|
Nível de água - Sistema de Arrefecimento
|
|
19/07/2019, 00:56
(Resposta editada pela última vez em: 19/07/2019 01:00 por tiagogebrim.)
|
|||
|
|||
|
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Pessoal, passei por situação semelhante (cheguei ao tópico buscando informações sobre isso, inclusive).
Com pouco mais de 1.000 Km rodados (up! TSI), estava inspecionando o nível de óleo do motor e reparei que o líquido de arrefecimento estava cerca de 1 cm abaixo da marcação MIN. Fiquei preocupado pois estava fora da minha cidade e era domingo. Como o carro não acusava nada no painel e a temperatura sempre se mantinha constante em 90º C durante todo o tempo de uso, voltei para minha cidade sem anormalidade. Na segunda-feira, liguei na concessionária onde tinha comprado o carro, em Anápolis, Goiás, e o consultor me falou que a situação "era anormal" e que precisava ser completado o líquido. Comentei que o sensor não tinha acusado nível baixo e ele me respondeu que "não tinha sensor para isso". Já fiquei com o pé atrás. Então, liguei para a concessionária da cidade onde moro, Ceres, Goiás, e falei com o chefe de oficina de lá. Ele relatou a mesma coisa já dita aqui, que a pressurização poderia "puxar" o líquido e deixá-lo em um nível abaixo do real no reservatório, e já emendou que se a luz indicadora no painel não acusava, poderia ficar tranquilo. Mesmo assim, falou que se eu quisesse podia passar lá para verificar. No mesmo dia fui à concessionária. Quando o consultor abriu, bem lentamente, a tampa do reservatório, houve a descompressão e o líquido subiu até atingir justamente a marcação MIN. Ele deu a opção de completar com água filtrada (não tinha destilada) ou com fluido de arrefecimento. Escolhi a segunda opção, mas tive de comprar o fluido (G12 ++). Ele completou até atingir a marca da junção (usou uns 400 ml). Fazendo os cálculos, vi que essa quantidade aumentou a proporção de fluido para cerca de 45%, ficando dentro do limite máximo estabelecido no manual (60%). RESULTADO: desde então já rodei mais de 600 km, inclusive em viagens de mais de 3h de duração, e o líquido não baixou novamente. Verifiquei várias vezes a tampa, e não está com escape de pressão. Imaginei que o líquido baixaria um pouco após o uso, mas se manteve no mesmo nível. Ainda assim, estou verificando a cada dois, três dias... |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

-