Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Duvida] Fiacao 21mm e cabos speaker
09/02/2016, 01:15
Resposta: #1
[Duvida] Fiacao 21mm e cabos speaker
Boa noite pessoal!

Busquei aqui no fórum sobre a passagem dos cabos de alimentação do amplificador, a partir do capo para dentro do carro.
Vi sugerirem o post da instalação do modulo dos vidros, mas pelo caminho indicado, acho que não é possível passar um cabo de 21mm^2.
Alguém teria a solução sem que seja necessário fazer furos na lataria para cabos desta bitola?

Outra duvida seria quanto aos cabos speaker, ao invés de usar o chicote original, estava pensando em passar nova fiação, mas a ligação entre a porta e o interior do carro, parece ser realizada por meio de um conector. Alguém saberia dizer se é possível utilizar algum slot deste conector?

Agradeço desde já qualquer ajuda!
Abraço
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/02/2016, 19:39
Resposta: #2
RE: [Duvida] Fiacao 21mm e cabos speaker
Flaviosn, instalei som o zero no meu up! mas ainda não está finalizado...

http://autoforum.com.br/topic/201791-set...ro-151115/

Quero ver se depois reproduzo o conteúdo aqui no fórum, espero que ajude.
11/02/2016, 22:45
Resposta: #3
(10/02/2016 19:39)FiveStar Escreveu:  Flaviosn, instalei som o zero no meu up! mas ainda não está finalizado...

http://autoforum.com.br/topic/201791-set...ro-151115/

Quero ver se depois reproduzo o conteúdo aqui no fórum, espero que ajude.

Boa noite FiveStar!
Cara eu também tenho conta no autoforum e sempre fuço por lá!
Ano passado peguei meu amp lá.
Eu cheguei a ver sim seu post, mas o cabo de alimentação que você utilizou foi de 13mm e já ficou apertado por aquele buraco não? O meu problema é que o amp pede cabo de 21mm, e não sei por onde passar um cabo dessa bitola sem furar a lataria...
Se não achar um lugar pra passar vou acabar encostando meu set :/
12/02/2016, 00:23
Resposta: #4
21mm é um pouco mais grosso, teria que tentar com o cabo lubrificado com vaselina ou detergente.

A coifa que leva os fios para dentro do carro tem muito espaço e passa cabos bem mais grossos, essa ao lado da bateria que é o problema.

Se for necessário furar a lataria basta pintar o furo com esmalte de unha e colocar uma guarnição de borracha para deixar bem feito.
12/02/2016, 06:40
Resposta: #5
Acho 21mm meio exagerado, poderia falar qual som pretende colocar?
Fiação dos falantes também acho besteira mudar, ele é bem dimensionado, já tive carro que o fio era um fio de cabelo porém nos Vw são bem grosso até porém colocando kit vai ter que fazer ao menos parcial para colocar o crossover pois o mesmo fio que vai para a porta vai para o tweeter, eles se separam dentro do chicote do carro.
Se 21mm for mesmo necessário já penso ser necessário o uso de um capacitor para poupar bateria e evitar que o carro fique um vagalume ao ritimo do subwoofer e com isso poderia reduzir a bitola da alimentação do mesmo jeito.
Outra coisa é a qualidade do cabo, o que mais tem é bitola falsa, pega um cabo "de marca" e um comum a diferença é gritante, não seria surpresa ter mais cobre em um cabo 16mm de marca que um 21mm comum.
Quanto a passar o cabo, passe na entrada principal do carro por trás do comando do limpador do motorista, só levantar a grelha plástica para ter acesso. Prenda o cabo em uma chave de fenda e enfie ele na borracha de acabamento e pesque ele por trás do painel (bem) acima do pedal da embreagem.
Chato vai ser colocar as soleiras da porta de volta com esse monte de fio.. Passe o mais longe possível dela para encaixar sem dificuldade
12/02/2016, 19:55 (Resposta editada pela última vez em: 12/02/2016 19:56 por FiveStar.)
Resposta: #6
Só uso cabos da Shok Industries, tanto para alimentação (CCA) como falantes (FW)

Cabo grosso nunca é demais, meu módulo consome 40A no máximo e um cabo de 13mm achei ideal.

Também não esquecer que a maioria dos cabos hoje são do tipo CCA, alumínio revestido de cobre, isso por si só já pede um cabo mais grosso pois é um pouco menos eficiente que um 100% cobre.

Como o Leovza falou, é interessante dizer qual módulo vai usar.
13/02/2016, 23:05
Resposta: #7
Opa boa noite Leovza e FiveStar!
Agradeço a ajuda sempre prestada por vocês quando pergunto sobre som!
Vamos lá, o amplificador é um Hertz HDP4, digital, 1000W, com consumo maximo de 80A. Como o amplificador será instalado no porta malas, estou considerando uns 4-5m de cabo de alimentação. No manual, para esta distância, é indicado cabos de 4awg (21mm). Se desse para instalar debaixo do banco, a distancia seria beem menor e já seria possível usar um cabo de menor bitola, eu preferiria instalar sob os bancos, como estava no meu antigo carro, mas no up tem o sensor e uma barra bem embaixo dos bancos.
Estive pensando e realmente, acho que vou usar o chicote original.
Sobre a qualidade dos cabos, sempre usei cabos meia boca de instaladoras, mas como o up vai ficar um booom tempo comigo, pretendo sim usar cabos ofc, tanto alimentação como speakers (pensando justamente nos Shok Industries FW) mesmo porque não vou usar nenhum adaptador RCA, vai direto na entrada alta do amp.

FiveStar, qual seria essa coifa que tem espaço para passar cabos grossos para dentro do carro? É a que junta todos os fios positivos da bateria? Você sabe onde ela sai dentro do carro?
14/02/2016, 10:13 (Resposta editada pela última vez em: 14/02/2016 10:34 por Leovza.)
Resposta: #8
Pelo que tento adivinhar (você não falou) vai usar 2 canais para os falantes e 1 para o sub, é essa configuração?
A tabela do manual pula a fiacao de 8mm para 21mm direto, o intermediário aí seriam 13 e16mm que é onde eu enxergo esse amplificador, isso partindo da ideia que você vai conseguir jogar 100% de potencia nos falantes o que te garanto que será impossível (só aguentaria essa potência fora do carro), esse amplificador é muito forte, 50w rms por canal (considerando 100w ligando dianteira e traseira junta) já é muita potência para ouvir dentro do carro pelos auto falantes, sub já uns 300w no máximo, volume no máximo você aguentaria apenas alguns segundos, estando bebaço talvez uma música inteira.rsrs. Esse amplificador tem potência para empurrar um trio elétrico (corneta, supertweeeter, woofer) e não para um som interno (kits/coaxiais e subwoofer) que usam muito menos potência.

A realidade é que você vai usar no máximo uns 50% da capacidade deste amplificador. usar um cabo de 16mm já está bem exagerado.
Esse amplificador consome 50A e não 80A, o que nessa informação já te permitiria até um cabo de 8mm, essas bitolas maiores se baseiam na potência rms fornecida. se espaço não for problema pensa na ideia de colocar um capacitor de 1 Farad, só vai ter benefício porem pode colocar depois que seu carro virar uma árvore de natal.rs só precisa estar perto do amplificador.
14/02/2016, 18:01
Resposta: #9
Língua RE: [Duvida] Fiacao 21mm e cabos speaker
A coifa seria essa:

[Imagem: u8764Ff.jpg]

E sai bem nesse ponto:

[Imagem: WTT6ucS.jpg]

Sobre a bitola do fio esse assunto é bem vasto e existem "N" opiniões...

Particularmente se fosse usar esse módulo próximo de sua máxima potência usaria um bom cabo de 21mm de cobre, se o cabo fosse CCA seria mais grosso.

Vai alimentar um kit 2 vias e um sub na bridge, se não for usar todo o potencial dele um bom cabo de 16mm de cobre vai te atender, mas veja, um cabo de cobre de 16mm reais pois tem muito cabo por ai que se vende só capa, fio que é bom nada.

Um MC de 1F como já mencionado seria aceitável, mas tem muitos por ai mentirosos no valor.

Só para comparar opiniões esse mesmo módulo lá no Autofórum muitos usariam fio de cobre até mais grosso que 21mm, existem fatores desdes o "corpo" do subgrave que dependem de um bom calibre do cabo.

Som automotivo é bem louco Lingua
15/02/2016, 21:45 (Resposta editada pela última vez em: 15/02/2016 22:04 por Flaviosn.)
Resposta: #10
Obrigado novamente pelos comentarios!
Enviei um email ao suporte da Relm Audio e como sempre, foram muito atenciosos e rápidos.
No email, mencionei o cabo de 13mm para uma distancia de uns 4,5m.
A resposta que obtive é de que poderia sim utilizar um cabo de 13mm que seja 100% cobre, pois na tabela que indicaria 21mm do manual está considerado a perda de um cabo não 100% cobre.

FiveStar, você acredita que pelo local que passou seu fio de 13mm passaria um de 16mm? A coifa você fez um novo furo na borracha e passou para dentro do carro (ali na primeira foto)?
Você teria alguma indicação de cabo ofc de 16mm?
Se importaria em dizer os cabos que utilizou no seu projeto? Tanto de força, como speaker e comprimentos?
Desculpe pelo abuso nas perguntas! Triste
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  FIAÇÂO COMPOSITION PHONE agell2 0 2.143 21/08/2023 22:53
Última Resposta: agell2
Música Dúvida sobre troca do som Original tchauli 2 5.926 25/12/2019 17:07
Última Resposta: Antonio Fernandes
  [DÚVIDA] Alto falantes up matheusfbatista 0 4.451 13/06/2017 19:20
Última Resposta: matheusfbatista
  DUVIDA : Como retirar radio original do UP ??? eusouleonardo 2 7.955 02/04/2017 06:55
Última Resposta: eusouleonardo
Música DUVIDA, potencia som original white up JonatanChaves 0 4.220 29/03/2017 12:04
Última Resposta: JonatanChaves
  [Duvida] Profundidade porta-malas pro sub Flaviosn 21 38.779 16/10/2016 21:18
Última Resposta: FiveStar
  Dúvida-Som Original ou Outro mangelini 10 19.736 22/09/2016 01:09
Última Resposta: renatoccastro75
  Cabos no porta luvas wolfnator 15 31.373 29/03/2016 22:08
Última Resposta: rafaelmatsuda
  Saídas/fiação do som original? crushnvd 3 7.911 11/01/2016 06:30
Última Resposta: Leovza
  Dúvida - desinstalar Maps & More destutz 12 21.306 04/12/2015 18:20
Última Resposta: destutz

Ir ao Fórum: