RE: Calibragem dos Pneus
(20/06/2014 13:54)Leovza Escreveu: Como sempre falo, a pressão é sim baseada apenas no pneu e peso do carro, esses fabricantes que você consultou na verdade são atendentes de SAC e muito longe de saber alguma coisa de fato.
Mesmo utilizando o mesmo pneu nas mesmas médias cada carro utiliza uma pressão? Claro que sim, cada carro tem um peso, uma capacidade de carga e precisam de uma determinada pressão para equalizar isso.
Vou dar um exemplo, estou com um jetta tsi na garagem a capacidade do pneu 91 ou 615kg e a pressão máxima 51psi. (Essas duas informações estão no mesmo local no pneu).
Ou seja 51/615= 0,08292683 psi/kg
O peso do carro é de 1378kg e a capacidade máxima de carga é de 562kg, totalizando 1940kg.
A pressão recomendada para o carro carregado é de 38/44psi (dianteiro/traseiro) ou seja, a distribuição do peso do carro carregado é de 46,3%/53,7% (dianteiro e traseiro).
Dianteira: 898,22kg (449,11kg em cada pneu dianteiro);
Traseira: 1041,78kg (520,89kg en cada pneu traseiro);
Agora você multiplica o peso em cada roda pela informação do pneu (51psi/615kg= 0,08292683 psi/kg)
449,11 x 0,08292683= 37,24psi
520,89 x 0,08292683= 43,20psi
Como deu uma fração, nesse caso se arredonda para cima (para o pneu não andar "vazio"), logo chegamos a 38/44psi, a mesma informação dada pelo fabricante.
Ja a pressão com carga "comum" é 35/35 ou seja nessa situação o peso do carro entre os eixos é de 50/50% e mesmo sem saber qual é a carga "comum" da para estimar baseado na pressão dos pneus, ou 844kg por eixo ou 1688kg totais, ou seja 1378kg do carro vazio + 310kg de carga (passageiros e bagagem).
Ja fiz essa conta em vários carros e sempre foi perfeita.
A pressão é baseada em testes, suspensão e etc? Conta outra que essa não cola.
Leovza,
No seu up!, qual a calibragem padrão que vc utiliza?
|