Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 5 Votos - 3.8 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Consumo de Combustível
27/06/2016, 15:17
Resposta: #551
RE: Consumo de Combustível
Com o friozão nesse mês, alguém notou um consumo MUITO elevado no Etanol?
Eu pergunto, pois normalmente com o tanque cheio de etanol, eu rodava mais ou menos uns 500 km. Já nesse mês, o consumo foi pouco mais de 300 km e sem uso de A/C (ainda restava 1/4 e marcando no trip 295 km).
Nesse abastecimento eu havia colocado um frasco de STP Flex.

Sei que no frio o consumo é maior, mas é pra tanto assim???
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
27/06/2016, 15:41
Resposta: #552
Na gasolina meu consumo diminuiu mesmo com o tempo frio. Acho que devido a não usar o ar condicionado.

Consegui 13 km/L sendo 100 % urbano e trajetos curtos.

Outra coisa (notava o mesmo com megane). Os barulinhos internos diminuem com frio. Acho que esses carros não são feitos pra sofrerem tanta dilatação do nosso calor.
27/06/2016, 16:13 (Resposta editada pela última vez em: 27/06/2016 16:25 por Leovza.)
Resposta: #553
O consumo no frio é maior independente do combustível, por o etanol ter menos rendimento, no frio se intensifica pelo maior tempo na fase fria e realmente pode piorar em relação à gasolina, mas é pouca coisa.

Aqui no interior de SP o preço baixo do etanol veio junto com o frio e não andei com etanol em tempo quente (e nem com gasolina no frio) no Up! para firmar uma média de rendimento frente a gasolina, mas o que percebi é que o computador de bordo que dá médias muito otimistas na gasolina no etanol da médias mais reais, se acompanha a média pelo CB certamente ela vai cair bastante, reduzindo o erro entre o CB e medido na bomba, mas não interfere no consumo real do carro.

pelo que você está falando em 40% (500 para 300km) mantendo o mesmo perfil de uso, considerado o mesmo ponto para abastecer tem algum problema aí, colocou etanagua ou tem algum problema (até nas suas contas.rsrs. Carro andar 40% menos com o mesmo combustível no mesmo perfil de uso é muito improvável funcionar sem falhas assim), deixa dar reserva e coloca nem que seja um pouco de v-power ou grid, alguma gasolina "boa", a grosso modo a gasolina limpa as impurezas que podem acumular do etanol e vice versa. Você ainda terá etanol no tanque, não vai dar para tirar uma boa média mas já dá uma limpada caso tenha algum depósito que possa ser diluído assim.
27/06/2016, 18:29
Resposta: #554
(27/06/2016 15:17)Massa Escreveu:  Com o friozão nesse mês, alguém notou um consumo MUITO elevado no Etanol?
Eu pergunto, pois normalmente com o tanque cheio de etanol, eu rodava mais ou menos uns 500 km. Já nesse mês, o consumo foi pouco mais de 300 km e sem uso de A/C (ainda restava 1/4 e marcando no trip 295 km).
Nesse abastecimento eu havia colocado um frasco de STP Flex.

Sei que no frio o consumo é maior, mas é pra tanto assim???

O meu esta marcando 10.8 km/l no etanol (30% rodovia / 70% urbano) (gasto um tanque por semana, marromenos) nas temperaturas daqui de BHZ.

Na gasolina, 14.1 km/l (30% rodovia / 70% urbano).

A vantagem é que no Etanol ou Gasolina, o carro se comporta muito bem.

[]´s
move up! TSI 16/16
E-mail: e...@g...l.com
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
28/06/2016, 08:22 (Resposta editada pela última vez em: 28/06/2016 08:23 por rdgil.)
Resposta: #555
Eu abasteci essa semana o meu segundo tanque de etanol em 18 meses... e que arrependimento...

enquanto o motor está frio e falhando, o motor não consegue subir os giros e o cambio imotion nao solta a embreagem, até que de repente pára de falhar o motor e sobe la pra 4 mil rpm, momento em que a embreagem solta tudo duma vez.

3 vezes essa semana que saio da garagem cantando pneu Sorrisão

em compensação, depois que o motor esquenta, o carro fica muito esperto, lembrando desempenho de carro de cilindrada maior

Quanto ao consumo, onde eu fazia 14,5 km/l estou fazendo em torno de 10~10,5 km/l

Ricardo Gil
Move up 2p I-motion
Instalação do som
28/06/2016, 10:03
Resposta: #556
(28/06/2016 08:22)rdgil Escreveu:  Eu abasteci essa semana o meu segundo tanque de etanol em 18 meses... e que arrependimento...

enquanto o motor está frio e falhando, o motor não consegue subir os giros e o cambio imotion nao solta a embreagem, até que de repente pára de falhar o motor e sobe la pra 4 mil rpm, momento em que a embreagem solta tudo duma vez.

3 vezes essa semana que saio da garagem cantando pneu Sorrisão

em compensação, depois que o motor esquenta, o carro fica muito esperto, lembrando desempenho de carro de cilindrada maior

Quanto ao consumo, onde eu fazia 14,5 km/l estou fazendo em torno de 10~10,5 km/l
Olá amigo.

Seu up! deve estar com algum problema na fase fria, o meu não falha quando está com etanol e tão pouco o iMotion não solta a embreagem ao acelerar, faço micro manobras para tirar o carro da garagem (pra frente e para trás por distâncias curtíssimas) e o ponto de saída do carro é em torno de 1.200 rpm e bem sutil.

Mas eu utilizo mais etanol do que gasolina, na linha do tempo do meu carro ele esteve em 60% dos abastecimentos com este combustível.

Nunca notei diferença no ponto de saída do carro na variação do combustível utilizado, sempre a mesma coisa, a diferença se dá já andando, com etanol o carro fica bem mais "arisco", ou na gasolina ele fica muito anestesiado, kkk

Meu carro faz 76% de autonomia com etanol em relação a gasolina, enquanto esta conta fica favorável ao combustível da cana, é ele que utilizo, só nas épocas de etanol caríssimo é que utilizei gasolina ou quando a empresa prefere que eu faça o abastecimento com este combustível (ajuda de custo que tenho, mas atualmente eles dão a livre escolha a mim).

Desculpe o texto longo, kkk

Até mais.

Volkswagen Move up! TSI 2015/2016.
28/06/2016, 14:41
Resposta: #557
(27/06/2016 16:13)Leovza Escreveu:  O consumo no frio é maior independente do combustível, por o etanol ter menos rendimento, no frio se intensifica pelo maior tempo na fase fria e realmente pode piorar em relação à gasolina, mas é pouca coisa.

Aqui no interior de SP o preço baixo do etanol veio junto com o frio e não andei com etanol em tempo quente (e nem com gasolina no frio) no Up! para firmar uma média de rendimento frente a gasolina, mas o que percebi é que o computador de bordo que dá médias muito otimistas na gasolina no etanol da médias mais reais, se acompanha a média pelo CB certamente ela vai cair bastante, reduzindo o erro entre o CB e medido na bomba, mas não interfere no consumo real do carro.

pelo que você está falando em 40% (500 para 300km) mantendo o mesmo perfil de uso, considerado o mesmo ponto para abastecer tem algum problema aí, colocou etanagua ou tem algum problema (até nas suas contas.rsrs. Carro andar 40% menos com o mesmo combustível no mesmo perfil de uso é muito improvável funcionar sem falhas assim), deixa dar reserva e coloca nem que seja um pouco de v-power ou grid, alguma gasolina "boa", a grosso modo a gasolina limpa as impurezas que podem acumular do etanol e vice versa. Você ainda terá etanol no tanque, não vai dar para tirar uma boa média mas já dá uma limpada caso tenha algum depósito que possa ser diluído assim.
Eu achei muito estranho essa diferença tão grande no consumo, pior que o carro não apresentou nenhuma falha.
O carro passou pela 3ª revisão na CSS não tem muito tempo e foi verificado a tensão da correia poly-v e etc. Será que isso pode ter tirado o ponto do motor?

Normalmente eu abasteço com mais frequência em dois postos Shell e muito pouco num Ipiranga. Nesse tanque de etanol foi abastecido no Ipiranga.
Como o pessoal aqui pegou estrada nesse final de semana, foi completado com gasolina comum nesse mesmo posto Ipiranga.
Vou esperar esvaziar esse tanque e voltar a colocar V-Power.

Como o carro não é só meu e mais outra pessoa também dirige, não tem como eu saber exatamente como ele foi guiado. Mas em termos de trajeto, não houveram grandes variações.
28/06/2016, 16:43
Resposta: #558
Ainda sobre etanol, o portal FlatOut iniciou uma matéria bem técnica sobre o combustível: http://www.flatout.com.br/tudo-o-que-voc...l-parte-1/

Basicamente para percursos curtos é mais interessante usar gasolina...

Citar:Tratando apenas do mérito dos parâmetros relacionados a combustão (não vamos considerar corrosão etc.), o etanol é vantajoso principalmente quando o motorista utiliza o motor por períodos mais longos de tempo, ou seja, ele é utilizado até aquecer por completo.

Isso acontece pois o motor trabalha com mais excesso de combustível durante a fase fria com etanol (devido ao calor latente de vaporização) do que com a gasolina. Esse excesso ocorre pois como a evaporação do etanol é deficiente a frio, é necessário injetar ainda mais combustível para garantir que o que pouco que evaporou seja o suficiente para a combustão. O resto vai para o óleo, o que é um grande problema, mas que podemos tratar em um outro artigo. O excesso na gasolina também ocorre mas em uma escala menor, logo você joga menos combustível fora. Portanto se você usa o carro apenas em trajetos curtos, a gasolina é melhor.

O etanol também é vantajoso se o motorista costuma rodar com altas condições de carga (com o pé no fundo) pois como a combustão da gasolina gera gases de escape mais quentes, o motor trabalho com excesso de combustível para que os gases de combustão sejam menos quentes e dessa forma proteger o catalisador/turbo/sistema de escapamento. Esse excesso de combustível para o etanol é menor, logo menos combustível é jogado fora nessa condição. Motores de baixa cilindrada costumam visitar com mais frequência a região de altas cargas, pela falta de torque em baixas rotações.

Para ter certeza de qual combustível vale a pena devemos conhecer bem os nossos costumes de direção e também os nossos percursos, dessa forma podemos fazer a escolha mais econômica. A não ser que o etanol volte a custar R$1,00 como era na época que eu aprendi a dirigir. Aí vamos todos para o etanol!

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
29/06/2016, 19:41
Resposta: #559
Tenho observado um consumo maior no cross up...mas ele deve ter mais estabilidade que a versão move-up com pneus originais né?!"
Vídeo do consumo do crossup..
Vídeo consumo do Cross up Tsi na estrada
29/06/2016, 23:39
Resposta: #560
(28/06/2016 16:43)edsonmassao Escreveu:  Ainda sobre etanol, o portal FlatOut iniciou uma matéria bem técnica sobre o combustível: http://www.flatout.com.br/tudo-o-que-voc...l-parte-1/

Basicamente para percursos curtos é mais interessante usar gasolina...

Muito bom o artigo, obrigado por postá-lo aqui Edson!
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Bomba de combústivel pra Up com remap VectorBH 1 873 11/02/2026 06:24
Última Resposta: Yaled
  Barulho da bomba de combustível dentro do carro. brterra 202 465.209 03/02/2025 01:54
Última Resposta: Pedro filgueiras
  Nível de combustível do painel vs combustível no tanque Claudio 7 10.834 24/02/2024 12:22
Última Resposta: vero.barcante
  Qual é a Pressão Correta da Bomba de Combustível? anapaulasantosasm 0 2.309 23/10/2023 09:00
Última Resposta: anapaulasantosasm
  [Dúvida] Aumento de consumo após troca de velas joaofardin 3 6.422 14/02/2023 13:14
Última Resposta: joaofardin
  Economia de combustível do Up! Será??? Antonio Fernandes 43 80.374 17/09/2020 12:43
Última Resposta: KylieHard21
  Consumo do Up Tsi com remap Bertoline Fborges 25 56.440 25/02/2020 23:49
Última Resposta: Lucas Duarte
  UP MOVE TSI. CONSUMO ELEVADO!!! Jefferson Botelho 5 12.872 25/02/2020 02:38
Última Resposta: rubenssn
  Consumo excessivo do UP miguel_vilanova 2 5.387 22/02/2020 21:59
Última Resposta: take-black
  Luz aquecimento combustível renan97ar 8 20.683 21/02/2020 11:15
Última Resposta: eduardo.cotinho311

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes