Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Desacelerando e Cut-off - posição da borboleta
20/02/2016, 17:42
Resposta: #1
Desacelerando e Cut-off - posição da borboleta
Boas...

indo para o trabalho hoje notei um comportamento que não tinha reparado antes.
O Catch_up! está com um computadorzinho de bordo, um Kiwi MPG Meter. Uma das funções que uso é a throttle, carga do motor, ou simplesmente aceleração.

Fiz o vídeo na volta. O local é a Rod. Dutra junto ao shopping Internacional de Guarulhos. O mostrador verde indica porcentagem de abertura da borboleta. No vídeo, em 1:00 minuto, desengato a marcha, e depois vou engatá-la novamente para segurar o carro (tive o azar de um motorista sair de trás do carro que estava à minha esquerda e vir para trás de mim quando engatei a 5ª, aí não pude deixar o carro reduzir mais, soltando-o novamente na banguela):

https://youtu.be/HeTsw0g6tNk

Não sei ao certo, ainda, se esse aparelho é confiável. Em alguns momentos no início, ele chega a mostrar 88% que é o que mostra quanto piso até o fundo... mas nesses momentos eu não pisei fundo, fui a metade ou 2/3, sei lá...

Então, o que acontece na descida me ficou meio suspeito: desacelerando completamente numa descida, a borboleta ainda foi aberta alguns %, mas não por comando no pedal... e depois fiquei observando, em todas as desacelerações o mostrador indica esses 15 a 16%, contra 12 ou 13 em marcha-lenta.

Quem tiver acessórios que tenham essa função, façam testes com isso, por favor...

Entendo que isso deve ter a ver com evitar danos aos retentores das válvulas de admissão, talvez impedindo um vácuo exagerado nas desacelerações, e ficou a curiosidade... Alegre
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 

Mensagens neste Tópico
Desacelerando e Cut-off - posição da borboleta - Jduarte - 20/02/2016 17:42

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Luz de posicao no painel Daniel2912 0 1.969 22/08/2023 01:36
Última Resposta: Daniel2912
  Limpar Tbi( corpo de borboleta) Joaoaurichio 7 16.222 12/04/2017 19:48
Última Resposta: rlrenz
  Borboleta Fedejose71 0 3.325 07/04/2017 15:01