Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Desacelerando e Cut-off - posição da borboleta
20/02/2016, 17:42
Resposta: #1
Desacelerando e Cut-off - posição da borboleta
Boas...

indo para o trabalho hoje notei um comportamento que não tinha reparado antes.
O Catch_up! está com um computadorzinho de bordo, um Kiwi MPG Meter. Uma das funções que uso é a throttle, carga do motor, ou simplesmente aceleração.

Fiz o vídeo na volta. O local é a Rod. Dutra junto ao shopping Internacional de Guarulhos. O mostrador verde indica porcentagem de abertura da borboleta. No vídeo, em 1:00 minuto, desengato a marcha, e depois vou engatá-la novamente para segurar o carro (tive o azar de um motorista sair de trás do carro que estava à minha esquerda e vir para trás de mim quando engatei a 5ª, aí não pude deixar o carro reduzir mais, soltando-o novamente na banguela):

https://youtu.be/HeTsw0g6tNk

Não sei ao certo, ainda, se esse aparelho é confiável. Em alguns momentos no início, ele chega a mostrar 88% que é o que mostra quanto piso até o fundo... mas nesses momentos eu não pisei fundo, fui a metade ou 2/3, sei lá...

Então, o que acontece na descida me ficou meio suspeito: desacelerando completamente numa descida, a borboleta ainda foi aberta alguns %, mas não por comando no pedal... e depois fiquei observando, em todas as desacelerações o mostrador indica esses 15 a 16%, contra 12 ou 13 em marcha-lenta.

Quem tiver acessórios que tenham essa função, façam testes com isso, por favor...

Entendo que isso deve ter a ver com evitar danos aos retentores das válvulas de admissão, talvez impedindo um vácuo exagerado nas desacelerações, e ficou a curiosidade... Alegre
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
20/02/2016, 19:35
Resposta: #2
RE: Desacelerando e Cut-off - posição da borboleta
Faz sentido manter um pouco aberta, explicaria a falta de freio motor que permite o Up! Embalar tão fácil.
20/02/2016, 23:58
Resposta: #3
A abertura da borboleta não é controlada diretamente pelo sensor do pedal do acelerador eletrônico e é feito pela ECU para evitar uma situação e ou diminuir emissões de poluentes - gerenciamento só motor !

Quando se acelera de uma vez em baixa rotação (WOT) há um Lag ou delay (de tempo) para evitar batidas de pino (pré ignição) e baixar a emissão de poluente .
Quando se desacelera ou coloca em ponto morto a borboleta demora para voltar a posição fechada para emitir menos poluentes de cabeça acho que é NOx  então está situação é estratégia para emitir menos poluentes mas depois de algum tempo em marcha lenta fecha a borboleta somente se sentir parado (alguns carros em  outros não) se carro estiver em movimento pode mantém-lá aberta ! 

Abraço
21/02/2016, 17:51
Resposta: #4
Se carro for o TSI o controle é maior ainda entre as fases de exaustão e admissão ( motor 4 tempos) as valvulas de admissão e de escape ficam abertas ao mesmo tempo no cruzamento dos comandos no TSI a ECU pode aumentar o tempo de cruzamento quando está com carga baixa no turbo (rotação) assim o ar que vem do compressor (parte fria do turbo) entra pela valvula de admissão e sai pela de escape e chega na turbina (parte quente do turbo) ajudando resfriando e faz girar o rotor reduzindo o turbo Lag (tempo de resposta) aumentando a pressão e neste período a borboleta fica aberta por controle total da ECU. Abraço
22/02/2016, 14:29
Resposta: #5
bom... parece que não tem muita gente interessada neste assunto, só nós 3... heheheheheh... Lingua

Rondando a pauta:

SE,

a borboleta abre um pouco na desaceleração, e o carro não perde velocidade tão intensamente como ocorre num carro com carburador (ou injeção antiga, como o ex-meu uninho fiasa monoponto), creio que signifique que a ECU ainda faz a injeção trabalhar um pouquinho, mantendo alguma alimentação. Neste caso, o cut-off não seria a 100%...

SE,

a ECU não comanda alimentação nessa situação, mas ainda assim abre um pouco a borboleta, em princípio haveria um freio-motor melhorzinho, já que o motor ainda faria compressão de algum volume de ar sem mistura... o que, claro, num motor 1.0 não significa muito, já que freio-motor dele é bem inferior aos motores de maior volume.

Então me ficou essa indefinição. Nossos carros poderiam ser um pouquinho mais econômicos ainda com um cut-off 100%? (ai ai ai, lá vem pedradas de quase 400 anos!)... será que é isso mesmo? Ou há mais coisas entre o up! e a terra do que supõe nosso "vãpseudoconhecimentodomeucarro(sódomeucarro)filosofia" ??? Piscada
22/02/2016, 14:51
Resposta: #6
Será que a abertura de borboleta está relacionado à injeção de combustível?

Sem injeção de combustível a borboleta obrigatoriamente deveria estar fechada? Não entendo muito de IE.
22/02/2016, 15:38
Resposta: #7
É isso que eu também queria saber.

Considere que a abertura da borboleta quando você pisa no acelerador vai de 0 a 100%, em quase 90 graus de giro.
Mas em estado de repouso (desligado), a borboleta está entre 10 e 12%, não sei ao certo, e não a 0 grau ou 0%... mecanicamente nenhuma borboleta fica a 0 grau, ou 0% , não há condições de vácuo para os sistemas de baixa rotação (alta depressão) trabalharem assim.

O que fica na dúvida é o cut-off, que pelo comportamento do carro não é a 100%, não sei realmente se a presença de injeção de combustível está diretamente ligada à posição da borboleta.
22/02/2016, 21:10
Resposta: #8
Não sei como é a TBI do Up mas em alguns carrosnexiste uma passagem (furo normalmente ao lado da borboleta) e uma valvula de marcha lenta que faz o controle da quantidade de ar que entra e mantém a marcha lenta regular (os bicos injetam quantia suficiente) e a borboleta fica fechada 100 % ou 0% aberta
Em outros a ECU controla a borboleta para dar a vazão necessária de ar para manter marcha lenta neste caso não fecha 100% com motor ligado.
No Cut-off sempre há freio motor e não há combustivel injetado mas a borboleta de acordo com o sistema pode ou não ficar aberta.somente ira injetar se entrar em marcha lenta !! Devido a isso que fabricas alegam que hoje é Melhor descer uma serra engatado sem acelerar (Cut-off) do que colocar em ponto morto banguela !! Pois neste ultimo caso há gasto com combustivel.
18/03/2016, 18:36
Resposta: #9
Bom, voltando ao assunto... poucos opinaram, e participaram... precisamos mais! precisamos saber mais, de outros, sobre isso!

Outra coisa que observei, após usar esse aparelhinho, e ainda relativo à abertura da borboleta de aceleração:

enquanto estava usando a gasolina aditivada, nos trechos planos mais longos da Rod. Dutra, que percorro aos 80~85 km/h (90 ou mais só rodo se o fluxo estiver "nervoso"), o mostrador indicava sempre 18 ou 19% de aceleração (muitas, muitas vezes mantinha 17%), para uma condição de vento não desfavorável (sem ventos significativos, principalmente "contra").

Quando abasteci com o etanol, aditivado também, após o período de "adaptação" do meu carro, observei que o mostrador passou a indicar entre 20 e 21% na mesma condição... algumas vezes, 19%...

Talvez digam "pô, mas dois por cento de diferença!!!, isso não é nada!"...

Realmente talvez não seja... isso se conseguíssemos saber quanto a mais de ar sendo admitido, esses 2 % representam!

Então, o que eu queria levantar, aqui, é que aparentemente o motor do nosso up! (o MPI, do TSI nem tenho idéia!) não precisa apenas de uma proporção maior de combustível na mistura, a tal relação 9 : 1 (se não me engano), em face à 14 :1 da gasolina (valores aproximados)... parece que ele precisa de mais ar, também!...

Eu fiquei com a impressão de que é por isso que o MEU carro não rendeu tão bem no etanol, quanto rendeu na gasolina! (tá, calma lá!, eu não vou mostrar duas fotos que tirei quando meu tanque atual chegou na metade, isso vai ficar prá depois, e no tópico certo!... e não foi exatamente fácil conseguir o que conseguí).

Só com mais "vistas dos autos", de outros aqui, creio que possamos averiguar essa condição. Se isso se mostrar do mesmo jeito com outras pessoas, na minha opinião indica que não é vantajoso usar etanol (monetariamente falando).

Vamos lá, gente!, quem tem dispositivos que permitam essa "olhada", mandem ver!...

Alegre
18/03/2016, 20:53 (Resposta editada pela última vez em: 18/03/2016 21:01 por maraccini.)
Resposta: #10
Isto serve para o MPI (aspirado)

Uma explicação poderia ser devido ao torque e a potência com combustíveis diferentes aparecerem em rotações diferentes mas a VW informa que atingem os mesmos picos na mesma rotação, independente do combustivel, o que do ponto de vista da engenharia não faz muito sentindo pois normalmente devido a calibração e caracteristica de cada combustivel fazem que o torque e a potência mudarem a sua faixa de rotação (pico) .

Pela ficha técnica da VW com etanol e por ter maior torque e potência na mesma faixa de rotação deveria exigir menos do acelerador !!! Mais uma dica para duvidar que tenham os picos de torque e potencia na mesmas rotações !!

Inclusive tem : 7 cv a mais e 0,7 kgf/m² de torque com etanol mas é só 0,2 seg mais rápido no 0-100 km/h e apenas 2 km/h de final . (Dados da própria VW)

Outra explicação pode ser atmosférica : A pressão (medição foi no mesmo trecho ? na mesma altitude ? Tempo de chuva? ) e temperatura externa diferentes entre as sua medições (ar mais quente é menos denso e assim precisa de maior volume para ter a mesma quantidade de oxigênio ) .

Abraço.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Luz de posicao no painel Daniel2912 0 1.969 22/08/2023 01:36
Última Resposta: Daniel2912
  Limpar Tbi( corpo de borboleta) Joaoaurichio 7 16.222 12/04/2017 19:48
Última Resposta: rlrenz
  Borboleta Fedejose71 0 3.325 07/04/2017 15:01
Última Resposta: Fedejose71