24/02/2016, 14:15
(24/02/2016, 13:19)Pagani Escreveu: O nível da gasolina não é 100% correto. Quando ele está na metade pode crer que foi mais de 60%.
Nos meus úlimos 4 tanques de gasolina eu chegava com o ponteiro na metade aos 500 km do parcial, e próximo da reserva aos 730. Digamos que eu rodaria mais uns 80 km deste ponto até esgotar totalmente, então temos:
500 / 810 = 62% * 50 litros = 31 litros consumidos
No seu caso: 385 / 31 = 12,4 km/l. O que ainda assim é uma marca impressionante para o combustível derivado da cana.
pode crer que eu não creio...

Respeitando-se as possíveis diferenças entre os carros, o comportamento do mostrador do combustível no meu se comportou de maneira linear até agora. Meu 2º ou 3º tanque de gasolina (não lembro qual foi, e estou sem meu controle por que vim trabalhar de moto) foi acusar reserva com mais de 1.000 km (mais de um mil kilometros).
Este é o segundo tanque de etanol, e no primeiro, fazendo um cálculo provisório quando chegou no 3/4 e depois no 1/2, quando chegou no final resultou numa diferença de 400 m a menos, apenas. Parecia que ia fazer 18, e fez 17,6.
E isso eu nem sabia se a bóia ia ter diferença de comportamento entre a medição de gasolina e de etanol, fui na confiança de que o mostrador estaria correto...
----------------------
em tempo: "não digamos que eu rodaria tantos kilometros", como sugeriu acima... os resultados que apresento foram obtidos na bomba, depois de rodar até a indicação de reserva se manifestar. Mais tarde mostro o controle de consumo, incluindo um do ex-meu Uninho.