|
Novo Ford Ka x Volkswagen up! - impressões de uso urbano
|
|
23/09/2014, 08:23
|
|||
|
|||
|
O Novo Ford KA chegou para nossa avaliação de longa duração, e após alguns dias de uso já podemos fazer uma comparação qualitativa com o Volkswagen up! nos quesitos acabamento, comportamento em cidade, qualidade do passeio e conforto interno. Novo Ford KA x Volkswagen up! Este post, portanto, não trará números de consumo e desempenho, até mesmo porque estamos ainda aferindo os dados de consumo do Novo KA, e também porque já temos artigos comparando os dois nesses aspectos técnicos (veja detalhes aqui). Acabamento externo - Volkswagen up! Na parte externa há uma clara superioridade do Volkswagen up!, que se apresenta com uma carroceria alinhada, com peças perfeitamente encaixadas, uniformidade na pintura das chapas metálicas e não metálicas (para-choques), vãos entre as partes móveis (portas e capô) e fixas (para lamas, colunas A/BC, teto) com espessura constante, ausência de rebarbas e uma aparência geral de maior qualidade. Até mesmo um simples fechar de porta denota uma maior solidez da carroceria do up!, que faz um ruÃdo seco e sem rangidos nessa operação. O novo KA, por sua vez, como observamos em artigo anterior (veja aqui), não tem o mesmo refinamento. Acabamento interno - Ford KA Se externamente o up! vence, no interior o Novo KA se destaca pela aparência de maior sofisticação. O modelo da Ford tem uma boa qualidade de montagem, e tem painéis de porta totalmente revestidos de plástico e até uma inserção de tecido - exatamente onde há contato do braço do motorista com a porta - aumentando a sensação de conforto táctil interno. O up! apesar de uma aparência mais simples, tem um ar-condicionado mais eficiente - que no nÃvel 2 já deixa a cabine totalmente refrigerada, enquanto o Novo KA precisa estar sempre no máximo. Além disso, up! é mais silencioso internamente. O interior do Novo KA, porém, oferece maior praticidade, já que conta com múltiplos porta-objetos - nas portas, entre os bancos, no console central e ainda tem o Ford MyDock - extremamente útil. O up! só oferece o porta-objetos do console central. Comportamento em cidade - Volkswagen up! O Volkswagen up! é mais ágil em trânsito urbano. O up! leva vantagem por ser mais leve, e o fato de seu motor oferecer mais torque em baixa rotação. Além disso, a oferta de torque do VW é mais progressiva e mais bem distribuÃda ao longo da faixa de potência. Como o motor do up! tem mais torque, a 1ª / 2ª e 3ª marchas são mais longas - exigindo, portanto, menor quantidade de trocas. Em cidade é possÃvel andar tranquilamente em 3ª e 4ª, graças à elasticidade do motor. O Ford KA, por sua vez, tem uma primeira e segunda marcha muito curtas, e assim chega-se logo à rotação máxima (de corte). Além disso, as trocas de marcha do Ford Ka são menos precisas que as do up! e a alavanca tem curso mais longo. O resultado é que o KA exige mais trocas de marchas em cidade, e tem a deficiência de oferecer pouco torque em baixos regimes (veja detalhes aqui). Além disso, sua oferta de torque e potência não é progressiva, visto que a partir de 4.000 RPM nota-se uma descontinuidade e o motor começa a oferecer muito torque e potência. Esse comportamento do Ford KA é tÃpico de carros esportivos. E isso deixa o Novo KA bastante divertido para quem gosta de andar com rotação elevada e em uma pilotagem mais agressiva. Em vias de alta velocidade e em estrada o Novo KA vai muito bem, com o motor ganhando velocidade com facilidade e muito torque e potência para fazer ultrapassagens. Qualidade do passeio e conforto interno O Ford KA com seu interior mais sofisticado visualmente é mais agradável aos olhos que o up! - caracterÃstica essa que fica ainda mais evidenciada à noite, pois o Ford KA tem uma iluminação interna mais bonita e os botões dos vidros elétricos são iluminados. Além disso, o KA tem um sistema de som bastante eficiente, com boa conexão Bluetooth e um microfone no teto que permite falar ao celular conectado ao sistema de som com ótima qualidade de conversação. Ford KA - espaço interno dianteiro O ar-condicionado, apesar de não ser tão eficiente quanto o do up!, refrigera bem a cabine com uma ou duas pessoas a bordo. Volkswagen up! - espaço interno dianteiro O up!, porém, se destaca pela maior suavidade no funcionamento do motor, suspensão mais confortável, melhor posição de dirigir (tem ajuste de bancos e volante, enquanto o KA apenas do volante). O modelo da Volkswagen também esterça mais e tem menor raio de giro em manobra - essas caracterÃsticas associadas com o menor comprimento (o up! é 26 cm menor que o KA), o torna extremamente fácil de ser estacionado, tanto em vagas paralelas quanto em perpendiculares. Nas vagas perpendiculares - encontradas em estacionamentos de shoppings e edifÃcios - basta virar o volante e entrar, já que o up! não exige qualquer manobra para entrar nesse tipo de vaga. Novo Ford KA - espaço traseiro No quesito espaço interno, na parte dianteira o up! o up! é superior - com maior espaço para as pernas dos ocupantes, enquanto para os passageiros traseiros o KA leva vantagem. Volkswagen up! - espaço traseiro O porta-malas do up! é maior, mais profundo, e ainda conta com o sistema s.a.v.e. que o divide em dois compartimentos - aumentando a versatilidade do uso do mesmo. Conclusão Tanto Ford KA quando Volkswagen up! mostram-se ótimas opções. O up! é mais ágil em cidade, tem a caracterÃstica de "rodar sólido", mais silencioso e mais prazeroso de ser conduzido. O Ford KA, por sua vez, tem um estilo mais "imponente" e um interior com aparência de maior sofisticação e requinte. É um carro que "impressiona" mais, por seu maior porte e interior mais caprichado. E é ótimo em estrada. Publicado no Car Blog em http://www.car.blog.br/2014/09/novo-ford...ssoes.html Administrador e Fundador VW Up! Clube do Brasil www.vwupclube.com Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter! Coloque sua localidade! Veja como aqui |
|||
|
23/09/2014, 09:02
|
|||
|
|||
|
RE: Novo Ford Ka x Volkswagen up! - impressões de uso urbano
Ótimo artigo, tekobr!
Só acho que o autor foi tendencioso ao falar do sistema de som do novo ford Ka e não mencionar o espetáculo que é o som do up! (que aliás também oferece microfone e conectividade com entrada USB em alguns modelos). Outro ponto que ele não detalhou é que o compartimento do motor do up! é de longe mais organizado visivelmente. Ao abrir o capô do novo ford ka encontra-se um monte de cabos e coisas suspensas, parece que tá tudo bagunçado, nesse quesito o up! mais uma vez é superior. Em geral, dependendo das versões, entendo que o up! é uma escolha racional onde a pessoa pesa custo vs benefÃcio. Optando por comprar algo que lhe garanta segurança e durabilidade. Já quem compra o novo ford Ka, ao meu ver, escolhe status e um visual mais arrojado no interior, pois confesso que o carro ficou bonito, mas nada comparável ao salto que foi a metamorfose do modelo do fiesta antigo para o new fiesta. No mais, fico feliz pelo up! ter sido elogiado quanto a sua relação baixo peso/desempenho e também por seu conforto e robustez. Abraços. |
|||
|
23/09/2014, 11:55
|
|||
|
|||
(23/09/2014 09:02)Paulo Zambrana Escreveu: Ótimo artigo, tekobr! Paulo, Muito bem colocado suas observações ! Abs Vw Take Up Branco 14/15 ![]() ![]() New Ecosport Freestyle |
|||
|
23/09/2014, 14:13
|
|||
|
|||
(23/09/2014 09:02)Paulo Zambrana Escreveu: Ótimo artigo, tekobr! Pude testar os dois carros e tive a mesma impressão do blogueiro, o ford ka é um carro confortável, tem uma posição gostosa de dirigir, mas em termo de desempenho deixou a desejar, parece ser bem menos potente que o up, mesmo tendo mais cavalaria no motor, parece que o carro é meio amarrado para andar pode ser devido a primeira e segunda marcha ser curta, também não curte o cofre do motor do ford ka, como disse nosso amigo Paulo, parece um cofre meio bagunçado sem o capricho da Volkswagen, em fim estou feliz pela minha escolha e o up! não deve nada para o novo ka, alias ele sobra e muito perto do ka..................hehehehehe |
|||
|
23/09/2014, 15:11
|
|||
|
|||
|
Com certeza o Up parece ser superior ao Novo Ka, mas ainda não tive tempo para ir ver um e fazer um teste "cara a cara" e assim poder dar uma opinião própria.
Administrador e Fundador VW Up! Clube do Brasil www.vwupclube.com Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter! Coloque sua localidade! Veja como aqui |
|||
|
23/09/2014, 16:12
|
|||
|
|||
|
Valeu Firmino!!
![]() ![]()
|
|||
|
24/09/2014, 17:39
|
|||
|
|||
|
Eu não gostei da qualidade de construção do New Ka, que é bem fraca.
Fiação aparente no interior, peças mal-encaixadas, carroceria desalinhada... Vi e não gostei. Honestamente, não troco meu Up! por ele. VW Move Up! TSi 2017 Azul Lagoon VW Jetta TSi 1.4 Comfortline 2017 Branco Puro Ex - VW Move Up! MPi 2015 Prata Sirius Ex - VW Golf TSi Comfortline 2015 Branco Puro |
|||
|
26/09/2014, 10:43
|
|||
|
|||
|
Eu quero ver o crash-test desse Ka. AÃ sim vamos ver.
|
|||
|
26/09/2014, 13:02
|
|||
|
|||
(26/09/2014 10:43)doutorsan Escreveu: Eu quero ver o crash-test desse Ka. Aà sim vamos ver. Também estou muito ansioso por isso acontecer. Pois assim a impressa que tanto crÃtica o preço do up! vai ter que enfiar o rabinho entre as pernas porque essa mesma impressa colocou o novo Ka como a solução da vida de quem quer um carro moderno, seguro, mas sem pagar muito por isso. Vamos ver!... |
|||
|
27/09/2014, 13:40
|
|||
|
|||
|
Na semana passada pude conhecer o novo Ka ao vivo, e, pra minha surpresa, não encontrei ajuste de altura para o banco do motorista.
Minha cabeça quase raspou no teto. Infelizmente é um carro que tenho que descartar das minhas opções por uma besteira... |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

- Rio de Janeiro