Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Controle de tração me fez rodopiar na pista
09/01/2016, 23:07 (Resposta editada pela última vez em: 09/01/2016 23:12 por Leovza.)
Resposta: #31
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
Notar uma lâmina d'Água no meio da chuva, nem sempre é fácil ou óbvio.
Desconsiderando o excesso de velocidade aquaplanar de traseira é bem improvável já que a roda traseira anda no trajeto da dianteira que já secou a pista (partindo do princípio que não se está com pneu novo na frente e velho atrás, no mínimo são compatíveis em desgaste) como disse que supostamente o Tc travou a roda pois acendeu a luz dele (ele não travou a roda...), poderia apostar que o que aconteceu foi que a roda da frente de um lado aquaplanou fazendo ela desacelerar bruscamente, assim o TC identificou no ato a desaceleração da roda (e piscou no painel), só aí já poderia provocar a perda do controle do carro, certamente a roda traseira perdeu aderência pelo mesmo motivo aí gerou esse impulso da traseira pois a aderência das demais rodas não foi suficiente para manter o carro na trajetória. Afinal aquaplanagem é aquaplanagem, não interessa se foi com uma roda ou as quatro, esse nome não tem variação justamente porque é irrelevante a forma que ocorreu, ela pode provocar um acidente independente da forma que se deu.
é prudente em chuvas mais intensas onde se percebe poças d'Água reduzir uma marcha e manter aceleração constante, rodar com o carro muito solto é mais suscetível a aquaplanagem, mesmo antes de aquaplanar o carro da uma freiada quando pega um volume grande d'Água é isso nem sempre ocorre por igual pela roda direita e esquerda, estando com o motor mais cheio quando isso ocorre reduz e muito esse efeito do carro desacelerar ou puxar para algum lado quando passa em uma poça d'Água, pode acreditar nisso.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/01/2016, 09:40
Resposta: #32
Desculpa meu mas eu tenho o TSI também e eu intencionalmente causei uma derrapagem no asfalto de brasilia, polido por sinal, para ver se essa porra funciona, e na boa, entrei no milhão numa curva molhada, num setor mais deserto aqui, o carro perdeu a frente, ancorou no chão, o motor nao dava resposta, e então eu freiei sem crise.
O controle de tração não trava, até porque ele é passivo, deve ter tido algum fator alheio ao CT pois ele só iria cortar a força do carro, ai o fato de rodar e plantar bananeira certamente teve algum fator adicional.
Esse ct é bem chatinho mesmo, inclusive uma vez na estrada sob chuva intensa o carro simplesmente nao desenvolvia velocidade, mais uma mazela do CT, ele só pode ser desligado momentaneamente pois trata-se de um carro de entrada, com um motor consideravelmente forte, e muito facil de fazer uma cagada. Boa sorte no teu caso.
11/01/2016, 11:44
Resposta: #33
recapitulando:

(07/01/2016 13:12)J.C.Schroeder Escreveu:  Então galera, não estava rápido, por isso minha indignação, entrei na curva a 80km/h em terceira marcha. Estava com bastante água na pista, mas a curva era bem aberta, aquaplanou a traseira do carro (1) e a hora que fui corrigir, o controle de tração não me deixou (2) indo a rodopiar, bater em outro e capotar.

acho que podemos dizer algo assim:

1 - traseira mais leve, dianteira mais pesada e puxando o carro na direção dada pelo motorista... e uma lâmina de água.

2 - "flutuando" a traseira já meio de lado, o motorista tenta corrigir contra-esterçando um pouco... se ele fez o que se deve fazer numa situação assim, provavelmente acelerou... e se nesse momento o CT atuou reduzindo o tracionamento e aumentando o atrito, a dianteira "aterrizará", recuperando aderência, mas a traseira já era...

e se ele fez o não indicado, que é desacelerar, igualmente recuperará aderência na dianteira, com a traseira já perdida...
11/01/2016, 11:59
Resposta: #34
As vezes falta de costume com o CT faz isso, o cara se caga todo e tira o pé do acelerador. no inicio eu não tinha coragem de entrar de pé fundo com o up, ai um amigo me avisou isso, falou cara tu tira o pé ja era o CT acelera essa jaburega ai ! kkkkk hoje adoto a teoria, na duvida acelera.
11/01/2016, 12:05
Resposta: #35
faltou pontuação, ou eu é que não entendí? : o CT acelera??
11/01/2016, 14:07
Resposta: #36
(11/01/2016 12:05)Jduarte Escreveu:  faltou pontuação, ou eu é que não entendí? : o CT acelera??

Faltou mesmo !!!

falou cara tu tira o pé ja era o CT.
Acelera essa jaburega ai !Sorrisão
12/01/2016, 07:43
Resposta: #37
(09/01/2016 19:29)dimas2dimas Escreveu:  Corrigir escapada acelerando? Nao seria mais fácil ter notado lâmina d'agua e reduzido a velocidade antes da curva. Citando ter batido em outro veículo na curva, não estaria este veículo numa velcidade compatível? Quanto a aquaplanar a traseira... acho que o que sucedeu foi ultrapassar absurdamente o limite de segurança! Chuva ou pista molhada... cuidado redobrado com qualquer automóvel!

Notar todas as lâminas d'agua de nossas "excelentes rodovias", sob chuva intensa e com o piso todo molhado? Você está de brincadeira né?
E outra, com o controle de tração do Up! TSI, o melhor é corrigir acelerando mesmo, pois o TC, em conjunto com os outros suportes eletrônicos já citados neste tópico, segurará o carro na trajetória. Melhor do que desacelerar bruscamente.

"...Acho que o que se sucedeu foi ultrapassar absurdamente o limite de segurança..."
Se o motorista falou que estava a 80km/h e não estava abusando da velocidade e aceleração, o seu achismo é tão absurdo quanto ter cobrado o mesmo por não ter reparado uma lâmina d'agua.
12/01/2016, 08:43
Resposta: #38
O cara tava a 80km/h de terceira no up tsi e disse que não tava correndo, de terceira a 80 meu up ja ta urrando e o painel mostra 4 e no lugar da seta pra cima aparece FDP kkkk.
12/01/2016, 09:16
Resposta: #39
o seu é tsi ? a 80 km/h em 3a o tsi não está urrando, claro que está pedindo a 4a marcha, mas longe de estar forçando tudo isso
12/01/2016, 15:50 (Resposta editada pela última vez em: 12/01/2016 15:51 por Ronaldo Vianna.)
Resposta: #40
(12/01/2016 09:16)fdberger Escreveu:  o seu é tsi ? a 80 km/h em 3a o tsi não está urrando, claro que está pedindo a 4a marcha, mas longe de estar forçando tudo isso

Sim o meu e TSI.
Talvez seja preciosismo demais com o carro, mas eu nunca coloquei 80 em terceira no meu, não tem necessidade disso no TSI.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Take Up - Controle para Alarme gustavoandre 23 57.034 28/10/2024 15:58
Última Resposta: dfcpax
  Desativar controle de tração no UP! blackcat 65 156.043 24/06/2023 01:54
Última Resposta: Yoshi85
  Luzes ABS e controle de tração acesas após alagamento FredSCB 1 3.356 19/04/2022 16:31
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Controle de Temperatura Ar-Condicionado Fernando32 0 4.081 16/10/2018 21:45
Última Resposta: Fernando32
  Controle tração - Barro, areia, ladeiras Drodrigu 4 12.116 20/06/2017 15:07
Última Resposta: canozi
  Controle de tração Phsilva76 2 7.000 16/12/2016 09:18
Última Resposta: Leovza
  Dúvida abertura porta malas pelo controle remoto. Jonas Soares 8 24.091 17/04/2016 15:02
Última Resposta: Jonas Soares
  Controle do retrovisor e comando dos vidros eletricos douglas mendel 8 16.739 21/03/2016 10:06
Última Resposta: Tinhog
  Interrupção de funcionamento controle VW Tech Luizvelhinho 2 7.126 05/01/2016 17:09
Última Resposta: AndreBotelho

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: