Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema no Câmbio
20/05/2016, 21:19 (Resposta editada pela última vez em: 20/05/2016 21:31 por Daniel Cabelo.)
Resposta: #1
Idéia Problema no Câmbio
Boa noite pessoal!
Tenho um Black Up! 2013/14, com ~32.000 km rodados, câmbio manual.
A menos de 30 dias tive 2 problemas com engate de marchas.
Os problemas aconteceram após funcionar o motor (nunca com o carro em trânsito). As marchas simplesmente não engatavam, somente a ré, mas raspando ao extremo... de dar dó e medo.
Eu consegui "desencavalar" forçando o engate da ré e andar por +/- 1m. Após todas as marchas entraram e o carro rodou como se nada tivesse acontecido.

Alguém já passou por essa?
Alguma dica do que pode ser?

Abraços.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
21/05/2016, 12:05 (Resposta editada pela última vez em: 21/05/2016 12:10 por Carlos Ipatinga.)
Resposta: #2
RE: Problema no Câmbio
Amigo quando eu li o seu comentário acima, lembrei dos momentos quando eu tirei o carro, nos primeiros dias notei tudo isso que você disse, mas com o tempo o problema foi sumindo, acredito que a medita que você for usando, o problema vai diminuir, porque vai "amaciando" o cambio. Pelo menos foi assim comigo!

Hoje estou com pouco mais de 7 meses e 2200 km rodados, o problema praticamente sumiu.

As vezes fica difícil de engatar a ré, aí deixo a embreagem apertada por 3 segundos e depois engato a ré e entra normalmente.
Comentei isso na primeira revisão, o mecânico verificou e não achou nada de errado, me disse também que eu não fui o primeiro a reclamar. A dica que ele me deu foi engatar a terceira e quarta marcha, e depois engatar a ré, e realmente ajuda mesmo.

Se mesmo assim você estiver ressabiado, te aconselho a dar um pulinho na CSS, a verificação é rápida.
21/05/2016, 12:21
Resposta: #3
Daniel, por acaso vc passou por algum alagado ou poça um pouco mais fundo do que o normal?
Pergunto isso pois aconteceu de um dia eu estar indo para o trabalho e tinha uma rua com um espelho d'água cobrindo toda a rua, estava chovendo bastante desde a madrugada. Não era um alagado muito profundo e a água estava na altura dos pneus, mas tive que para no sinal fechado e ao meu lado passou um ônibus que fez aquela onda e pude ouvir a água batendo no fundo do carro. Câmbio funcionou normal, todas as marchas engatando. Parei no estacionamento da empresa e voltei a ligar o carro final da tarde para ir embora, deixei o câmbio no neutro (ponto morto), daí que hora de ir embora a ré não engatou. Tentei a primeira e não entrou direito e ainda raspou bem alto, tentei a terceira e tbm não engatava e fazia barulho de arranhado alto. Bombei o pedal da embreagem para ver se conseguia entrar e nada, nenhuma marcha. Aí eu tentei colocar a terceira e dessa vez forcei com um pouco mais de força e fez um toc e a marcha entrou. Tentei as outras marchas, inclusive a ré e todas entravam com a maciez de sempre.
Acho que o fato de ter passado na água pode ter influenciado em alguma coisa no câmbio, não sei, mas isso nunca aconteceu novamente (também nunca peguei alagado de novo).
21/05/2016, 13:05
Resposta: #4
"Tenho um Black Up! 2013/14, com ~32.000 km rodados, câmbio manual."

Agora que percebi que o seu carro está com uma quilometragem alta, então não é seu caso essa questão, igual o meu, de "amaciamento". Eu levaria imediatamente na CSS, isso não pode ser normal.
22/05/2016, 01:39 (Resposta editada pela última vez em: 22/05/2016 01:42 por Jduarte.)
Resposta: #5
(21/05/2016 12:21)TDA-TSI Escreveu:  Daniel, por acaso vc passou por algum alagado ou poça um pouco mais fundo do que o normal?
Pergunto isso pois aconteceu de um dia eu estar indo para o trabalho e tinha uma rua com um espelho d'água cobrindo toda a rua, estava chovendo bastante desde a madrugada. Não era um alagado muito profundo e a água estava na altura dos pneus, mas tive que para no sinal fechado e ao meu lado passou um ônibus que fez aquela onda e pude ouvir a água batendo no fundo do carro. Câmbio funcionou normal, todas as marchas engatando. Parei no estacionamento da empresa e voltei a ligar o carro final da tarde para ir embora, deixei o câmbio no neutro (ponto morto), daí que hora de ir embora a ré não engatou. Tentei a primeira e não entrou direito e ainda raspou bem alto, tentei a terceira e tbm não engatava e fazia barulho de arranhado alto. Bombei o pedal da embreagem para ver se conseguia entrar e nada, nenhuma marcha. Aí eu tentei colocar a terceira e dessa vez forcei com um pouco mais de força e fez um toc e a marcha entrou. Tentei as outras marchas, inclusive a ré e todas entravam com a maciez de sempre.
Acho que o fato de ter passado na água pode ter influenciado em alguma coisa no câmbio, não sei, mas isso nunca aconteceu novamente (também nunca peguei alagado de novo).

A sua situação foi provavelmente disco de embreagem colado, no volante do motor... se o disco fica colado no volante, o motor não se desconecta do câmbio, e um engate só seria possível movimentando o carro para que a marcha entre "no tempo".

Isso pode acontecer nesses casos do carro passar em alagamentos, há aberturas na carcaça do câmbio por onde a água pode chegar ao disco.

Num caso assim, engatem uma marcha com o motor desligado, e depois pisem na embreagem e tentem movimentar um pouquinho o carro... pode ser necessário algum esforço, mas conseguindo, o disco descolará e a embreagem volta ao normal.
22/05/2016, 14:46
Resposta: #6
(22/05/2016 01:39)Jduarte Escreveu:  ...
Num caso assim, engatem uma marcha com o motor desligado, e depois pisem na embreagem e tentem movimentar um pouquinho o carro... pode ser necessário algum esforço, mas conseguindo, o disco descolará e a embreagem volta ao normal.

...

também pode-se igualmente engatar uma marcha, pisar na embreagem e dar a partida...

Mesmo com o disco "colado", o esforço do motor de arranque não será tão significativo.
23/05/2016, 17:05
Resposta: #7
Eu iria numa oficina verificar.
23/05/2016, 19:50
Resposta: #8
Nunca tive problemas com o câmbio do meu carro desde zero tudo macio igual manteiga isso de maneira alguma pode ser considerado normal muito menos em um carro novo exija outro câmbio amigo ou outra embreagem que seja algo está errado
02/06/2016, 18:36
Resposta: #9
Olá! Tenho um Move 2016 manual. 700 km rodados. Gostaria de saber se é normal o som alto dos engates das marchas, principalmente a segunda e terceira. Tinha um sandero e quase não ouvia esse som na hora que trocava as marchas. Não tenho dificuldade em engatar as marchas, e além de não esta tão macio, esse som alto nos engates esta me preocupando. O som que ouço sai exatamente da alavanca da marcha na hora da troca. Espero que tenha sido claro, é dificil descrever um som por aqui. rsrsrs. Fui na Css e falaram que é normal do carro.
02/06/2016, 21:21
Resposta: #10
(02/06/2016 18:36)Rodrigo Move 2016 Escreveu:  Olá! Tenho um Move 2016 manual. 700 km rodados. Gostaria de saber se é normal o som alto dos engates das marchas, principalmente a segunda e terceira. Tinha um sandero e quase não ouvia esse som na hora que trocava as marchas. Não tenho dificuldade em engatar as marchas, e além de não esta tão macio, esse som alto nos engates esta me preocupando. O som que ouço sai exatamente da alavanca da marcha na hora da troca. Espero que tenha sido claro, é dificil descrever um som por aqui. rsrsrs. Fui na Css e falaram que é normal do carro.

Percebo o barulho, inclusive da caixa de marcha... acredito que seja normal.
As vezes tenho dificuldades no engate da ré.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Câmbio I-motion é normal? rmalonso 16 27.623 04/06/2026 09:54
Última Resposta: FrankJScott
  Troca de Óleo Cambio Manual Haroncosta 10 19.813 28/05/2026 00:33
Última Resposta: FrankJScott
  Problema Alarme Original Ricardomkz 54 119.412 05/11/2024 18:23
Última Resposta: reginaldolj
  LUZ ACESA DA INJEÇÃO E EPC: POSSÍVEL PROBLEMA NOS BICOS INJETORES OU NA BOMBA DE COMB Diego Marques Velasco 21 46.083 22/09/2024 10:18
Última Resposta: Participantenovo
  problema tereit 2 3.346 07/12/2023 05:26
Última Resposta: tereit
  Óleo de câmbio Mizaellh 3 7.512 11/11/2023 11:42
Última Resposta: ricardojvieira84@gmail.com
Idéia Óleo de câmbio manual Bryanne 3 9.813 11/11/2023 10:00
Última Resposta: ricardojvieira84@gmail.com
  Problema farol baixo Victor de carli 2 2.669 22/08/2023 07:58
Última Resposta: Victor de carli
  Problema no Cambio Imotion UP2014:( xumaker 35 75.404 29/04/2023 19:12
Última Resposta: joaodasilva
  SWAP cambio do Golf TSI 1.0 ou 1.4 no UP TSI troyaks 1 4.212 10/10/2022 12:26