Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Desacelerando e Cut-off - posição da borboleta
18/03/2016, 18:36
Resposta: #9
RE: Desacelerando e Cut-off - posição da borboleta
Bom, voltando ao assunto... poucos opinaram, e participaram... precisamos mais! precisamos saber mais, de outros, sobre isso!

Outra coisa que observei, após usar esse aparelhinho, e ainda relativo à abertura da borboleta de aceleração:

enquanto estava usando a gasolina aditivada, nos trechos planos mais longos da Rod. Dutra, que percorro aos 80~85 km/h (90 ou mais só rodo se o fluxo estiver "nervoso"), o mostrador indicava sempre 18 ou 19% de aceleração (muitas, muitas vezes mantinha 17%), para uma condição de vento não desfavorável (sem ventos significativos, principalmente "contra").

Quando abasteci com o etanol, aditivado também, após o período de "adaptação" do meu carro, observei que o mostrador passou a indicar entre 20 e 21% na mesma condição... algumas vezes, 19%...

Talvez digam "pô, mas dois por cento de diferença!!!, isso não é nada!"...

Realmente talvez não seja... isso se conseguíssemos saber quanto a mais de ar sendo admitido, esses 2 % representam!

Então, o que eu queria levantar, aqui, é que aparentemente o motor do nosso up! (o MPI, do TSI nem tenho idéia!) não precisa apenas de uma proporção maior de combustível na mistura, a tal relação 9 : 1 (se não me engano), em face à 14 :1 da gasolina (valores aproximados)... parece que ele precisa de mais ar, também!...

Eu fiquei com a impressão de que é por isso que o MEU carro não rendeu tão bem no etanol, quanto rendeu na gasolina! (tá, calma lá!, eu não vou mostrar duas fotos que tirei quando meu tanque atual chegou na metade, isso vai ficar prá depois, e no tópico certo!... e não foi exatamente fácil conseguir o que conseguí).

Só com mais "vistas dos autos", de outros aqui, creio que possamos averiguar essa condição. Se isso se mostrar do mesmo jeito com outras pessoas, na minha opinião indica que não é vantajoso usar etanol (monetariamente falando).

Vamos lá, gente!, quem tem dispositivos que permitam essa "olhada", mandem ver!...

Alegre
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 

Mensagens neste Tópico
RE: Desacelerando e Cut-off - posição da borboleta - Jduarte - 18/03/2016 18:36

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Luz de posicao no painel Daniel2912 0 1.969 22/08/2023 01:36
Última Resposta: Daniel2912
  Limpar Tbi( corpo de borboleta) Joaoaurichio 7 16.222 12/04/2017 19:48
Última Resposta: rlrenz