Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Motor morrendo sem causa aparente
31/10/2015, 22:29 (Resposta editada pela última vez em: 31/10/2015 22:32 por CARLOS FREITAS.)
Resposta: #1
Motor morrendo sem causa aparente
Pessoal, preciso de uma orientação. Comprei meu primeiro carro há um mês e meio e foi o Up Take 4 portas Motor MPI. Estou muito feliz com a compra, mas hoje aconteceu uma situação que me deixou chateado e preocupado. Entendo pouco sobre mecânica de carro, mas vai a situação e agradeço quem puder me orientar. Fui ao mercado com o carro sem problemas. Ao entrar no carro para sair do mercado, eu fiz o procedimento habitual: Girei a chave para a posição 1 (acende-se as luzes do painel que vão apagando aos poucos. O curioso é que a única que fica acesa é a EPC que apaga só quando ligo o motor). Pisei fundo na embreagem, pisei no freio, engatei a ré, baixei o freio de mão. Quando fui encontrar o ponto da embreagem o carro morreu. Isso aconteceu três vezes seguidas (nunca tinha ocorrido). Na quarta consegui manobrar pra sair, mas foi esquisito. Saindo, o carro começou a apitar e acendeu uma luz vermelha indicando que o freio de mão não estava totalmente baixado. Encostei, puxei e soltei o freio. O aviso apagou e saí com o carro normalmente até parar no farol. Ao abrir o farol, fiz todos os procedimentos e o carro morreu novamente. Tentei dar partida rápida e continuo engasgando e morrendo. A sensação era de que ele não estava respondendo ao comando da embreagem e nem da aceleração. Voltei a sair com o carro no final da tarde e não tive problemas na ida. Na volta parei num farol em uma subida. Quando fui sair (não tenho o hábito de usar o freio de mão), o carro morreu e na tentativa de partida rápida com encontro de embreagem e aceleração ele engasgava e morria. Só consegui sair quando puxei o freio de mão, acelerei e encontrei o ponto da embreagem. Mas foi uma saída meio "arrancada". O que pode ser? Combustível (só abasteço gasolina e no mesmo lugar. E tanque está em 3/4)? Algum problema de comunicação da parte elétrica com o motor? Excesso de peso versus calibração de pneu? Algo relacionado à temperatura do motor? Estou pensando em levar na concessionária para avaliar. Nunca tinha me acontecido isso antes. Obrigado!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
01/11/2015, 01:32
Resposta: #2
RE: Motor morrendo sem causa aparente
Pode ter sido sujeira nos bicos, aterramento do cabo negativo com falha ou outros.

Como só terá CCS na Terça pode tentar Resetar o modulo ECU , depois do carro ter sido desligado por pelo menos 10 minutos com chave desligada desconecte o cabo negativo da bateria e depois o positivo deixe pelo menos de 3 a 4 horas assim depois reconhece o positivo primeiro e depois o negativo coloque a chave e vire até na posição onde acendem as luzes e deixe 6 minutos (certo seriam 5 mas para evitar erro use 6 minutos) a SEGUIR SEM VOLTAR A CHAVE de a partida sem acelerar e deixe 16 minutos ( o certo seriam 15 minutos mas ...) em marcha lenta (Sem acelerar !) . Se houve um erro DTC na injeçáo/ ignição este procedimento apaga. (quase todos !)
Abraço e boa sorte. Tem uma forma mais rápida mas melhor usar esta por sua falta de experiência em mecânica !
01/11/2015, 08:17
Resposta: #3
Leve a concessionária. Sem pestanejar. A garantia está aí para isso.
01/11/2015, 11:08
Resposta: #4
"acende-se as luzes do painel que vão apagando aos poucos. O curioso é que a única que fica acesa é a EPC que apaga só quando ligo o motor".

Aqui no meu painel essa luz (EPC) também fica acessa até ligar, acredito que até ai esta tudo normal.
01/11/2015, 11:44
Resposta: #5
Eu apostaria em Gasolina / Álcool de procedência duvidosa.

Abastece em posto bom ou vai naqueles que tem preço muito abaixo da média da sua região
01/11/2015, 13:48
Resposta: #6
Tirei uma foto com o meu move up tsi sem o motor ligado, veja que a luz EPC fica acessa também. Veja:

[Imagem: move%20up%2003_zps7zof8qu3.jpg?t=1446310069]
02/11/2015, 00:21
Resposta: #7
No meu take 4 portas, a luz EPC do pianel só apaga após ligar o motor também, creio ser normal.
Ele ainda está morrendo?
02/11/2015, 08:10
Resposta: #8
"Excesso de peso versus calibração de pneu? Algo relacionado à temperatura do motor?" Se tiver ar condicionado, e estiver ligado, talvez poderia ser a soma de tudo isso, não?
Tenho um TSI, e se ligar ar fica bem mais fácil de deixar morrer, especialmente em rampas.. Sempre faço de freio de mão por causa disso, e se o motor estiver frio, mais chance ainda de morrer..

Sei que o TSI é diferente, mas a maior diferença acredito ser o cambio esticado, não sei quanto o torque em 1000 rpm, mas creio ser parecido..
E o EPC também fica aceso até dar partida.
02/11/2015, 08:40
Resposta: #9
Pelo seu relato, eu acho que as causas possiveis podem ser:

Combustivel adulterado
Falha da vela
Falta de pressao de algum cilindro
Aterramento

De qualquer forma é melhor levar o carro na concessionária o mais rapido possivel mas no dia anterior, eu faria o reset da central como o Maraccini disse. Eu apenas deixaria a noite toda desligado.

Meu Up!
02/11/2015, 22:43
Resposta: #10
Agradeço a todos os comentários e opiniões dos colegas. Ontem e hoje o problema não voltou a ocorrer, o que me faz pensar a princípio que possa ter sido algum tipo de leitura equivocada que ficou represada na memória. Não me arrisquei a resetar o módulo ECU. O colega "bstgxn" fez um comentário interessante quanto ao uso dos recursos elétricos, como o ar-condicionado e ventilação, e já notei que realmente é muito mais fácil o carro morrer com alguns recursos ativos (principalmente em rampas). Hoje precisei estacionar numa ladeira e desliguei todos os recursos elétricos antes de iniciar o procedimento, pois segurar um carro 1.0 em ladeira já é difícil... estacionar e ter que dar ré numa ladeira então me faz até suar! rsrs... Usei o freio de mão (preciso me habituar a ele) e foi bem mais fácil e seguro. Quanto ao painel, o meu fica igualzinho ao print do colega "Carlos Ipatinga". Só apaga o EPC e o ícone do alternador quando o motor é ligado. A única diferença é que meu Take Up não tem o indicador de rotação do motor. O meu velocímetro compõe também o indicador eletrônico de combustível e o indicador de marcha. Sinto falta do indicador de RPM no painel, mas... Quanto ao combustível, eu abasteço sempre no mesmo posto e a princípio parece ser confiável. Mas é um item importante a ser considerado e vou atentar-me a esse detalhe. Estou atento aos comandos e comportamento do carro. Se o problema voltar a ocorrer, vou levar à Concessionária sim e sinalizo a vocês. Abs,
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Melhorias no arrefecimento do motor no VW Up Take 2015 mad_professor 2 485 04/03/2025 20:38
Última Resposta: helinhok
  Baixa do líquido de arrefecimento do motor sem vazamento Rodrigo Bohrer 1 348 18/02/2025 15:41
Última Resposta: vitorabujamra
  Problemas no motor do UP TSI Waldez Amorim 27 47.000 25/09/2024 19:35
Última Resposta: Participantenovo
  Motor falhando Hélder Brito 11 19.417 25/09/2024 19:33
  Luz de injeção e problemas no motor Tatiane 10 17.698 22/09/2024 10:16
  Carro morrendo! Sandroaugusto 0 849 16/03/2024 09:34
Última Resposta: Sandroaugusto
  Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado Pjota Tomé 14 17.894 04/02/2024 14:50
Última Resposta: Marcelo Freitas
  Aquecimento Motor - CP BORDO EXTERNO CMP1969 4 6.484 13/11/2023 07:40
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Motor esquenta ao forçar nickleal 9 13.522 13/11/2023 07:37
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Coxim do motor Up! Tsi André MdM 0 1.410 19/09/2023 15:16
Última Resposta: André MdM

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes