2017 09:56 Obrigado. The Mole, no momento eu desinstalei o Elsa Wins, ficarei te devendo esses dados, assim que instalar eu posto aqui. RE: TUTORIAL - Troca de Óleo do Motor - diegorji - 14/09/2017 13:23 (20/06/2017 10:30)The Mole Escreveu: Muito legal. O torque do Parafuso do Cárter é de 30Nm |