Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Turbo timer, motor tsi
17/11/2015, 07:49
Resposta: #1
Turbo timer, motor tsi
Galera tô com uma duvida com o meu up tsi, é o primeiro carro turbo que tenho, minha duvida é com relação ao turbo timer, meus amigos que tinham carro preparado antigamente tinham esse dispositivo no carro e no motor tsi como funciona isso?

No manual não achei nada sobre aguardar esquentar um pouco antes de sair ou esperar um pouco para desligar para baixar a pressão da turbina etc.

Alguém sabe algo?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
17/11/2015, 08:57
Resposta: #2
RE: Turbo timer, motor tsi
Não conheço esse turbo time mas em todos os meus carros, na primeira partida eu faço o mesmo procedimento:

Ligo o contato, espero a bomba entrar em funcionamento e ligo o carro com a embreagem acionada. Antes de sair eu sempre espero uns minutos para a temperatura subir alguns graus e ando mais de boa até a temperatura atingir o ponto ideal.
17/11/2015, 09:46
Resposta: #3
Apesar do manual não dizer nada, eu não ligo o carro e saio andando com ele, tem todo um "ritual": rodo a chave, espero as luzes apagarem, dou a partida; coloco o cinto de segurança, olho os espelhos, abro os vidros, ligo o rádio, fecho a porta. Acho que só nisso já se foram pelo menos 30s em marcha lenta que já ajudam a circular o óleo por todo o motor e pré aquecer o carro...

Pra desligar eu sempre chego bem de boa no lugar onde vou parar, manobro, fecho todos os vidros, desligo o rádio, solto o cinto de segurança e aí eu desligo o carro; já se foram também uns 30s pelo menos em marcha lenta que ajudam a diminuir a velocidade do rotor da turbina...

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
17/11/2015, 12:05 (Resposta editada pela última vez em: 17/11/2015 12:08 por Leovza.)
Resposta: #4
Só alguns carros turbo mexido que usam isso por praticidade, não é nada obrigatório, carro original nenhum usa um dispositivo semelhante até por questões de segurança.
O que existe no up! É a refrigeração independente da turbina para fazer essa proteção, normalmente usado para carro com start stop porém o Up! TSI tem mesmo sem a função, ou seja mesmo desligando o motor uma bomba elétrica continua a circular oleo no eixo da turbina por determinado tempo e evita do óleo fritar ali.
Porém uma recomendação para quem anda de turbo é pegar leve no acelerador quando você está chegando ao seu destino, assim a turbina não fica tão quente quando você estacionar, porém no Up! Não tem essa necessidade.
17/11/2015, 15:14
Resposta: #5
Turbo time é um equipamento que faz o motor continuar funcionando ( mesmo quando desligado) em marcha lenta para que turbo pare de girar e não queime o óleo e desgaste assim o mancal ! 

Texto tirado da VW  ""A refrigeração do próprio intercooler é feita por um radiador auxiliar, que também faz o resfriamento da turbina por meio de uma bomba elétrica, comandada pela ECU, e que pode funcionar independente do motor, aumentando a robustez do conjunto turbocompressor.""  (Turbina é a parte quente do turbo)

""O design inteligente do coletor de escape permitiu a utilização de um compressor de voluta única (single-scroll) compacto e leve com válvula wastegate com comando elétrico (uma inovação na categoria). Essa válvula é capaz de desempenhar sua função de abertura e fechamento rapidamente, quando necessário."" quando se desliga 0 motor válvula abre impedindo a formação de pressão no compressor (parte fria do turbo) 

Mas ainda é muito importante como disse o Leovza quando parar deixar de 1 a 2 minutos o carro em marcha lenta para eixo do turbo parar de girar e não danificar o mancal do eixo do turbo por causa falta de óleo !! E somente depois desligar o motor !

Abraço 
17/11/2015, 23:17
Resposta: #6
Galera obrigado pelos comentários, finalmente peguei uma estrada com o carrinho curti o pouco que rodei com ele já dá pra ter uma idéia do que o carrinho é capaz!
17/11/2015, 23:21
Resposta: #7
Já tive carro turbo preparado e original de fabrica e sei o que a maldita falta de lubrificação do eixo do turbo pode ocasionar! Devido a isto que coloquei a observação de ficar de 1 a 2 minutos em marcha lenta logo depois de parar e antes de desligar o motor !
Abraço
15/01/2016, 02:15
Resposta: #8
os tsi costumam vir com uma bomba dagua auxiliar, elétrica, justamente pra isso. Quando desliga o carro com a turbina muito quente, ela continua movimentando o liquido de arrefecimento (que passa na turbina também) e controla até a ventoinha sem o carro estar ligado. O 2.0 tsi tem isso, não observei no up mas deve vir também. é justamente pra não precisar ficar enrrolando na garagem com ele em marcha lenta antes de desligar.
Quando tive carro turbinado por fora, esse sim precisava do timer, chegava em casa com a turbina em brasa, vendo o piso da garagem alaranjado, se desligasse naquele momento seria uma turbina fundida...algum tempo de marcha lenta e pronto. Mas a ÚNICA fonte de troca de calor dessas turbinas (que ainda por cima eram com mancais e não roletadas como as nossas) era o óleo, não tinha o watercooler do UP, então não tinha jeito...e era cabrito, montado por fora né.
Acredito que uma alteração que a VW terá que fazer será um disco de embreagem mais parrudo, quando meu pai idoso dirige o carro, queimando embreagem e barbeirando, sinto imediatamente após os efeitos nela. São rapidamente reversíveis, mas com certeza diminuirão a vida útil da mesma. A carga está boa, talvez um disco mais aderente ou de maior superfície resolva o problema.
abrax
15/01/2016, 15:00
Resposta: #9
O TSi 1.0 tb tem esta bomba elétrica mas a minha preocupação é quanto ao óleo que fica dentro do turbo que mesmo com a carcaça resfriada ainda pode fritar e grudar nos mancais ajudando seu desgaste e do eixo e esta simples pratica de deixar um minuto a mais ligado para resfriar mais e o eixo parar de girar pode ajudar muito. Abraço
19/01/2016, 18:58
Resposta: #10
Galera de acordo com os dados técnicos desse motor não é necessário esperar pra desligar tão pouco esperar o carro em marcha lenta alguns minutos pra depois sair o turbo como já disseram e um turbo moderno com um sistema integrado robusto não é essas gambiarras que fazem por ai em fundo de garagem esse motor foi testado aqui exalstivamente pela vw alias esperar o carro aquecer na garagem e errado um mito que ja caiu por terra pelo menos em carros modernos o que se deve fazer e nao forcar o motor com rotações altas nos primeiros km
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  How to Get Rare Cars Like the Nissan Safari Turbo in Forza Horizon 6 lOGaNKInG708 0 69 26/05/2026 03:05
Última Resposta: lOGaNKInG708
  Melhorias no arrefecimento do motor no VW Up Take 2015 mad_professor 2 1.803 04/03/2025 20:38
Última Resposta: helinhok
  Baixa do líquido de arrefecimento do motor sem vazamento Rodrigo Bohrer 1 1.236 18/02/2025 15:41
Última Resposta: vitorabujamra
  Problemas no motor do UP TSI Waldez Amorim 27 52.849 25/09/2024 19:35
Última Resposta: Participantenovo
  Motor falhando Hélder Brito 11 22.565 25/09/2024 19:33
  Motor morrendo sem causa aparente CARLOS FREITAS 19 29.967 25/09/2024 19:29
  Luz de injeção e problemas no motor Tatiane 10 20.371 22/09/2024 10:16
  Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado Pjota Tomé 14 21.964 04/02/2024 14:50
Última Resposta: Marcelo Freitas
  Aquecimento Motor - CP BORDO EXTERNO CMP1969 4 7.794 13/11/2023 07:40
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Motor esquenta ao forçar nickleal 9 15.881 13/11/2023 07:37
Última Resposta: rafaeldemelomourao

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes