|
Especificação do óleo do motor UP! TSI
|
|
05/08/2018, 10:01
(Resposta editada pela última vez em: 05/08/2018 10:14 por AFelippe.)
|
|||
|
|||
RE: Especificação do óleo do motor UP! TSI
(06/03/2016 13:15)Emanuel Morais Escreveu: Sei que parece um tópico óbvio, mas uma olhada mais atenta no quadro de óleos do grupo VW e chegamos a umas perguntas. Antes de mais nada precisamos entender o que significa todas essas siglas antes de acharmos qual melhor e qual pior: Classificação SAE de viscosidade: Muitos já devem ter visto que todo óleo lubrificante possui os números, junto à letra, formando uma sigla, como “10w40, 15w30, 5w40”. Cada veículo necessita de uma uma viscosidade de óleo específica, de acordo com o tipo de motor, uso, quilometragem e temperatura ambiente. A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento. API: A classificação API está baseada nos graus de severidade em que os motores são expostos. É essencial saber que o “S” indica a especificação correta para motores à combustão, ou seja, veículos de passeio, caminhonetes e vans. Enquanto o nível de performance será avaliado na escala de “A” a “M” seguindo a evolução das letras, em que o “M” indica o óleo de maior qualidade, para veículos que exigem alta performance. Norma VW 508 88: óleos com alto poder de lubrificação, conforme veículos produzidos a partir de 2015 (mercado nacional e Paraguai) No caso do óleo recomendado pela VW para o UP é o SAE 5W40 100% sintético API SN. Isso significa que é um óleo bom para temperaturas ambientes externas entre -5C a +40C. Baseado nisso, eu não colocaria jamais um óleo SAE 0W30 para um veículo que roda no Brasil, principalmente no RJ devido ao calor... Portanto, na minha opinião, baseado em experiência com carros, sugiro a especificação do fabricante, ou seja, Castrol Maxi Performance SAE 5W40 100% sintético API SN, Norma VW 508.88. Caso não goste da castrol, utilize outra marca de sua preferência desde que tenha a mesma especificação incluindo a norma VW 508.88. Caso contrario não aconselho utilizar, pois antes de lançar um motor no mercado são feitos vários testes com lubrificantes antes de se chegar na melhor especificação para aquele ou esse motor... Abraço, AFelippe (20/03/2017 18:18)ArthurLM1 Escreveu: Siga o MANUAL e não a concessionária. Não confere não... Pode colocar os 4 litros sem problemas conforme o manual. (11/10/2017 16:54)Pablorobs Escreveu: Boa tarde pessoal! Nesse caso use o Motul pois tem a mesma especificação e mais a norma VW 508.88 (18/10/2017 16:51)Marcusbr Escreveu: Alguém sabe se trocar óleo e filtro fora da concessionária invalida a garantia? Irá invalidar a garantia, se vc fizer a troca a cada 10000 KM fora da css, pois, a mesma tem que ser feita na CSS como prova para VW de que foi feito. Mas se vc faz como eu faço, troco o óleo a cada 5000 KM não invalidará. Quando eu compro um carro zero KM eu faço a primeira troca de óleo e filtro com 5000 KM, compro o filtro na CSS para ser original. Com 10000 KM eu faço a revisão na CSS e eles trocam novamente o filtro e óleo. Quando o carro faz 15000 KM eu troco somente o óleo aqui fora, com 20000 KM na revisão, troco o filtro e óleo na CSS e assim sucessivamente.... Tenho carro desde 16 anos de idade, estou com 44 e NUNCA tive problemas com motores utilizando essa técnica... O óleo é vital para o motor, assim como o sangue é para nós... se o óleo está novo não terá problemas de motor, assim como se o sangue estiver com suas propriedades normais também não teremos problemas... |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

-