Motor morrendo sem causa aparente
|
31/10/2015, 22:29
(Resposta editada pela última vez em: 31/10/2015 22:32 por CARLOS FREITAS.)
![]() |
|||
|
|||
Motor morrendo sem causa aparente
Pessoal, preciso de uma orientação. Comprei meu primeiro carro há um mês e meio e foi o Up Take 4 portas Motor MPI. Estou muito feliz com a compra, mas hoje aconteceu uma situação que me deixou chateado e preocupado. Entendo pouco sobre mecânica de carro, mas vai a situação e agradeço quem puder me orientar. Fui ao mercado com o carro sem problemas. Ao entrar no carro para sair do mercado, eu fiz o procedimento habitual: Girei a chave para a posição 1 (acende-se as luzes do painel que vão apagando aos poucos. O curioso é que a única que fica acesa é a EPC que apaga só quando ligo o motor). Pisei fundo na embreagem, pisei no freio, engatei a ré, baixei o freio de mão. Quando fui encontrar o ponto da embreagem o carro morreu. Isso aconteceu três vezes seguidas (nunca tinha ocorrido). Na quarta consegui manobrar pra sair, mas foi esquisito. Saindo, o carro começou a apitar e acendeu uma luz vermelha indicando que o freio de mão não estava totalmente baixado. Encostei, puxei e soltei o freio. O aviso apagou e saí com o carro normalmente até parar no farol. Ao abrir o farol, fiz todos os procedimentos e o carro morreu novamente. Tentei dar partida rápida e continuo engasgando e morrendo. A sensação era de que ele não estava respondendo ao comando da embreagem e nem da aceleração. Voltei a sair com o carro no final da tarde e não tive problemas na ida. Na volta parei num farol em uma subida. Quando fui sair (não tenho o hábito de usar o freio de mão), o carro morreu e na tentativa de partida rápida com encontro de embreagem e aceleração ele engasgava e morria. Só consegui sair quando puxei o freio de mão, acelerei e encontrei o ponto da embreagem. Mas foi uma saída meio "arrancada". O que pode ser? Combustível (só abasteço gasolina e no mesmo lugar. E tanque está em 3/4)? Algum problema de comunicação da parte elétrica com o motor? Excesso de peso versus calibração de pneu? Algo relacionado à temperatura do motor? Estou pensando em levar na concessionária para avaliar. Nunca tinha me acontecido isso antes. Obrigado!!!
|
|||
01/11/2015, 01:32
![]() |
|||
|
|||
RE: Motor morrendo sem causa aparente
Pode ter sido sujeira nos bicos, aterramento do cabo negativo com falha ou outros.
Como só terá CCS na Terça pode tentar Resetar o modulo ECU , depois do carro ter sido desligado por pelo menos 10 minutos com chave desligada desconecte o cabo negativo da bateria e depois o positivo deixe pelo menos de 3 a 4 horas assim depois reconhece o positivo primeiro e depois o negativo coloque a chave e vire até na posição onde acendem as luzes e deixe 6 minutos (certo seriam 5 mas para evitar erro use 6 minutos) a SEGUIR SEM VOLTAR A CHAVE de a partida sem acelerar e deixe 16 minutos ( o certo seriam 15 minutos mas ...) em marcha lenta (Sem acelerar !) . Se houve um erro DTC na injeçáo/ ignição este procedimento apaga. (quase todos !) Abraço e boa sorte. Tem uma forma mais rápida mas melhor usar esta por sua falta de experiência em mecânica ! |
|||
01/11/2015, 08:17
![]() |
|||
|
|||
Leve a concessionária. Sem pestanejar. A garantia está aí para isso.
|
|||
01/11/2015, 11:08
![]() |
|||
|
|||
"acende-se as luzes do painel que vão apagando aos poucos. O curioso é que a única que fica acesa é a EPC que apaga só quando ligo o motor".
Aqui no meu painel essa luz (EPC) também fica acessa até ligar, acredito que até ai esta tudo normal. |
|||
01/11/2015, 11:44
![]() |
|||
|
|||
Eu apostaria em Gasolina / Álcool de procedência duvidosa.
Abastece em posto bom ou vai naqueles que tem preço muito abaixo da média da sua região |
|||
01/11/2015, 13:48
![]() |
|||
|
|||
Tirei uma foto com o meu move up tsi sem o motor ligado, veja que a luz EPC fica acessa também. Veja:
![]() |
|||
02/11/2015, 00:21
![]() |
|||
|
|||
No meu take 4 portas, a luz EPC do pianel só apaga após ligar o motor também, creio ser normal.
Ele ainda está morrendo? |
|||
02/11/2015, 08:10
![]() |
|||
|
|||
"Excesso de peso versus calibração de pneu? Algo relacionado à temperatura do motor?" Se tiver ar condicionado, e estiver ligado, talvez poderia ser a soma de tudo isso, não?
Tenho um TSI, e se ligar ar fica bem mais fácil de deixar morrer, especialmente em rampas.. Sempre faço de freio de mão por causa disso, e se o motor estiver frio, mais chance ainda de morrer.. Sei que o TSI é diferente, mas a maior diferença acredito ser o cambio esticado, não sei quanto o torque em 1000 rpm, mas creio ser parecido.. E o EPC também fica aceso até dar partida. |
|||
02/11/2015, 08:40
![]() |
|||
|
|||
Pelo seu relato, eu acho que as causas possiveis podem ser:
Combustivel adulterado Falha da vela Falta de pressao de algum cilindro Aterramento De qualquer forma é melhor levar o carro na concessionária o mais rapido possivel mas no dia anterior, eu faria o reset da central como o Maraccini disse. Eu apenas deixaria a noite toda desligado. Meu Up! |
|||
02/11/2015, 22:43
![]() |
|||
|
|||
Agradeço a todos os comentários e opiniões dos colegas. Ontem e hoje o problema não voltou a ocorrer, o que me faz pensar a princípio que possa ter sido algum tipo de leitura equivocada que ficou represada na memória. Não me arrisquei a resetar o módulo ECU. O colega "bstgxn" fez um comentário interessante quanto ao uso dos recursos elétricos, como o ar-condicionado e ventilação, e já notei que realmente é muito mais fácil o carro morrer com alguns recursos ativos (principalmente em rampas). Hoje precisei estacionar numa ladeira e desliguei todos os recursos elétricos antes de iniciar o procedimento, pois segurar um carro 1.0 em ladeira já é difícil... estacionar e ter que dar ré numa ladeira então me faz até suar! rsrs... Usei o freio de mão (preciso me habituar a ele) e foi bem mais fácil e seguro. Quanto ao painel, o meu fica igualzinho ao print do colega "Carlos Ipatinga". Só apaga o EPC e o ícone do alternador quando o motor é ligado. A única diferença é que meu Take Up não tem o indicador de rotação do motor. O meu velocímetro compõe também o indicador eletrônico de combustível e o indicador de marcha. Sinto falta do indicador de RPM no painel, mas... Quanto ao combustível, eu abasteço sempre no mesmo posto e a princípio parece ser confiável. Mas é um item importante a ser considerado e vou atentar-me a esse detalhe. Estou atento aos comandos e comportamento do carro. Se o problema voltar a ocorrer, vou levar à Concessionária sim e sinalizo a vocês. Abs,
|
|||
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes