|
Novo motor Fiat 3 cilindros - será que esse o UP deve temer também?
|
|
03/12/2016, 20:59
|
|||
|
|||
|
RE: Novo motor Fiat 3 cilindros - será que esse o UP deve temer também?
Além do o Uno o que me chamou atenção com o motor Firefly foi o Mobi drive,talvez pelo fato de ser um hipermiler(aqueles caras chatos que andam devagar pra fazer media de consumo) o mobi me chamou atenção porque já tinha um baixo peso(935kgs) contra os 950 do Up, eu já sabia que não adianta ter baixo peso e um motor antiquado, pra vencer a casa dos 20km/L o motor tem que ter tecnologia e nisso a firefly me fisgou,ele tem o tal do alternador inteligente que já era usado em carros fora do brasil (Honda Civic Vx). embora a fiat e a bosch tenham "escondido" informações sobre tal tecnologia,consegui achar algumas sobre a do antigo civic
Civic VX "O supereficiente Honda Civic VX usava controle inteligente do alternador. -Os modelos de alta eficiencia Honda Civic VX e CRX HF reduzem a carga do alternador sob certas circunstancias.O computador instrui o alternador a baixar a voltagem de 14,5 volts para 12,5 não carregando a bateria,quando todas as condiçoes forem atingidas: - Uso de carga abaixo de 10A - Velocidade abaixo de 65 km/h - Rotação do motor abaixo de 3600 RPM - Temperatura do liquido de arrefeicimento acima de 60°C - Ar condicionado Desligado - Temperatura do ar de admissão acima de 18°C - Não estar em uso do freios - Carga parcial no acelerador Em outras palavras,o alternador fica em "neutra" quando a carga sob ele é baixa,o motor está em temperatura de operação e sendo guiado gentilmente,Note que o alternador volta a operação normal enquanto o automovel estiver freiando ou desacelerando(Cut-off),o que tornaria parecido com uma forma de frenagem regenerativa" Resta saber se o novo mobi se comporta exatamente dessa forma, creio que ser realmente funcionar dessa forma fará medias perto dos 23 Km/L constantemente(no up o recorde de 20.3Km/L só foi atingido uma vez comigo) se é só marketing pra seguir a nova onda de carros economicos ou não só o tempo vai dizer. Ainda vale esperar o Kwid com seus 800kgs pra ver no que vai dar. Fonte sobre as informações do civic Vx: http://www.metrompg.com/posts/alternator-optional.htm
|
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

- Salvador-BA