Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Câmbio iMotion (Manutenção)
23/06/2016, 15:34
Resposta: #1
Câmbio iMotion (Manutenção)
Pessoal, perdoe minha leiguice no assunto, mas não entendo nada de carros, muito menos de transmissão. To pensando com comprar o UP! com câmbio iMotion, mas me falaram que a manutenção é muito cara. Pesquisando li que em média uma embreagem de cambio automatizado dura cerca de 50.000 km. Normalmente o que é feito de manutenção deste cambio é a troca de fluido para transmissões automatizada, Troca do kit de embreagem com atuador, reprogramação lógica da transmissão e mão de obra de retirada e colocação do cambio, totalizando em R$ 4.300,00. Em algumas concessionárias Volkswagen a média do serviço é de R$ 4.500,00.

E li em outro lugar que sistema do up! iMotion é eletromecânico e não hidráulico, então a manutenção é praticamente zero.

Alguém tem um Up! com esse cambio? como é feita a manutenção dele?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
23/06/2016, 16:59
Resposta: #2
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
(23/06/2016 15:34)arildon Escreveu:  Pessoal, perdoe minha leiguice no assunto, mas não entendo nada de carros, muito menos de transmissão. To pensando com comprar o UP! com câmbio iMotion, mas me falaram que a manutenção é muito cara. Pesquisando li que em média uma embreagem de cambio automatizado dura cerca de 50.000 km. Normalmente o que é feito de manutenção deste cambio é a troca de fluido para transmissões automatizada, Troca do kit de embreagem com atuador, reprogramação lógica da transmissão e mão de obra de retirada e colocação do cambio, totalizando em R$ 4.300,00. Em algumas concessionárias Volkswagen a média do serviço é de R$ 4.500,00.

E li em outro lugar que sistema do up! iMotion é eletromecânico e não hidráulico, então a manutenção é praticamente zero.

Alguém tem um Up! com esse cambio? como é feita a manutenção dele?
Olá amigo.

Tenho um Move up! 2p iMotion 2014/2015 com 52.000 km.

Conforme já pesquisou o sistema iMotion do up! é diferenciado, é eletromecânico, não utiliza fluído algum (isso já acaba com muitos defeitos dos sistemas convencionais, causados por vazamentos e perda de pressão do sistema).

Quanto a manutenção não sei dizer, pois o meu até hoje nunca aconteceu nada, funciona como se tivesse tirado o carro da concessionária ontem, nunca nem sequer acendeu a luz de anomalia e a embreagem não dá sinal algum de desgaste, não patina e muito menos trepida.

Pelo que pude ver a manutenção deste sistema se resume mais a troca do kit de embreagem, que pelo visto deve ser o mesmo do manual, não passa muito de R$ 500,00 o kit todo, desde que os servomotores estejam em pleno funcionamento, o kit de embreagem será o único componente a ser substituído.

Enfim, é isso, desculpe não poder ajudar muito a respeito de sua real dúvida (valores da manutenção), mas fica o meu relato.

Até mais.

Volkswagen Move up! TSI 2015/2016.
23/06/2016, 17:04
Resposta: #3
Também sou dono de um i-motion, porém com apenas 15.000km rodados até agora.

Acredito que esse câmbio do up não seja tão caro quanto os automatizados de primeira geração (hidráulicos) mas não tão barato quanto um câmbio manual.

por via das dúvidas, eu estou me preparando para gastar em torno de R$1500 a R$1800 no serviço de troca da embreagem daqui uns 3 anos

Ricardo Gil
Move up 2p I-motion
Instalação do som
23/06/2016, 17:33
Resposta: #4
(23/06/2016 16:59)eduardo.jalaim Escreveu:  Olá amigo.

Tenho um Move up! 2p iMotion 2014/2015 com 52.000 km.

Conforme já pesquisou o sistema iMotion do up! é diferenciado, é eletromecânico, não utiliza fluído algum (isso já acaba com muitos defeitos dos sistemas convencionais, causados por vazamentos e perda de pressão do sistema).

Quanto a manutenção não sei dizer, pois o meu até hoje nunca aconteceu nada, funciona como se tivesse tirado o carro da concessionária ontem, nunca nem sequer acendeu a luz de anomalia e a embreagem não dá sinal algum de desgaste, não patina e muito menos trepida.

Pelo que pude ver a manutenção deste sistema se resume mais a troca do kit de embreagem, que pelo visto deve ser o mesmo do manual, não passa muito de R$ 500,00 o kit todo, desde que os servomotores estejam em pleno funcionamento, o kit de embreagem será o único componente a ser substituído.

Enfim, é isso, desculpe não poder ajudar muito a respeito de sua real dúvida (valores da manutenção), mas fica o meu relato.

Até mais.

Ah cara, valeu pelo feedback, fico mais tranquilo, era o que tinha deduzido mesmo. E em relação a manutenção acho que é isso que você falou mesmo, igual o câmbio manual.

Segundo a própria VW:
"A busca por mais conforto no trânsito pesado das grandes cidades ganhou um importante aliado, o câmbio I-Motion.

Com manutenção de câmbio manual e trocas independentes do motorista, sem pedal de embreagem, como em um automático, o I-Motion une o melhor de dois mundos."
23/06/2016, 21:19
Resposta: #5
(23/06/2016 17:04)rdgil Escreveu:  Também sou dono de um i-motion, porém com apenas 15.000km rodados até agora.

Acredito que esse câmbio do up não seja tão caro quanto os automatizados de primeira geração (hidráulicos) mas não tão barato quanto um câmbio manual.

por via das dúvidas, eu estou me preparando para gastar em torno de R$1500 a R$1800 no serviço de troca da embreagem daqui uns 3 anos

Cara, me tira uma dúvida, tenho visto umas fotos aqui no fórum e vejo que o cambio sempre na posição N, meu amigo tenho I-Motion e ele diz que certo o é N porque em D fica com a embreagem aberta e não pode, mas no manual diz pra sempre estacionar o carro na posição D ou R.

Qual seria a correta ou qual vocês usam?
23/06/2016, 23:56 (Resposta editada pela última vez em: 23/06/2016 23:59 por Cadu5000.)
Resposta: #6
Segue o manual!!! Tb tenho um com 31 mil e roda redondo. Uma dica que dou, e aprendi pesquisando aqui pela Net da vida, é que quando você for estacionar em aclive ou declive você faz assim: para o carro e segura no freio pedal, coloca no 'N' e em seguida puxa o freio de mão, daí você vai tirando o pé do freio pedal lentamente. Com isso todo o peso do carro será sustentado apenas pelo freio de mão e por fim pisa no freio pedal novamente e trás pro "D", desliga o carro e um abraço. Isso vai preservar, e muito, seu câmbio.

Quanto ao custo e se tratando de automatizado nada fica barato. Infelizmente é uma realidade. Por isso mesmo leio tudo que posso sobre esse câmbio pra tentar prevenir alguma situação ruim por "mau uso".
24/06/2016, 13:44
Resposta: #7
Temos um Up com imotion aqui na empresa com 75mil km e até agora não apresentou problemas.
24/06/2016, 17:13
Resposta: #8
(23/06/2016 23:56)Cadu5000 Escreveu:  Segue o manual!!! Tb tenho um com 31 mil e roda redondo. Uma dica que dou, e aprendi pesquisando aqui pela Net da vida, é que quando você for estacionar em aclive ou declive você faz assim: para o carro e segura no freio pedal, coloca no 'N' e em seguida puxa o freio de mão, daí você vai tirando o pé do freio pedal lentamente. Com isso todo o peso do carro será sustentado apenas pelo freio de mão e por fim pisa no freio pedal novamente e trás pro "D", desliga o carro e um abraço. Isso vai preservar, e muito, seu câmbio.

Quanto ao custo e se tratando de automatizado nada fica barato. Infelizmente é uma realidade. Por isso mesmo leio tudo que posso sobre esse câmbio pra tentar prevenir alguma situação ruim por "mau uso".

complementando, e apenas pela lógica (não tenho conhecimento do uso desse câmbio):

se o carro ficar apontado para baixo, o "D" deve ser usado (com essa técnica, ou não). Se estiver apontado para cima, usar o "R", idem.

Isso é apenas para preservar partes do motor, evitando ser girado ao contrário numa situação de deslocamento acidental do carro...
25/06/2016, 09:59
Resposta: #9
Mais um pouco de informação: http://clubecarroup.com/7-dicas-para-evi...TADId.dpbs
25/06/2016, 12:11
Resposta: #10
(25/06/2016 09:59)Cadu5000 Escreveu:  Mais um pouco de informação: http://clubecarroup.com/7-dicas-para-evi...TADId.dpbs

Cara, dá até uma tristeza essa parte que ele fala de manutenção desse cambio. Tem um video no youtube de um engenheiro da empresa que fornece esse cambios pra montadoras. Ele diz que, como é uma tecnologia nova, não há uma manutenção como nos outros, se tiver algum problema, é preciso trocar o kit inteiro.
Mas acredito que, como nosso amigo disse, o cambio do UP! não se enquadra ai, pela diferença dos atuadores.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  VW UP ou UP! FABRICADO 2013, 2014, 2015 - ALTERAÇÃO DO MANUAL DE MANUTENÇÃO - VELA Participantenovo 0 866 22/09/2024 09:46
Última Resposta: Participantenovo
  Mudança plano de manutenção TSI - velas?? Rodrigo Oliveira 15 24.248 22/09/2024 09:41
Última Resposta: Participantenovo
  Imotion neutro piscando Moliveira 0 1.467 08/06/2024 21:21
Última Resposta: Moliveira
  Óleo de câmbio Mizaellh 3 7.348 11/11/2023 11:42
Última Resposta: ricardojvieira84@gmail.com
  Troca de Óleo Cambio Manual Haroncosta 8 19.028 11/11/2023 10:02
Idéia Óleo de câmbio manual Bryanne 3 9.301 11/11/2023 10:00
  Problema no Cambio Imotion UP2014:( xumaker 35 74.088 29/04/2023 19:12
Última Resposta: joaodasilva
  SWAP cambio do Golf TSI 1.0 ou 1.4 no UP TSI troyaks 1 4.072 10/10/2022 12:26