Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Especificação do óleo do motor UP! TSI
27/10/2017, 21:58
Resposta: #61
RE: Especificação do óleo do motor UP! TSI
Alguém sabe se os lubrax atende essa norma aí da vw? Pq assim q a garantia acabar vou trocar aqui perto de casa num posto br. E o parafuso com anel tem q ser substituído sempre mesmo?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/10/2017, 14:05 (Resposta editada pela última vez em: 28/10/2017 14:08 por Vini tsi.)
Resposta: #62
Lubrax que eu saiba ele só atende a vw502.00 já a vw508.88 não tenho certeza mas acho que não quanto ao bujão nem a própria VW tá trocando mais somente o anel do bujão.
29/10/2017, 10:26
Resposta: #63
Nâo gosto de Lubrax, em outras marcas tem gente que reclama de deixar motor com mais barulho que outras marcas.

Acho barato e só, preferiria pagar R$ 5 ou 10 a mais para ter algo de mais qualidade.
14/07/2018, 11:10 (Resposta editada pela última vez em: 14/07/2018 11:11 por André M..)
Resposta: #64
LUBRAX SUPERA FLEX

Óleo lubrificante sintético multiviscoso para uso nos modernos motores de elevado
desempenho a gasolina, etanol, flex e GNV (injeção eletrônica, multiválvulas e
turboalimentados), que exijam lubrificantes com níveis de desempenho API SN ou
ACEA A3/B4-12. Disponível no grau SAE 5W-40.

LUBRAX SUPERA FLEX controla a formação de depósitos nas válvulas de admissão
mesmo sob condições de extrema severidade como em motores de injeção direta,
reduzindo o desgaste e a corrosão das partes lubrificadas. Sua aditivação lhe garante
ainda baixa oxidação.

LUBRAX SUPERA FLEX possui aditivação que previne o motor contra o ataque
corrosivo de ácidos orgânicos em presença de etanol e água de forma a proteger as
peças metálicas contra a corrosão devido ao uso de etanol como combustível
exclusivo ou em misturas com gasolina.

LUBRAX SUPERA FLEX atende ao nível de desempenho API SN, ACEA A3/B4-12
sendo qualificado de acordo com o protocolo da Chemical Manufacturers
Association (CMA) do ATC (Technical Comitee of Petroleum Additive, Manufacturers in
Europe), da ATIEL (Association Technique de I´Industrie Européenne des Lubrifiants).

LUBRAX SUPERA FLEX é aprovado pela Volkswagen na especificação VW
508.88/509.99 e na Mercedes Benz Página 229.3 e 229.5.

LUBRAX SUPERA FLEX também atende às especificações Porsche A40, Renault
RN0700 e Renault RN0710.
15/07/2018, 11:44
Resposta: #65
Coloquei no MPI o Pentosin SynthR (que atende a norma VW508.88) ao invés do Max Performance da Castrol e até o momento sem problemas. Não notei nada de diferente até o momento.

Como comprei 4 litros, sobrou muito óleo da última garrafa. Posso usá-lo na próxima troca sem problemas? Ou ele sofre alguma deteriorização ao abrir e deixá-lo guardado? Pois sobrou quase uma garrafa inteira.
17/07/2018, 12:10
Resposta: #66
Curioso ver que quando alguns donos de UP vão fazer a revisão a concessionária quer colocar óleo norma 502.00, no forum do Golf li que quando o pessoal ia fazer a revisão a concessionária quer colocar óleo de norma 508.88...parece que está tudo errado Triste

(15/07/2018 11:44)Massa Escreveu:  Coloquei no MPI o Pentosin SynthR (que atende a norma VW508.88) ao invés do Max Performance da Castrol e até o momento sem problemas. Não notei nada de diferente até o momento.

Como comprei 4 litros, sobrou muito óleo da última garrafa. Posso usá-lo na próxima troca sem problemas? Ou ele sofre alguma deteriorização ao abrir e deixá-lo guardado? Pois sobrou quase uma garrafa inteira.

Não achei respostas concretas sobre a validade do óleo depois de aberta a embalagem, li site falando de 3 meses até. Se a próxima troca for em 6 meses acredito que ainda dê pra usar esse óleo que sobrou, agora se for daqui a um ano não sei não...

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
18/07/2018, 11:16
Resposta: #67
(17/07/2018 12:10)edsonmassao Escreveu:  Curioso ver que quando alguns donos de UP vão fazer a revisão a concessionária quer colocar óleo norma 502.00, no forum do Golf li que quando o pessoal ia fazer a revisão a concessionária quer colocar óleo de norma 508.88...parece que está tudo errado Triste

Não achei respostas concretas sobre a validade do óleo depois de aberta a embalagem, li site falando de 3 meses até. Se a próxima troca for em 6 meses acredito que ainda dê pra usar esse óleo que sobrou, agora se for daqui a um ano não sei não...
Já cheguei a ler algo sobre isso num forum do Golf também... vai entender, né?
Se bem que quando fiz as revisões em garantia na CSS na minha região, só nas últimas que descobri que completavam com aditivo diferente dos G12++ ou G13! Era de outra marca! Nervoso
Então não duvido nada da salada que aconteça lá dentro e nós consumidores nem saibamos...
Felizmente não houve vazamentos ou superaquecimento e ainda havia aditivo, mas por prevenção comprei o G13 + água desmineralizada e levei numa oficina de confiança pra efetuar a limpeza total do sistema de arrefecimento. No longo prazo vai saber a corrosão e os danos que causariam no motor...

Lembro que o ADG mostrou num vídeo que o fluido de freio (novo), porém o frasco já havia sido aberto, apresentou um leve desempenho inferior ao totalmente lacrado.
Fluido de freio sofre com a umidade, porém óleo de motor não sei se acontece o mesmo...

Faço as revisões a cada 6 meses (por rodar pouco), então talvez ainda consigo usá-lo sem problemas.
05/08/2018, 10:01 (Resposta editada pela última vez em: 05/08/2018 10:14 por AFelippe.)
Resposta: #68
(06/03/2016 13:15)Emanuel Morais Escreveu:  Sei que parece um tópico óbvio, mas uma olhada mais atenta no quadro de óleos do grupo VW e chegamos a umas perguntas.

No caso, o quadro faz referências à cilindradas do motor, volume a ser utilizado e a especificação do óleo.

Na primeira parte da tabela temos os motores 1.0 (Novo FoxBlueMotion, Novo Gol, Novo Voyage, Novo Fox e UP!), cujo volume é de 3,3l e sua especificação é o 5W-40.

Nessa parte não se específica se o motor é aspirado ou turbo o que, numa primeira análise nos leva a crer que tanto faz (up 1.0, é esse óleo e acabou), uma vez que olhando toda a tabela não encontramos outra menção a um motor 1.0 TSI.

Olhando mais embaixo vemos os motors TSI (Golf TSI/GTI, Jetta, Novo Fusca, Tiguan, Passat, Passat Variante e CC), o volume (4l para golf e 5,7/4,7 para os demais, dependendo do modelo) e a especificação de que recebe tanto o 5W-40 quanto o (na minha opinião, melhor para motores turbo) 0W-30.

Um olhar mais atento percebe que não apenas o tipo do óleo é diferente como o código também o é.

Para os 1.0 temos o 5W-40 cod. G-052-553-R2 e para os turbos temos 5W-30 (também), mas com cod. 052-167-A4.

Diante de tudo isso que mostrei, será que o óleo do Up! TSI é mesmo o Magnatec Professional 508 88 5W-40 ou seria o Magnatec Professional MF 5W-40?

O que mais fundamenta a minha opinião é que, assim como no Golf (diferentemente do UP! Aspirado) o volume de óleo utilizado no UP! turbinado é 4l, e não 3,3 litros, como prevê na tabela já mencionada na parte que faz referência ao UP!.

E ai? Alguém?

Antes de mais nada precisamos entender o que significa todas essas siglas antes de acharmos qual melhor e qual pior:

Classificação SAE de viscosidade:

Muitos já devem ter visto que todo óleo lubrificante possui os números, junto à letra, formando uma sigla, como “10w40, 15w30, 5w40”. Cada veículo necessita de uma uma viscosidade de óleo específica, de acordo com o tipo de motor, uso, quilometragem e temperatura ambiente. A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.

API:
A classificação API está baseada nos graus de severidade em que os motores são expostos. É essencial saber que o “S” indica a especificação correta para motores à combustão, ou seja, veículos de passeio, caminhonetes e vans. Enquanto o nível de performance será avaliado na escala de “A” a “M” seguindo a evolução das letras, em que o “M” indica o óleo de maior qualidade, para veículos que exigem alta performance.

Norma VW 508 88:

óleos com alto poder de lubrificação, conforme veículos produzidos a partir de 2015
(mercado nacional e Paraguai)

No caso do óleo recomendado pela VW para o UP é o SAE 5W40 100% sintético API SN.

Isso significa que é um óleo bom para temperaturas ambientes externas entre -5C a +40C.
Baseado nisso, eu não colocaria jamais um óleo SAE 0W30 para um veículo que roda no Brasil, principalmente no RJ devido ao calor...

Portanto, na minha opinião, baseado em experiência com carros, sugiro a especificação do fabricante, ou seja, Castrol Maxi Performance SAE 5W40 100% sintético API SN, Norma VW 508.88.

Caso não goste da castrol, utilize outra marca de sua preferência desde que tenha a mesma especificação incluindo a norma VW 508.88.
Caso contrario não aconselho utilizar, pois antes de lançar um motor no mercado são feitos vários testes com lubrificantes antes de se chegar na melhor especificação para aquele ou esse motor...

Abraço,
AFelippe

(20/03/2017 18:18)ArthurLM1 Escreveu:  Siga o MANUAL e não a concessionária.
Concessionária inventa, altera, se engana. Manual não... e quando se engana, a fábrica lança uma nota atualizando a informação.

Não confere não... Pode colocar os 4 litros sem problemas conforme o manual.

(11/10/2017 16:54)Pablorobs Escreveu:  Boa tarde pessoal!
Estou com uma dúvida sobre óleo de motor.
Pode ser usado o óleo Motul 6100 Flex Max AP SN 5w40 no Up! TSI?

Estava olhando as especificações desse óleo e não achei a indicação da norma 508 88 da VW.

Já o Motul Specific AP SN 5w40 tem a norma 508 88.

Detalhe, liguei numa High Torque para ver o valor da troca de óleo do motor.
Eles só tem o óleo Motul 6100 Flex Max 5w40.
Questionei sobre a norma 508 88 da VW, mas parece que esse óleo da Motul não tem, mas disseram que não tem nenhum problema usar esse Motul 6100.

Será que não tem problema mesmo?

Nesse caso use o Motul pois tem a mesma especificação e mais a norma VW 508.88

(18/10/2017 16:51)Marcusbr Escreveu:  Alguém sabe se trocar óleo e filtro fora da concessionária invalida a garantia?

Irá invalidar a garantia, se vc fizer a troca a cada 10000 KM fora da css, pois, a mesma tem que ser feita na CSS como prova para VW de que foi feito. Mas se vc faz como eu faço, troco o óleo a cada 5000 KM não invalidará.
Quando eu compro um carro zero KM eu faço a primeira troca de óleo e filtro com 5000 KM, compro o filtro na CSS para ser original. Com 10000 KM eu faço a revisão na CSS e eles trocam novamente o filtro e óleo. Quando o carro faz 15000 KM eu troco somente o óleo aqui fora, com 20000 KM na revisão, troco o filtro e óleo na CSS e assim sucessivamente....
Tenho carro desde 16 anos de idade, estou com 44 e NUNCA tive problemas com motores utilizando essa técnica...
O óleo é vital para o motor, assim como o sangue é para nós... se o óleo está novo não terá problemas de motor, assim como se o sangue estiver com suas propriedades normais também não teremos problemas...
20/09/2018, 18:14 (Resposta editada pela última vez em: 20/09/2018 18:16 por Massa.)
Resposta: #69
(17/07/2018 12:10)edsonmassao Escreveu:  Curioso ver que quando alguns donos de UP vão fazer a revisão a concessionária quer colocar óleo norma 502.00, no forum do Golf li que quando o pessoal ia fazer a revisão a concessionária quer colocar óleo de norma 508.88...parece que está tudo errado Triste

Achei a resposta para essa dúvida, Edsonmassao: https://www.youtube.com/watch?v=H40CBv1OBmE&t=50s

Após aberto, se armazenar certinho o óleo não se degrada. Claro que respeitando o prazo de validade.
10/12/2018, 17:52 (Resposta editada pela última vez em: 10/12/2018 17:52 por mariosergio2112.)
Resposta: #70
Olá, sou novo no Fórum. Gostaria de saber o seguinte: Fui efetuar a troca de óleo no meu UP TSI, e o rapaz que fez a troca aplicou o óleo Petronas Selenia Perform 5w40 API SN. Acontece que o site da Petronas diz que esse óleo cumpre com a norma 502/505 da VW e não com a 508 88. Eu deveria me preocupar? Eu sei que é meu direito exigir a troca do óleo pelo correto, mas não gostaria de prejudicar o rapaz que aplicou o óleo desnecessariamente. Poderiam me ajudar nessa?
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Melhorias no arrefecimento do motor no VW Up Take 2015 mad_professor 2 1.704 04/03/2025 20:38
Última Resposta: helinhok
  Baixa do líquido de arrefecimento do motor sem vazamento Rodrigo Bohrer 1 1.163 18/02/2025 15:41
Última Resposta: vitorabujamra
  Problemas no motor do UP TSI Waldez Amorim 27 52.298 25/09/2024 19:35
Última Resposta: Participantenovo
  Motor falhando Hélder Brito 11 22.237 25/09/2024 19:33
  Motor morrendo sem causa aparente CARLOS FREITAS 19 29.549 25/09/2024 19:29
  Luz de injeção e problemas no motor Tatiane 10 20.094 22/09/2024 10:16
  Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado Pjota Tomé 14 21.581 04/02/2024 14:50
Última Resposta: Marcelo Freitas
  pressao saindo pela vareta do oleo wando campos barreto 0 1.466 09/01/2024 14:35
Última Resposta: wando campos barreto
  Aquecimento Motor - CP BORDO EXTERNO CMP1969 4 7.673 13/11/2023 07:40
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Motor esquenta ao forçar nickleal 9 15.677 13/11/2023 07:37
Última Resposta: rafaeldemelomourao

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes